Como cortar unha de cachorro

Compartilhar:


Se você é tutor de um cão e já se perguntou, pelo menos uma vez, como cortar unha de cachorro, nós vamos te ajudar. Esse hábito é muito importante para a higiene, o bem estar e até mesmo a segurança do cão. Você faz muito bem em querer aprender!

A primeira dica é acostumar o cachorro, desde filhotinho, a esse ritual. Fazer com que ele perceba o momento de cortar as unhas como uma oportunidade de conexão com você certamente vai facilitar muito o trabalho. Vem com a gente descobrir como cortar unha de cachorro!

O que saber antes de começar

Antes de aprender como cortar unha de cachorro, tenha em mente que você deve usar um instrumento específico para isso. Nada de querer usar alicates e cortadores de unha para humanos no seu cãozinho, pois a chance de machucá-lo é enorme. 

Existem, basicamente, duas maneiras seguras de como cortar unha de cachorro: com um alicate, que se assemelha a uma tesoura, e com a chamada guilhotina. No caso do alicate, você deve posicionar a unha entre as duas partes da tesoura e apertar, com firmeza. Já a guilhotina possui uma espécie de buraquinho, onde a unha deve ser encaixada. Nesse modelo de cortador, uma lâmina vai cortar a unha de cima para baixo.

Você pode cortar unha de cachorro semanalmente ou, no máximo, a cada 15 dias, caso ela não seja desgastada naturalmente em passeios onde o piso é mais áspero. A dica é ficar atento ao som que o cachorro faz quando caminha: se você escutar as patinhas fazendo tec-tec-tec, as unhas estão grandes demais.

Como cortar unha de cachorro com segurança

Quando o cachorro possui unhas brancas, fica bem mais fácil de saber até onde é possível cortar sem machucá-lo, pois conseguimos ver os vasinhos rosados por onde passa o sangue. Nos cachorros com unhas escuras, no entanto, isso não é possível. Nesses casos, a melhor conduta é ir cortando aos pouquinhos, para evitar cortar demais e ferir o cão.

Se puder, peça uma demonstração ao médico veterinário que faz o acompanhamento do pet sobre como cortar unha de cachorro. Observe com atenção e tire dúvidas, para se sentir mais seguro e confiante. Depois, é só seguir os passos que indicamos aqui.

Passo a passo de como cortar unha de cachorro

Veja como cortar unha de cachorro:

  • O primeiro passo é manter o animal tranquilo com bastante carinho e paciência. Escolha um momento em que você tenha tempo para cortar as unhas do cachorro sem pressa, porque fazer movimentos bruscos pode deixá-lo assustado.
  • Segure a patinha do cachorro com firmeza, mas sem apertar. A ideia não é incomodar o cachorro com o apertão, mas evitar que ele puxe a pata no momento do corte da unha e se machuque.
  • Posicione o alicate ou a guilhotina em cada um dos dedinhos, respeitando a curvatura que a unha faz naturalmente. O alicate deve formar um ângulo de 45° com a unha para evitar cortes exagerados que vão provocar dor e sangramento.

O que fazer se machucar a unha do cachorro

Mesmo tomando todos os cuidados, pode ser que você machuque a unha do seu cachorro sem querer. Se isso acontecer, faça a higiene do local com gaze ou algodão limpo umedecido em água, e aplique um pouco de pó homeostático (o mesmo utilizado por manicures nos salões de beleza). 

Esse pozinho vai ajudar a estancar o sangramento até que você possa levar seu cão ao veterinário, para que ele avalie com calma se foi um simples machucado ou um corte mais grave. Lembre-se de manter a calma e ser bem amoroso com seu cãozinho!

Continue sua leitura com outros artigos selecionados:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário