Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro pode comer ovo de codorna? Confira!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro pode comer ovo de codorna

O ovo, de uma forma geral, é um alimento muito polêmico, até mesmo quando o assunto é a alimentação humana. Alguns dizem que pode ser tóxico e outros dizem que é extremamente saudável de se colocar em uma dieta. Mesmo assim, um dos ovos mais queridos pelas pessoas é o de codorna, comumente encontrado na salada que, por si só, já é um prato considerado muito saudável. E será que cachorro pode comer ovo de codorna? 

É muito comum que os tutores fiquem relutantes em oferecer o ovo de codorna aos seus cachorros, uma vez que esse é um alimento que gera tantas controvérsias na mídia. Portanto, no post de hoje iremos esclarecer todas essas dúvidas e responder se o cachorro pode comer ovo de codorna ou não. Vamos lá?!

Quais são as propriedades nutricionais do ovo de codorna?

O ovo de codorna é um alimento muito completo quando o assunto é a composição nutricional. Dentre os principais componentes estão as proteínas e a vitamina A, que ajuda na manutenção da visão; o potássio, que ajuda a reduzir a pressão arterial; o cálcio, que ajuda no fortalecimento dos dentes e ossos; o fósforo, o ferro e a vitamina B1, que são de grande ajuda na perda de peso, geram energia e fortalecem o sistema imunológico. 

As cascas do ovo de codorna ainda são ricas em cálcio e são ótimas para cachorros que têm dificuldades em roer ossos por conta de fraqueza nos dentes. Além disso, a membrana da casca do ovo de codorna possui substâncias que beneficiam a saúde das articulações, como o colágeno, a glucosamina, a condroitina e o ácido hialurônico. 

Então, cachorro pode comer ovo de codorna?

cachorro pode comer ovo de codorna

Sim! Os ovos de codorna – assim como o ovo normal – podem ser consumidos por cachorros e são uma fonte muito rica de nutrientes para o desenvolvimento deles. Quando colocado na dieta dos cães, esse alimento pode trazer muita energia, força e disposição para o seu pet. 

E o melhor do ovo de codorna é que você pode oferecer todas as partes dele ao seu cachorro, tanto a parte de dentro com a clara e a gema, quanto a casca. E é possível prepará-lo da forma como preferir; o cachorro pode comer ovo de codorna cozido ou também pode comer cru. As duas formas são saudáveis para o organismo do seu pet. 

Mas o ovo cru não pode causar a Salmonella?

Essa é uma das maiores preocupações dos tutores na hora de oferecer o ovo para o cachorro, principalmente se o ovo estiver cru. Entretanto, a Salmonella é um habitante comum do trato gastrointestinal dos cachorros. Por eles terem muito contato com o chão, o lixo, grama, fezes, entre outros, eles acabam se expondo à Salmonella. Esse contato faz com que eles desenvolvam resistência maior a essa bactéria do que nós, humanos. 

Outra preocupação dos tutores é a avidina contida nas claras cruas, uma proteína que impede a absorção de biotina, uma vitamina do complexo B. Mas isso se torna um problema apenas se o animal tiver o costume de consumir uma quantidade muito grande de ovo cru. 

Se ainda assim você tiver receio de oferecer o ovo de codorna cru ao seu cachorro, você tem a opção de cozinhá-lo. O cozimento da clara destrói completamente o antinutriente avidina e ainda elimina as chances de contaminação por Salmonella. 

E qual é a alimentação ideal para cachorro?

É importante ressaltar que o ovo pode fazer parte da rotina alimentícia do cachorro, mas não pode funcionar como base da dieta. O ovo de codorna não pode substituir a ração, já que ela é parte fundamental da alimentação do pet.

O ideal é oferecer o ovo como um complemento do cardápio e, como sempre, sem excessos, pois até mesmo os alimentos mais saudáveis podem fazer mal ao seu cão quando dados em grande quantidade. E em caso de o cachorro comer ovo de codorna e passar mal, o recomendado é sempre levá-lo ao veterinário.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário