Unha de cachorro inflamada: causas e tratamento

Compartilhar:


unha de cachorro inflmada

As unhas dos cachorros têm diversas funções, como ajudá-los a se movimentar e servirem como mecanismos de defesa. E, assim como para nós, humanos, sentir dor nessa região é horrível, não é? Unha de cachorro inflamada pode ser algo extremamente incômodo para o pet, além de poder trazer outros tipos de problemas.

As unhas do cãozinho tendem a crescer rapidamente. Devido ao fato de os cães estarem constantemente em contato com fungos e bactérias presentes em grama, água, terra ou asfalto, é possível que eles acabem entrando na unha, caso esta esteja quebrada ou aberta, causando uma infecção.

Por isso, é muito importante que as unhas dos pets sejam aparadas corretamente vez ou outra, a fim de evitar problemas na região. E vale ressaltar que, caso você leve o seu pet para passear com frequência, é possível que a unha dele se desgaste sozinha (como se o asfalto fosse uma lixa natural!). Mas, caso a unha do seu cãozinho já esteja inflamada, vamos te ajudar!

Quais são as causas de unha de cachorro inflamada?

É muito comum que, quando as unhas do cachorro crescem mais do que o ideal, elas comecem a encurvar, e, consequentemente, penetrar na pele do animal. Isso também é muito conhecido como unha encravada. Esse problema causa bastante dor ao bichinho, afetando até mesmo a locomoção dele.

Além disso, caso não seja tratado e cuidado da forma correta, esse problema pode acabar se agravando para uma infecção fúngica ou bacteriana. Como já vimos, os cachorros estão naturalmente em contato frequente com grama, terra etc. E caso ele pise nestes locais com um ferimento aberto, é possível que o machucado piore.

Como posso identificar a inflamação?

O primeiro sinal apresentado pelos cachorros é andar mancando. Isso porque, às vezes, a dor é tão forte que ele mal consegue colocar a patinha no chão. Inclusive, muitos cãezinhos passam a andar com menos frequência justamente por esse motivo. Então, se você perceber que o seu pet está andando de uma forma peculiar ou simplesmente parando de andar, fique atento!

Além disso, caso a unha esteja muito inflamada ou encravada, você verá que ela apresenta inchaço, vermelhidão, crostas e até pus com um cheiro desagradável. Nesses casos, é normal que ele passe a lamber ou coçar a pata constantemente. Aliás, quanto mais ele lamber, mais o ferimento irá ressecar e agravar a situação. 

Como posso tratar a unha de cachorro inflamada?

unha de cachorro inflamada

Para inflamações mais leves e machucados mais superficiais, é possível tratar o seu pet em casa, ainda que, independente da gravidade da situação, o ideal seja sempre levá-lo a um veterinário. 

Primeiramente, é preciso que o ferimento seja lavado com água morna e um pouco de sabão neutro. É importante que o local fique bem limpo para evitar o agravamento da infecção. Depois, seque delicadamente com um papel-toalha, com muito cuidado para não apertar o machucado.

Também vale ressaltar que não é recomendada a utilização de nenhum remédio caseiro para unha inflamada de cachorro. Não tente dar ao seu cãozinho medicamentos de humanos ou receitas mirabolantes tiradas da internet. E, acima de tudo, não tente cortar a unha inflamada do seu cachorro. Caso você identifique que o seu pet está passando por esse incômodo, é de suma importância que você o leve para o veterinário o mais rápido possível.

É essencial que um profissional experiente analise e acompanhe de perto a situação assim que a inflamação for descoberta. Apenas um veterinário será capaz de cuidar do seu pet da melhor maneira possível e receitar um remédio para unha de cachorro inflamada ou uma pomada antibiótica, caso seja necessário.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Maria Lúcia Burgardt disse:

    Minha cachorrinha tem uns 13 anos e tem uma unha que está crescendo muito e curvando ela esta com dificuldade pra andar.

    • Cobasi disse:

      Oi, Maria Lúcia. Como vai? Cortar as unhas do cão faz parte da rotina de cuidados com o seu pet. Que tal uma visitinha na SPet mais próxima para o procedimento, que é bem simples. Só recomendamos que o corte da unha seja feito por um profissional para não machucar sua cachorrinha. =)

Deixe o seu comentário