Como fazer o cachorro parar de morder: conheça 9 dicas úteis

Por Cobasi

Compartilhar:
como fazer o cachorro parar de morder

Uma mordida aqui, outra ali, pode não significar muito. No entanto, quando isso se torna algo cotidiano, o tutor deve se preocupar e procurar opções para melhorar o comportamento de seu cão. E então, você sabe como fazer o cachorro parar de morder? Elencamos algumas dicas para te ajudar a resolver esse problema. Continue com a gente!

Afinal, como fazer o cachorro parar de morder?

O seu amigo anda te mordendo muito? Saiba que isso é possível de se corrigir para melhorar a relação com o seu animal de estimação. Nem sempre uma mordida representa um sinal de agressividade. No entanto, o hábito não deve ser estimulado pelo tutor. 

Então, para te ajudar, listamos nove dicas para você saber como fazer o cachorro parar de morder. Confira!

Seja enfático ao dizer “não”

No instante em que o pet começar a morder, responda um firme “não” seguido pelo nome dele. Essa atitude deve ser um método educativo, como forma de correção do comportamento. Não é necessário agredir nem xingar, somente falar de maneira dura. Ao fazer isso repetidamente, o animal vai associar que o estará repreendendo e vai evitar a longo prazo.

Evite tirar as mãos

É comum que, ao notar que o cachorro está mordendo, nós façamos o movimento natural de retirar as mãos. No entanto, tenha atenção! Não tire a mão rapidamente, pois isso pode transmitir a mensagem como um jogo divertido ao animal. Deixe a sua mão parada e volte a repetir um “não” incisivo. Dessa forma você demonstra que a mordida não seria um ato adequado. Então espere ele parar e, posteriormente, dê uma recompensa.

Não incentive as mordidas

Sabe aquelas brincadeiras em que o tutor estimula as mordidinhas do cachorro? Pois bem, evite ao máximo fazer isso. Não contribua para o cão rosnar, mostrar os dentes e nem o elogie durante essas ações. Se você permitir tal comportamento, cria um hábito dele morder, ele pode achar legal e ficar bravo a ponto de querer atacar o tutor ou outros objetos. 

Ignore, pare de brincar

Uma das maneiras mais eficazes de como fazer o cachorro parar de morder é ignorá-lo. Isso mesmo! Caso esteja brincando e ele começou a morder, pare. Simplesmente, não continue a falar e desvie o seu olhar do animal. Assim, o cão entende que a mordida não é aceitável e que a diversão será interrompida quando isso acontecer. 

como fazer o cachorro parar de morder

Afaste-se do cachorro

Não é segredo que o cachorro adora a companhia do tutor, certo? Se ele não parar de morder, uma alternativa seria separar-se dele. Saia do local (vá para outro ambiente) e deixe o animal sozinho por alguns minutos. Ao fazer isso logo após as mordidas, passa a mensagem de que não ficará com o cão quando ele morder, contrariando a vontade do pet. 

Mostre que está doendo

O tutor pode fazer uma expressão de dor e dizer algo que transmita estar machucado, como gritar um “Ai!”. Dessa forma, o seu amigo não vai gostar de perceber que o tutor está ferido. Lembre-se que os cachorros costumam ser muito apegados e, assim, se sensibilizam com o tutor. Isso pode funcionar para impedir uma repetição da mordida. 

Se ele não morder, elogie o comportamento

Quer saber como ensinar o cachorro a não morder? Faça um elogio quando houver uma brincadeira que não tenha mordidas. Esse carinho serve para o animal compreender o que estaria correto, conseguindo assimilar como uma atitude positiva. É um gesto que pode ser frequente, sobretudo quando o pet brincar e não morder. 

Ofereça brinquedos e mordedores

Como forma de desviar a atenção do animal de estimação, adquira vários brinquedos, mordedores adequados e não esqueça do enriquecimento ambiental. São ações que aliviam a vontade de morder e deixam o cão feliz. Isso pode ser considerado como um reforço positivo, uma maneira saudável para recompensar o comportamento do pet. 

Faça o cachorro gastar energia

Há cães que mordem por estarem ansiosos ou entediados, simbolizando que estão com muita energia acumulada e buscam chamar atenção. Para isso, uma maneira de fazer seu cachorro parar de morder seria levá-lo para passear diariamente e socializar com outras pessoas e pets. Cansado, o animal vai preferir descansar a morder. 

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário