Saiba o que causa o gato tossindo

Compartilhar:


Gato tossindo

O miado do gato pode significar diferentes coisas. Alguns pets fazem esse barulho para chamar a atenção do tutor, pedir comida ou para avisar sobre alguma coisa. No entanto, o que pode ser o gato tossindo?

Como não é algo normal para esse pet, a preocupação logo aparece. Então, para te acalmar nessa situação, confira nossa matéria. 

Aqui, você pode conhecer os diferentes motivos que causam o gato tossindo e o que fazer nessa situação.

O que causa o gato com tosse?

Uma das causas mais comuns para a tosse em gatos é a presença de bolas de pelos. Nesse caso, a tosse do gato é seca e dura até o felino eliminar os resíduos.

Porém, quando a tosse é constante, o tutor deve prestar mais atenção. Talvez o pet esteja com algum problema de saúde. 

Assim como os humanos, algumas doenças respiratórias também podem afetar os gatos.

Bronquite e até mesmo a asma podem se desenvolver neste animal. Com isso, o gato começa a tossir frequentemente.

A pneumonia também pode ser a causadora da tosse seca em gatos

Com ela, o animal fica com a respiração ofegante. Já que a passagem de ar fica dificultada, o gato tenta aliviar os sintomas com a tosse.

Por isso, fique atento aos sintomas. Exaustão em excesso e dificuldade para respirar podem ser indícios de problemas respiratórios. Dessa forma, é possível saber que algo está errado com seu amigo peludo.

Gato com tosse e espirro

Gato tossindo

Não é somente com nós que devemos nos preocupar na época do inverno. Gatos também são suscetíveis a contrair doenças no frio, como a gripe.

Como essa doença é causada por um vírus, ela também pode ser transmitida para os animais.

Então, caso perceba que seu felino está gripado, isole eles de outros pets.

No caso da gripe, o gato também apresenta outros sintomas além da tosse. Espirro, febre e secreções nasais podem aparecer.

A alergia em gatos também pode ser o causador de tosses e espirros. Caso seu pet seja alérgico a algum produto, cheiro ou até mesmo a algum alimento, por exemplo, ele pode ter certas reações.

O mais comum é a ardência nos olhos e nariz escorrendo. Por isso é importante que o tutor saiba se o felino possui alergia a algo e evitar que ela se manifeste.

Formas de tratamento para gato tossindo

Ao notar que seu gato está tossindo com frequência, antes de tudo procure imediatamente um médico veterinário. Dessa forma, é possível saber a causa exata para as tosses fora do normal.

No caso de problemas como, por exemplo, bronquite e asma, o tratamento é feito através de medicamentos. Porém, é essencial que o tutor siga corretamente os procedimentos indicados pelo veterinário.

Também tenha atenção no seu gato durante os períodos mais frios. Mantenha seu animal em locais quentes e agasalhe bem ele. Além disso, ofereça a ela uma boa alimentação. Uma boa dieta, baseada em água e ração darão ao seu pet um sistema imunológico mais forte.

Outra dica é manter a carteira de vacinação do gato sempre atualizada, com todas as vacinas tomadas. Assim, é possível evitar doenças virais como a gripe.

No caso de tosse causada por alergias, o tutor deve evitar o contato do animal com o que causa os espirros e tosses.

Da mesma forma, para saber se o seu gato é alérgico a algo, o médico veterinário também deve ser consultado.

Lembre-se que esse profissional está ao seu lado para cuidar do bem estar do seu felino.

Como a tosse em gatos pode ser causada por diferentes fatores, identificar a causa delas é o primeiro passo.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário