Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Choque elétrico em cães e gatos: como evitar o perigo?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 1 minuto

Compartilhar:
Compartilhar:
choque elétrico em cachorros como evitar

A descarga elétrica, que é também conhecida como choque elétrico, é um descuido que coloca a vida do nosso melhor amigo em risco. E por mais que você acredite que as chances do pet mexer com os fios de um eletrodoméstico sejam pequenas, é importante não oferecer qualquer possibilidade do imprevisto acontecer.

Saiba mais sobre os perigos de um cachorro ou gato tomar um choque e como agir em momentos como esses.

Os filhotes são mestres em explorar os ambientes da casa. Tenha certeza que vão procurar aventuras e mexer em qualquer tipo de objeto que veem pela frente. Desta forma, o cuidado com fios elétricos deve ser uma preocupação dos tutores de animais. A atenção também se estende para os cachorros e gatos adultos, visto que é da natureza dos bichinhos serem curiosos, ainda mais se estiverem entediados.

Quando um animal leva um choque elétrico, a descarga pode levar a queimaduras no local, que costuma ser a boca do cão ou gato. Os problemas não param por aí, visto que as lesões podem se estender para problemas cardíacos, pulmonares e até levar a óbito dependendo da gravidade do quadro.

Como prevenir para o pet não tomar um choque elétrico?

Hoje no mercado já existem algumas opções com foco em segurança, como protetores de tomada. Por outro lado, uma alternativa é priorizar a fiação em dutos embutidos na parede, minimizando ao máximo o contato dos animais com os cabos. No mais, também existem protetores de fios disponíveis.

Um cuidado interessante é levar em consideração lugares que você não alcança, mas seu pet sim. Os gatos estão sempre pulando pelas prateleiras e móveis, por exemplo.

E se meu cachorro ou gato levar um choque, o que fazer?

como evitar choque elétrico em gatos

Pode ser que mesmo tomando todas as precauções em relação a situações como essas, seu pet leve um choque. Se o choque elétrico possuir uma carga alta de eletricidade, provavelmente o fio não irá sair da boca. Neste momento, desligue a força da casa o mais rápido possível, já que os espasmos musculares não deixarão o animal soltar o cabo.

Depois, observe o quadro do bichinho, pois ele pode ter dificuldade em respirar, tosse e alteração nos batimentos cardíacos. De qualquer forma, não pense duas vezes, leve-o a uma clínica veterinária para um pronto atendimento.

Se o bichinho apresentar convulsão, primeiro utilize um pano escuro para tampar a visão dele, em seguida, faça silêncio total enquanto espera o episódio passar, cerca de 3 minutos, no máximo.

Por fim, já em contato com um veterinário, o profissional deve garantir que o pet não sofra com falta de ar, oferecendo suplementação de oxigênio. Além disso, ele deve examinar quaisquer sequelas do trauma, entre as principais, dor, inflamação e lesões das queimaduras.

O choque elétrico é uma situação de desespero para qualquer tutor. Porém, agindo da maneira correta, que é levar o animal ao veterinário o mais rápido possível, o cenário é controlável. Tenha sempre em mente que a prevenção é a melhor solução para não ter imprevistos como esse. Sendo assim, aposte em manter seu amigo em um ambiente seguro.

O que acha de visitar nosso blog? Temos outros conteúdos para você:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. roberto disse:

    obrigado pelas informações!!

  2. Luan Donisete augusto disse:

    Meu cachorrinho tem 45 dias tomou choque elétrico já levei ao veterinário ele tá vomitando agora q poso fazer pra ajudalo 😔

    • Cobasi disse:

      Luan, se mesmo após a ida ao veterinário a sua cachorrinha não continua bem, recomendamos que retorne ao profissional para que ela seja avaliada novamente, pois é necessário garantir que tudo está bem.

Deixe o seu comentário