Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Entenda como saber se a gatinha cruzou

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Gatinha apoiada na grade
Saiba quais são os indícios para saber se a gatinha cruzou

Muitas vezes, saber se uma gata no cio chegou a cruzar ou não pode ser um verdadeiro enigma a ser decifrado. Porém, existem sinais claros que não deixam dúvidas em como saber se a gatinha cruzou, e estar atento a eles é fundamental.

As dúvidas giram em torno também sobre como identificar se a sua gatinha está no cio e se ela chegou a aceitar a algum macho. Para você esclarecer todas as suas dúvidas, continue com a leitura a seguir e compreenda como saber se a gatinha cruzou.

Como identificar se a gatinha está no cio

De modo geral, é possível afirmar que o cruzamento entre gatos ocorre quando a gata se encontra no período do cio e aceita um macho. Entretanto, como saber se a gatinha cruzou é uma dúvida muito comum entre os tutores. 

Durante o período do cio, os miados da gatinha são mais frequentes e há uma modificação notável em seu comportamento. É comum a gata se tornar mais amigável e se encostar nos objetos e móveis espalhados pela casa. 

O cio da gata tende a durar entre 5 e 10 dias, porém, após realizar o cruzamento, a tendência é que o cio se encerre após 48 horas.

Como é feito o cruzamento entre gatos?

Para os tutores, saber se a sua gatinha cruzou não é apenas uma curiosidade, mas também uma responsabilidade. Afinal, caso ela não seja castrada, é sinal que a sua casa em breve será povoada por novos gatinhos.

Então, saber como gatos cruzam é uma forma de estar atento e poder antecipar os passos de sua gatinha. Em resumo, os gatos cruzam quando a fêmea está no cio e aceita algum macho para que tenham a relação.

A fêmea, então, posiciona a região ventral junto ao chão e suspende a parte caudal de seu corpo. Esse tipo de posicionamento possibilita que o macho faça a penetração. O gato se posiciona por cima da fêmea e, durante a relação, dá mordidas na parte da nuca, acomodando o seu corpo ao da gatinha, a fim de que consigam cruzar.

Gatinho fugindo de casa
Perceba se o comportamento do seu pet mudou!

Afinal, como saber se a gatinha cruzou?

Alguns sinais de como saber se um gato cruzou já foram mencionados aqui anteriormente. Conheça agora outros indícios sobre o período em que os gatos cruzam:

  • A urina passa a ter um odor bem forte e é comum que seja feita fora da caixinha;
  • Os felinos passam a urinar com maior frequência;
  • A gatinha tende a ter um comportamento mais dengoso;
  • Não estranhe se o seu bichinho ficar com maior carência e buscar pela sua atenção mais do que o normal;
  • Os miados podem se intensificar no decorrer da noite.

Dessa maneira, quando a gata está no cio, não é possível administrar o seu comportamento, que, muitas vezes, pode ser um pouco descontrolado.

Assim, o tutor não deve estranhar se no meio da noite escutar berros ou mesmo se a gatinha tentar fugir, já que os seus hormônios reprodutivos estão à flor da pele. E caso uma nova ninhada de gatos venha, ofereça todo amor e carinho, garantindo cuidados com a sua saúde, alimentação, higiene, conforto e diversão!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

14 Comentários

  1. Cida disse:

    Amei cada uma das dicas.
    Só uma coisa aqui no meu bairro não fazem castração de gatos menores de seis meses.

    • Cobasi disse:

      Oi, Cida! Como vai? Cada veterinário possui um protocolo para castração. O importante é sempre fazer o acompanhamento e seguir a recomendação do profissional! =)

  2. LOANE FONSECA ESPASSANDIM DOS REIS disse:

    FAREI UMA PERGUNTA QUE PODE PARECER LOUCURA. MAS UMA GATA PODE GERAR FILHOTES SEM TER CRUZADO?

    É QUE A MINHA GATA DE 17 ANOS APARECEU COM UMA INFLAMAÇÃO NO ÚTERO E, QUANDO ABRIRAM ENCONTRARAM 3 FETOS MORTO, DE 20 A 30 DIAS.

    ACONTECE QUE ELA NÃO SAI DO APARTAMENTO E NUNCA TEVE ACESSO A OITRO GATO, POIS NUNCA CRUZOU.
    NEM FUGIR OU PULAR DA JANELA ELA FAZ.

    • Cobasi disse:

      Oi Loane, como vai? biologicamente os gatas precisam de um gato para reprodução. Neste caso o que pode ter ocorrido em algum momento da historia, teve o cruzamento porém os fetos acabaram não desenvolvendo. Porém ficamos felizes que deu tudo certo 🙂

  3. Aline disse:

    Minha gata cruzou várias vezes e o cio continua, será que não emprenhou?

  4. Carlos Eduardo dos Santos disse:

    Boa noite tenho 3 gatos 2 machos e uma fêmea só q um casal de gatos não são castrado e a fêmea entrou no cio e em um deslize o gato pegou a gata duas vezes ela ainda gritou

  5. jeane santos disse:

    Meus gatos não são castrados, eles cruzaram posso correr para o Veterinário e cstrar a fêmea?

    • Cobasi disse:

      Oi Jeane, como vai? Fique de olho pois sua gatinha pode estar gravida assim não podendo operar. Indicamos uma visita ao medico veterinário para uma consulta e avaliação, se é possível a castração 🙂

  6. Fernanda disse:

    Minha gatinha completou 6 meses dia 18 não manifestou nenhum sinal de que entrou no cio porém fechei meu portão ela acabou ficando fora e escutei gato se pegando no telhado quando me dei conta de que não estava , assim que a peguei suas partes estava molhada eu já estava providenciando a castração

  7. Elizabeth disse:

    Resgatei uma gata parindo, dia 8 de maio faz 3 meses que os filhotes nasceram. A castração já está agendada só que ela entrou no cio e passou 2 dias fora de casa, voltou e agora não tá mas miando ou querendo sair (como se o cio tivesse passado) ela está com mastite pois os 2 dias que ela ficou fora foi o maior tempo que ela ficou sem amamentar, voltou febril e com os seios duro e vermelho. Ela pode estar gestante novamente?

  8. Maria da Gloria Souza disse:

    Uma gatinha de rua aqui do meu prédio, estava no cio até 1 de agosto , eu posso castrar ela no dia 16 ?
    Certamente algum gato pegou ela nesse período..
    Agradeço alguma informação.

    • Cobasi disse:

      Olá, Maria. Tudo bem? Compreendemos sua preocupação. Recomendamos levar a gatinha ao veterinário para obter orientações precisas sobre a castração, considerando o ciclo reprodutivo dela. Agende uma consulta para avaliação e conselhos específicos. O veterinário também poderá fornecer informações sobre cuidados pós-castração. Sua atitude é admirável, e o veterinário será a pessoa mais indicada para ajudar. Estamos aqui se precisar de mais informações!

Deixe o seu comentário