Como saber quantos meses tem um gato? Descubra!

Compartilhar:


Como saber quantos meses tem um gato

Os gatos de estimação precisam de cuidados específicos em cada fase da vida, por isso é importante que o tutor saiba sua idade. Mas, afinal de contas, como saber quantos meses tem um gato?

Primeiro, é preciso saber que a diferença entre gatos e cachorros é que os felinos amadurecem mais rápido nos primeiros anos de vida. Por isso, a idade dos felinos é contada de forma diferente.

Mas, se você adotou um gatinho e não sabe quantos anos ele tem, saiba que é possível descobrir sua idade aproximada por meio de suas características físicas.

Como saber quantos meses o gato tem?

Se o gato for bem pequeno, caber na palma da sua mão, tiver dificuldade para abrir os olhos e as orelhas ainda estiverem fechadas, significa que o felino nasceu há poucas semanas.

No entanto, para saber quantos meses o gato tem, procure na barriga o coto umbilical, que é cortado pela mãe quando o gato nasce. Se ele ainda estiver na barriga, significa que o filhote tem até três dias, já que depois desse período o coto umbilical cai naturalmente.

Os olhos do pet também podem dar sinais do tempo de vida dele, já que essa região passa por diversos estágios nos primeiros meses de vida: quando eles nascem, demoram de 10 a 15 dias para abrir os olhinhos pela primeira vez. Por isso, se os olhinhos ainda estiverem fechados, pode ser que ele tenha essa idade.

Mas, se o gato já abriu os olhos e fica com eles fechados na maior parte do tempo, pode indicar que ele está com duas ou três semanas de vida.

Além disso, saiba que todos os gatos, sem exceção, quando nascem tem olhos azuis. Por isso, se você notar que a cor está mudando ao longo do tempo, pode indicar que ele está com seis ou sete semanas de vida. Mas, atenção: essa dica só não vale para os gatinhos que continuarem com os olhos azuis.

Como saber quantos meses tem um gato através do pelo?

O pelo do gato também ajuda a identificar sua idade, principalmente nos primeiros cinco meses. Nessa fase, os gatos contam com um manto interno felpudo para protegê-los do frio.

Por volta dos seis anos, o brilho do pelo do gato já não é o mesmo e depois dos 13 anos, ele poderá apresentar fios brancos no focinho.

Como descobrir a idade do gato pelos dentes?

Como saber quantos meses tem um gato

Essa maneira é uma das mais fáceis de identificar a idade aproximada do felino, pois os filhotes nascem sem dentes e os primeiros apontam a partir da segunda semana de vida. A expectativa é que o felino tenha todos os dentes até a sétima semana.

Quando os permanentes são branquinhos, indicam que o gato tem menos de um ano e meio. A partir dos dois anos, começam aparecer as crostinhas de tártaro e ficam mais amarelados, começando pelos dentes de trás. Essas características indicam que o gato pode ter entre 3 e 5 anos.

Com o passar do tempo, além dos amarelados, os dentes sofrem com o desgaste natural, o que indica que ele tem mais de seis anos. Já a queda de dentes acontece quando o felino tem entre 10 e 15 anos.

No entanto, apesar das dicas para saber quantos meses tem um gato, é importante afirmar que somente um profissional pode dar a certeza da idade do gato.

E não se esqueça, adotar um gato requer responsabilidade, cuidados, alimentação com uma ração adequada e dispor de espaço na sua casa.

Saiba mais sobre os felinos:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. Layana Costa disse:

    Eu adotei um gatinho de rua, tem uma semana… Queria muito saber a idade dele 🥺É um filhote, creio que tem de 2 à 3 meses 🥺

    • Cobasi disse:

      Olá, Layana. Como vai? Parabéns por sua atitude! =) Recomendamos que leve ao veterinário para avaliar a saúde, realizar as vacinas e já indicar qual a idade do gatinho.

  2. Edna disse:

    Adotei uma gatinha. Ela corre, brinca, come ração, mia, sobe nos móveis, é muito esperta, faz cocô e xixi na vasilha com areia, mas não sei qual sua idade certa. Como descobrir a idade da minha felina ?

  3. Lenise Barbosa martins disse:

    adotei uma gata que apareceu no meu quintal

Deixe o seu comentário