
Akita Inu, Kai Ken e Shiba Inu são raças de cachorro japonesas muito populares, famosas pela lealdade e pelo companheirismo que inspirou filmes emocionantes como Sempre ao seu lado (2009).
Os cães originários do Japão costumam ter pelos densos, caudas curvadas, orelhas altas e expressão nobre. E hoje em dia, as seis raças nativas da região já são consideradas monumentos naturais do país.
A seguir, descubra a origem, características, personalidade, cuidados e curiosidades sobre as principais raças de cachorro japonesas. Boa leitura!
As raças de cachorro japonesas estão entre as mais antigas do mundo. Segundo um estudo publicado pela Biblioteca Nacional de Medicina, os cães chegaram ao país em 9.500 a.C.
Desde o início, os pets eram considerados companheiros leais, atuando como caçadores, cães de guarda e cachorros de colo. Em geral, são divididos entre os cães Inu, pets de trabalho comuns, e os Chin, cães da realeza.
Durante a Segunda Guerra Mundial, muitos cachorros asiáticos quase foram extintos por conta da pelagem densa, usada na fabricação de roupas militares.
Felizmente, clubes de preservação conseguiram proteger as raças de cachorros nativas da região, que hoje são conhecidos e amados no mundo inteiro.
O cachorro japonês Akita Inu é independente, leal, de grande porte e muito popular. Seu nome significa cão de Akita, em homenagem à província onde foi criado como cachorro de caça.
Segundo o American Kennel Club, a raça apresenta pelagem dupla, com uma camada interna densa e pelo externo duro em tons de vermelho-fulvo, sésamo, tigrado e branco.
O cão Akita Inu tem um temperamento alerta, protetor e corajoso, típico dos cachorros de guarda do Japão. É silencioso e carinhoso com humanos, mas pode ser agressivo com outros pets por conta do forte instinto de caçador.
Cães Akita Inu precisam de atividades físicas e estímulos mentais diários para manter a musculatura. Enriquecimento ambiental e brinquedos que estimulam habilidades de caça — como correr, farejar e buscar — são os preferidos da raça!
Além disso, a escovação semanal e banhos regulares previnem o excesso de queda de pelos, especialmente nos períodos de troca de subpelo.
Pelo temperamento protetor, cachorros da raça Akita Inu devem ser socializados e adestrados desde cedo. Isso evita comportamentos destrutivos e problemas de adaptação com outros animais.
O cachorro Kai Ken é uma das raças raras de cães japoneses. Foi criado na província de Kai como cão de caça e possui uma pelagem tigrada marcante, com porte médio e atlético.
De acordo com a Federação Cinológica Internacional, a coloração padrão da raça inclui os tons preto tigrado, vermelho tigrado e tigrado, com pelos duplos densos, longos e arrepiados.
A raça Kai Ken é protetora e carinhosa com os membros da família, mas pode ser desconfiada com estranhos e outros pets.
São cães muito inteligentes que adoram agradar os tutores, fáceis de treinar, pouco vocais e ótimos com crianças.
O cachorro Kai Ken é naturalmente limpo e não precisa de banhos frequentes. A escovação regular é indicada para retirar o excesso de pelos mortos, especialmente durante as trocas de subpelo, que acontecem duas vezes ao ano.
A raça tem um nível de energia moderado, mas pode se tornar destrutiva se não receber estímulos mentais diários. Caminhadas e enriquecimento ambiental adequado — como bolinhas e brincadeiras de pegar — aumentam a qualidade de vida do pet e evitam o mau comportamento.
O cão Terrier Japonês é a única raça de terriers nativa do Japão. Os pets surgiram através do cruzamento entre um tipo primitivo de Fox Terrier e Galgo Italiano. São pequenos, ativos e animados.
Segundo o American Kennel Club, a pelagem padrão desses cães é curta, lisa e brilhante. Geralmente, os pelos do corpo são brancos com manchas pretas e castanhas.
Considerada uma raça rara, ganhou popularidade no Japão depois da Segunda Guerra Mundial, por exigir poucos cuidados diários.
A raça Terrier Japonês é muito inteligente, rápida e atenta. Obediente e fácil de treinar, aprende truques com facilidade e se destaca em competições caninas de agilidade.
Independente, convive bem com crianças e outros pets e é um ótimo companheiro para famílias. Além disso, não late com frequência, o que o torna um bom cachorro para apartamentos.
A pelagem do Terrier Japonês é curta e lisa, o que diminui a necessidade de cuidados com a raça. Escovação semanal e banhos ocasionais são suficientes para pelos saudáveis e brilhantes.
A raça possui energia moderada. Logo, passeios e sessões de brincadeiras diárias ajudam a manter o seu bem-estar físico e mental.
Os cachorros Spitz Japonês são cães de companhia perfeitos, com porte pequeno/médio e uma aparência superfofa.
Segundo o padrão oficial da Federação Internacional de Cinologia, possuem orelhas pequenas, cauda alta e uma pelagem densa e encantadora, sempre em tons de branco.
Os cães da raça Spitz Japonês são brincalhões, carinhosos e ótimos companheiros para crianças e outros pets.
A raça é muito inteligente e adaptável, gostam de aventuras e precisam de muita atenção dos tutores. Por isso, podem acabar desenvolvendo quadros de ansiedade de separação.
Geralmente, a pelagem do Spitz Japonês requer escovação semanal. Isso ajuda a retirar os fios mortos e danificados, diminuindo a queda excessiva.
Durante a época de troca de pelos — que dura cerca de 2–3 semanas — os tutores devem aumentar a frequência, com sessões de escovação diária.
A raça possui a pele sensível, então banhos trimestrais são suficientes para a higienização da pelagem, o que evita quadros de alergias e dermatites.
Como acontece com outros cães japoneses pequenos, o nível de energia do Spitz Alemão é moderado. Passeios regulares de mais ou menos 1 hora de duração são indicados para manter o animal feliz e saudável.
Os cachorros da raça Chin (Spaniel Japonês) são cães de companhia japoneses muito antigos. Segundo a Confederação Brasileira de Cinofilia, foram dados como presente à corte japonesa pelos governantes da Coreia em 732 d.C.
Pequeno e elegante, a raça tem uma pelagem sedosa e longa que combina com seu passado nobre. Segundo a Confederação Brasileira de Cinofilia, a raça Chin apresenta apenas dois padrões de cor: branco com marcas pretas ou branco com marcas vermelhas.
O cão Chin é extremamente inteligente e dócil. Carinhoso, convive muito bem com crianças e outros animais, mas pode ser reservado com desconhecidos.
Cães da raça Chin possuem baixa resistência ao calor e predisposição a doenças respiratórias e oculares. Isso acontece devido à cabeça achatada, focinho curto e olhos proeminentes — traços de cachorros braquicefálicos.
Por isso, a raça precisa de atenção especial em dias quentes, ambientes arejados e exercícios físicos de baixa intensidade. Consultas regulares ao veterinário ajudam a garantir a saúde e a qualidade de vida desses pets.
Em relação à pelagem, escovação semanal e banhos mensais são o suficiente para manter o brilho e a beleza de seus pelos.
O cachorro Shiba Inu é uma raça japonesa primitiva que habita as áreas montanhosas do Japão desde 300 a.C. Seu nome significa cão pequeno, e para muitas pessoas, ele realmente parece uma versão miniatura do Akita Inu.
A raça tem pelos duplos e densos, orelhas retangulares e um rabo espesso. O padrão de pelagem inclui tons de vermelho, preto e castanho, sésamo, preto sésamo e vermelho sésamo.
Os cães Shiba Inu têm um temperamento ativo, companheiro e protetor, sempre alerta a estímulos fora do comum. Por isso, devem ser socializados com outros pets desde cedo para não se tornarem desobedientes ou agressivos.
Além disso, são bastante vocais e expressam frustração e tédio com o famoso “grito de Shiba”, o que dificulta a convivência em apartamentos.
Assim como os gatos, o cachorro Shiba Inu faz sua própria limpeza corporal e é considerado um pet muito higiênico. Escovação semanal e banhos ocasionais são suficientes para manter a pelagem bonita e saudável.
Os cães da raça Shiba Inu são atléticos e têm muita energia, precisando de cerca de uma hora de exercícios diários para manter a forma. Com origem caçadora, também adoram estímulos e brincadeiras que simulam a caça, como perseguir, cheirar e buscar.
O cão Kishu Ken tem porte médio e foi criado na região de Wakayama. Inteligente e extremamente carinhoso, tem orelhas altas e cauda curvada em forma de foice.
A raça possui pelagem dupla: macia e densa por dentro e áspera e lisa por fora. Pode apresentar coloração em tons de branco, vermelho e sésamo, embora seja especialmente conhecida pela cor branca.
Cães Kishu Ken são dóceis e muito sociais. Grandes companheiros, são afetuosos e criam vínculos fortes com seus tutores. No entanto, seu instinto de caça pode dificultar a convivência com outros pets.
O cachorro Kishu Ken precisa de enriquecimento ambiental apropriado para gastar energia e aliviar o estresse.
Brinquedos interativos que aguçam as habilidades de caça — como pelúcias e bolinhas — e caminhadas diárias ajudam a garantir o bem-estar da raça.
Escovar o pelo dos pets da raça com frequência evita que pelos mortos se espalhem pela casa, principalmente durante os períodos de troca de pelagem.
O cachorro Shikoku Inu, também conhecido como Kochi Ken (cachorro de Kochi), é uma raça de cães japoneses antigos da província de Kochi.
É um cachorro de porte médio, musculatura forte, subpelo denso e cauda curvada. Segundo o American Kennel Club, as cores padrão da raça são vermelho, preto e castanho ou sésamo.
Essa raça oriental tem temperamento ativo, caloroso e sempre alerta ao que acontece ao seu redor. Por isso, pode ser um pouco reativa a sons, pets e pessoas desconhecidas.
Cães da raça Shikoku precisam de escovação semanal para manter a pelagem saudável. Além disso, devem exercitar o corpo e a mente com atividades ao ar livre, como:
O cachorro Hokkaido é uma das raças japonesas mais antigas. Nativo da ilha de Hokkaido, é um cão de porte médio e corpo robusto, com pelagem dupla espessa.
Segundo o American Kennel Club, os padrões de cor da raça incluem branco, vermelho, preto, tigrado, sésamo e cinza-lobo.
Os cães Hokkaido são dóceis, leais e carinhosos. A raça adora resolver problemas e executar tarefas, sendo considerado uma ótima opção de cães de serviço.
Apesar do instinto protetor e vigilante, convive bem com outros animais quando socializados da maneira correta.
O cão Hokkaido solta bastante pelo duas vezes ao ano, quando troca a sua pelagem. Neste período, precisa de escovação semanal e banhos regulares.
Além disso, é uma raça de cachorro ativa e com muita energia. Por isso, estímulos físicos e mentais devem ser oferecidos diariamente para não ficarem estressados ou entediados.
Cães Hokkaido são companheiros excelentes para tutores aventureiros, se destacando em esportes como:
Os cães Tosa, também conhecido como Tosa Inu ou Mastim Japonês, são cães japoneses de grande porte criados na ilha de Shikoku.
A raça foi desenvolvida a partir do cruzamento entre o Shikoku Ken e raças ocidentais como o Bulldog e o Mastiff. Na época, eram cachorros resistentes criados para lutas. Hoje, são mais conhecidos como cão de guarda e de companhia.
O cachorro Tosa tem uma aparência imponente, com pelagem curta e densa, com orelhas caídas. A coloração padrão da raça inclui vermelho, fulvo, abricó, preto e tigrado.
Apesar do ar intimidador, o Tosa é conhecido por seu temperamento calmo, paciente e corajoso. É um verdadeiro amor com a família e muito apegado aos tutores, mas por sua natureza protetora, costuma ser reservado com outros pets.
A pelagem curta da raça exige poucos cuidados, com escovações e banhos esporádicos. As orelhas caídas reduzem a ventilação e podem aumentar as chances de inflamações nos ouvidos. Por isso, precisam ser higienizadas com frequência.
Cães da raça Tosa têm energia moderada, mas gostam de caminhadas e brincadeiras diárias. Por ser inteligente e gostar de agradar os tutores, responde bem ao treinamento com reforço positivo.
Raça | Porte | Pelagem | Personalidade | Nível de energia |
Akita Inu | Grande | Dupla e densa | Leal, protetor, reservado com estranhos | Moderado |
Kai Ken | Médio | Dupla, densa e tigrada | Inteligente, ágil, carinhoso com a família | Moderado |
Terrier Japonês | Pequeno | Curta e lisa | Curioso, independente e obediente | Moderado |
Spitz Japonês | Pequeno/médio | Dupla, densa e longa | Brincalhão, leal e afetuoso | Moderado |
Chin | Pequeno | Sedosa e longa | Dócil, amoroso e muito inteligente | Baixo |
Shiba Inu | Pequeno | Dupla e densa | Independente, vocal e protetor | Moderado |
Kishu Ken | Médio | Dupla e densa | Divertido, confiante e alerta | Moderado |
Shikoku | Médio | Dupla e densa | Enérgico e alerta | Alto |
Hokkaido | Médio | Dupla e densa | Companheiro e corajoso | Alto |
Tosa | Grande | Curta, dura e densa | Paciente, tranquilo e protetor | Moderado |
Em Tóquio, a estação de Shibuya exibe uma estátua de bronze de um Akita Inu famoso por sua lealdade: o Chu-ken Hachiko.
A história do cão fiel que esperava seu tutor voltar para casa, mesmo após sua morte súbita, virou enredo do filme Sempre ao seu Lado e emociona pessoas até hoje.
Okage Inu e Shippeitaro são outros cachorros homenageados em estátuas pelo país. No total, estima-se que existam mais de 60 histórias e monumentos sobre cães como estes espalhados pelo Japão.
Cães de raças japonesas são encontrados em pinturas de artistas famosos, como Ito Jakuchu, Tawaraya Sotatsu e Yosa Buson, desde 1600.
Hoje, os pets continuam a fazer parte da cultura pop do país, sendo representados em filmes, animes e mangás de sucesso.
Há quase cem anos, seis raças nativas tornaram-se Patrimônios Naturais do Japão:
Sim! As raças asiáticas não são proibidas no Brasil. Apesar do clima quente, cachorros Akita Inu, por exemplo, conseguem se adaptar bem ao calor com tosas frequentes e cuidados especiais.
Depende da raça. O cachorro Shiba Inu pode ser um pouco teimoso. Em geral, com ajuda de profissionais especializados em treinamento canino, todos os cães se adaptam bem ao treinamento.
Cachorros silenciosos e de pequeno porte, como Chin, Terrier Japonês e Spitz Japonês, costumam se adaptar bem a espaços menores. Por isso, são ótimas opções para apartamento.
A Cobasi é especialista em saúde e comportamento canino. No nosso Blog, você encontra informação confiável e completa sobre características e curiosidades das raças de cachorro espalhadas pelo mundo.
Explore outros conteúdos e descubra tudo sobre o universo pet!
Referências técnicas:
| Atualizada em
Bacharela em Letras, sou apaixonada por palavras e pelo mundo pet. Aqui, no Blog da Cobasi, transformo esse amor em informação especializada. Vídeos de bichinhos são parte da minha personalidade, bem como o Potter — um Yorkshire fofo com quem divido os finais de semana.
Ver publicações A Cobasi e os cookies: a gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no nosso site.
Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.