Entenda como saber se a gatinha cruzou

Compartilhar:


Gatinha apoiada na grade
Saiba quais são os indícios para saber se a gatinha cruzou

Muitas vezes, saber se uma gata no cio chegou a cruzar ou não pode ser um verdadeiro enigma a ser decifrado. Porém, existem sinais claros que não deixam dúvidas em como saber se a gatinha cruzou, e estar atento a eles é fundamental.

As dúvidas giram em torno também sobre como identificar se a sua gatinha está no cio e se ela chegou a aceitar a algum macho. Para você esclarecer todas as suas dúvidas, continue com a leitura a seguir e compreenda como saber se a gatinha cruzou.

Como identificar se a gatinha está no cio

De modo geral, é possível afirmar que o cruzamento entre gatos ocorre quando a gata se encontra no período do cio e aceita um macho. Entretanto, como saber se a gatinha cruzou é uma dúvida muito comum entre os tutores. 

Durante o período do cio, os miados da gatinha são mais frequentes e há uma modificação notável em seu comportamento. É comum a gata se tornar mais amigável e se encostar nos objetos e móveis espalhados pela casa. 

O cio da gata tende a durar entre 5 e 10 dias, porém, após realizar o cruzamento, a tendência é que o cio se encerre após 48 horas.

Como é feito o cruzamento entre gatos?

Para os tutores, saber se a sua gatinha cruzou não é apenas uma curiosidade, mas também uma responsabilidade. Afinal, caso ela não seja castrada, é sinal que a sua casa em breve será povoada por novos gatinhos.

Então, saber como gatos cruzam é uma forma de estar atento e poder antecipar os passos de sua gatinha. Em resumo, os gatos cruzam quando a fêmea está no cio e aceita algum macho para que tenham a relação.

A fêmea, então, posiciona a região ventral junto ao chão e suspende a parte caudal de seu corpo. Esse tipo de posicionamento possibilita que o macho faça a penetração. O gato se posiciona por cima da fêmea e, durante a relação, dá mordidas na parte da nuca, acomodando o seu corpo ao da gatinha, a fim de que consigam cruzar.

Gatinho fugindo de casa
Perceba se o comportamento do seu pet mudou!

Afinal, como saber se a gatinha cruzou?

Alguns sinais de como saber se um gato cruzou já foram mencionados aqui anteriormente. Conheça agora outros indícios sobre o período em que os gatos cruzam:

  • A urina passa a ter um odor bem forte e é comum que seja feita fora da caixinha;
  • Os felinos passam a urinar com maior frequência;
  • A gatinha tende a ter um comportamento mais dengoso;
  • Não estranhe se o seu bichinho ficar com maior carência e buscar pela sua atenção mais do que o normal;
  • Os miados podem se intensificar no decorrer da noite.

Dessa maneira, quando a gata está no cio, não é possível administrar o seu comportamento, que, muitas vezes, pode ser um pouco descontrolado.

Assim, o tutor não deve estranhar se no meio da noite escutar berros ou mesmo se a gatinha tentar fugir, já que os seus hormônios reprodutivos estão à flor da pele. E caso uma nova ninhada de gatos venha, ofereça todo amor e carinho, garantindo cuidados com a sua saúde, alimentação, higiene, conforto e diversão!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

6 Comentários

  1. Cida disse:

    Amei cada uma das dicas.
    Só uma coisa aqui no meu bairro não fazem castração de gatos menores de seis meses.

    • Cobasi disse:

      Oi, Cida! Como vai? Cada veterinário possui um protocolo para castração. O importante é sempre fazer o acompanhamento e seguir a recomendação do profissional! =)

  2. LOANE FONSECA ESPASSANDIM DOS REIS disse:

    FAREI UMA PERGUNTA QUE PODE PARECER LOUCURA. MAS UMA GATA PODE GERAR FILHOTES SEM TER CRUZADO?

    É QUE A MINHA GATA DE 17 ANOS APARECEU COM UMA INFLAMAÇÃO NO ÚTERO E, QUANDO ABRIRAM ENCONTRARAM 3 FETOS MORTO, DE 20 A 30 DIAS.

    ACONTECE QUE ELA NÃO SAI DO APARTAMENTO E NUNCA TEVE ACESSO A OITRO GATO, POIS NUNCA CRUZOU.
    NEM FUGIR OU PULAR DA JANELA ELA FAZ.

    • Cobasi disse:

      Oi Loane, como vai? biologicamente os gatas precisam de um gato para reprodução. Neste caso o que pode ter ocorrido em algum momento da historia, teve o cruzamento porém os fetos acabaram não desenvolvendo. Porém ficamos felizes que deu tudo certo 🙂

  3. Aline disse:

    Minha gata cruzou várias vezes e o cio continua, será que não emprenhou?

Deixe o seu comentário