Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como saber quantos meses tem um gato? Descubra!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Como saber quantos meses tem um gato

Os gatos de estimação precisam de cuidados específicos em cada fase da vida, por isso é importante que o tutor saiba sua idade. Mas, afinal de contas, como saber quantos meses tem um gato?

Primeiro, é preciso saber que a diferença entre gatos e cachorros é que os felinos amadurecem mais rápido nos primeiros anos de vida. Por isso, a idade dos felinos é contada de forma diferente.

Mas, se você adotou um gatinho e não sabe quantos anos ele tem, saiba que é possível descobrir sua idade aproximada por meio de suas características físicas.

Como saber quantos meses o gato tem?

Se o gato for bem pequeno, caber na palma da sua mão, tiver dificuldade para abrir os olhos e as orelhas ainda estiverem fechadas, significa que o felino nasceu há poucas semanas.

No entanto, para saber quantos meses o gato tem, procure na barriga o coto umbilical, que é cortado pela mãe quando o gato nasce. Se ele ainda estiver na barriga, significa que o filhote tem até três dias, já que depois desse período o coto umbilical cai naturalmente.

Os olhos do pet também podem dar sinais do tempo de vida dele, já que essa região passa por diversos estágios nos primeiros meses de vida: quando eles nascem, demoram de 10 a 15 dias para abrir os olhinhos pela primeira vez. Por isso, se os olhinhos ainda estiverem fechados, pode ser que ele tenha essa idade.

Mas, se o gato já abriu os olhos e fica com eles fechados na maior parte do tempo, pode indicar que ele está com duas ou três semanas de vida.

Além disso, saiba que todos os gatos, sem exceção, quando nascem tem olhos azuis. Por isso, se você notar que a cor está mudando ao longo do tempo, pode indicar que ele está com seis ou sete semanas de vida. Mas, atenção: essa dica só não vale para os gatinhos que continuarem com os olhos azuis.

Como saber quantos meses tem um gato através do pelo?

O pelo do gato também ajuda a identificar sua idade, principalmente nos primeiros cinco meses. Nessa fase, os gatos contam com um manto interno felpudo para protegê-los do frio.

Por volta dos seis anos, o brilho do pelo do gato já não é o mesmo e depois dos 13 anos, ele poderá apresentar fios brancos no focinho.

Como descobrir a idade do gato pelos dentes?

Como saber quantos meses tem um gato

Essa maneira é uma das mais fáceis de identificar a idade aproximada do felino, pois os filhotes nascem sem dentes e os primeiros apontam a partir da segunda semana de vida. A expectativa é que o felino tenha todos os dentes até a sétima semana.

Quando os permanentes são branquinhos, indicam que o gato tem menos de um ano e meio. A partir dos dois anos, começam aparecer as crostinhas de tártaro e ficam mais amarelados, começando pelos dentes de trás. Essas características indicam que o gato pode ter entre 3 e 5 anos.

Com o passar do tempo, além dos amarelados, os dentes sofrem com o desgaste natural, o que indica que ele tem mais de seis anos. Já a queda de dentes acontece quando o felino tem entre 10 e 15 anos.

No entanto, apesar das dicas para saber quantos meses tem um gato, é importante afirmar que somente um profissional pode dar a certeza da idade do gato.

E não se esqueça, adotar um gato requer responsabilidade, cuidados, alimentação com uma ração adequada e dispor de espaço na sua casa.

Saiba mais sobre os felinos:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

13 Comentários

  1. Layana Costa disse:

    Eu adotei um gatinho de rua, tem uma semana… Queria muito saber a idade dele 🥺É um filhote, creio que tem de 2 à 3 meses 🥺

    • Cobasi disse:

      Olá, Layana. Como vai? Parabéns por sua atitude! =) Recomendamos que leve ao veterinário para avaliar a saúde, realizar as vacinas e já indicar qual a idade do gatinho.

    • Flávia disse:

      Eu tbm e acho q ela tem 2 ou 3 messes

    • Adriele Aparecida de Oliveira disse:

      Como faço pra calcular meses do meu gatinhos

      • Cobasi disse:

        Olá, tudo bem?
        O pelo do gato ajuda a identificar sua idade, principalmente nos primeiros cinco meses. Nessa fase, os gatos contam com um manto interno felpudo para protegê-los do frio. Por volta dos seis anos, o brilho do pelo do gato já não é o mesmo e depois dos 13 anos, ele poderá apresentar fios brancos no focinho.

  2. Edna disse:

    Adotei uma gatinha. Ela corre, brinca, come ração, mia, sobe nos móveis, é muito esperta, faz cocô e xixi na vasilha com areia, mas não sei qual sua idade certa. Como descobrir a idade da minha felina ?

    • Jaqueline Santos disse:

      Adotei uma gatinha que já deveria ter seus 2 meses e meio por aí
      Já usava areia sozinha comia …
      Agora vou castra-la
      Peguei ela em outubro já era muito independente, parecia ter uns 2 meses para três

  3. Lenise Barbosa martins disse:

    adotei uma gata que apareceu no meu quintal

  4. Eliane da Silva Xavier disse:

    Adotei uma gatinha de rua, ela só faz cocô no box, já troquei a arreia da lugar mas não adianta

  5. Denise Ramiro Hopf disse:

    Olá tenho 3 filhotes duas fêmeas e um macho.
    Não tenho muita experiência com gato…
    Gostaria de saber quanto meses eles tem,eles nasceram dia 07/12/2022,pela as minhas contas eles vão fazer 3 messes dia 07/02/2023 tá correto isso?
    E os filhotes ainda estão mamando quanto tempo demora pra eles desmamarem e começar a comer a ração preciso doar eles logo pq não tenho condições de ficar por muito tempo com eles pois a minha casa é alugada a dona da casa só sabe da mãe deles e permitiu ela mais os filhotes não..

    • Cobasi disse:

      Olá, Denise! como vai?
      Saber a data de nascimento deles já ajuda muito, portanto, se os seus pets nasceram 07/12/2022, hoje, dia 20/03/2023 eles têm 3 meses e 13 dias!

  6. Renata Bastos disse:

    Eu pequei um gato
    na rua ele e muito pequeno ele parece ter de 1 a dois mese como saber a idade certa do gato

Deixe o seu comentário