
Muitas vezes, saber se uma gata no cio chegou a cruzar ou não pode ser um verdadeiro enigma a ser decifrado. Porém, existem sinais claros que não deixam dúvidas em como saber se a gatinha cruzou, e estar atento a eles é fundamental.
As dúvidas giram em torno também sobre como identificar se a sua gatinha está no cio e se ela chegou a aceitar a algum macho. Para você esclarecer todas as suas dúvidas, continue com a leitura a seguir e compreenda como saber se a gatinha cruzou.
De modo geral, é possível afirmar que o cruzamento entre gatos ocorre quando a gata se encontra no período do cio e aceita um macho. Entretanto, como saber se a gatinha cruzou é uma dúvida muito comum entre os tutores.
Durante o período do cio, os miados da gatinha são mais frequentes e há uma modificação notável em seu comportamento. É comum a gata se tornar mais amigável e se encostar nos objetos e móveis espalhados pela casa.
O cio da gata tende a durar entre 5 e 10 dias, porém, após realizar o cruzamento, a tendência é que o cio se encerre após 48 horas.
Para os tutores, saber se a sua gatinha cruzou não é apenas uma curiosidade, mas também uma responsabilidade. Afinal, caso ela não seja castrada, é sinal que a sua casa em breve será povoada por novos gatinhos.
Então, saber como gatos cruzam é uma forma de estar atento e poder antecipar os passos de sua gatinha. Em resumo, os gatos cruzam quando a fêmea está no cio e aceita algum macho para que tenham a relação.
A fêmea, então, posiciona a região ventral junto ao chão e suspende a parte caudal de seu corpo. Esse tipo de posicionamento possibilita que o macho faça a penetração. O gato se posiciona por cima da fêmea e, durante a relação, dá mordidas na parte da nuca, acomodando o seu corpo ao da gatinha, a fim de que consigam cruzar.
Alguns sinais de como saber se um gato cruzou já foram mencionados aqui anteriormente. Conheça agora outros indícios sobre o período em que os gatos cruzam:
Dessa maneira, quando a gata está no cio, não é possível administrar o seu comportamento, que, muitas vezes, pode ser um pouco descontrolado.
Assim, o tutor não deve estranhar se no meio da noite escutar berros ou mesmo se a gatinha tentar fugir, já que os seus hormônios reprodutivos estão à flor da pele. E caso uma nova ninhada de gatos venha, ofereça todo amor e carinho, garantindo cuidados com a sua saúde, alimentação, higiene, conforto e diversão!
Amei cada uma das dicas.
Só uma coisa aqui no meu bairro não fazem castração de gatos menores de seis meses.
Oi, Cida! Como vai? Cada veterinário possui um protocolo para castração. O importante é sempre fazer o acompanhamento e seguir a recomendação do profissional! =)
FAREI UMA PERGUNTA QUE PODE PARECER LOUCURA. MAS UMA GATA PODE GERAR FILHOTES SEM TER CRUZADO?
É QUE A MINHA GATA DE 17 ANOS APARECEU COM UMA INFLAMAÇÃO NO ÚTERO E, QUANDO ABRIRAM ENCONTRARAM 3 FETOS MORTO, DE 20 A 30 DIAS.
ACONTECE QUE ELA NÃO SAI DO APARTAMENTO E NUNCA TEVE ACESSO A OITRO GATO, POIS NUNCA CRUZOU.
NEM FUGIR OU PULAR DA JANELA ELA FAZ.
Oi Loane, como vai? biologicamente os gatas precisam de um gato para reprodução. Neste caso o que pode ter ocorrido em algum momento da historia, teve o cruzamento porém os fetos acabaram não desenvolvendo. Porém ficamos felizes que deu tudo certo 🙂
Minha gata cruzou várias vezes e o cio continua, será que não emprenhou?
Oi Aline, como vai? Para estes casos sugerimos uma visita em um medico-veterinário de sua confiança 🙂