Gato com dificuldade de respirar: o que pode ser e como ajudar

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato com falta de ar

Percebeu o seu gato com dificuldade de respirar? A condição pode acontecer por diversas causas, desde um objeto estranho preso na traqueia até infecções respiratórias ou alergias.

Se a respiração do pet estiver barulhenta, rápida ou está fazendo com que o peito ou barriga se movam muito, é preciso ter atenção. Para esclarecer as causas e explicar como ajudar o gato, conversamos com a veterinária Lysandra Barbieri (CRMV-SP – 44484), da Educação Corporativa da Cobasi. Acompanhe!

É comum doenças respiratórias em gatos?

A veterinária Lysandra Barbieri responde: “Sim. Comparado aos cães, os gatos são mais propensos a terem problemas respiratórios, principalmente aqueles que não foram vacinados, têm acesso à rua ou convivem com outros pets”, explicou.

As causas mais comuns são agentes infecciosos como bactérias e vírus, que podem causar rinotraqueíte, calicivirose e a clamidiose felina, por exemplo. Portanto, nunca ignore se o seu gato está apresentando dificuldade em respirar.

Como identificar problemas respiratórios em gatos

Se o seu gato tiver com algum problema respiratório, ele pode apresentar os seguintes sinais:

Ficar ofegante

Um gato ofegante depois de brincar, por exemplo, quase nunca é normal. Geralmente, isso acontece quando estão extremamente estressados ou ou realmente lutando para respirar, decorrente de alguma doença. 

Chiado ao exalar o ar

Quando a respiração do pet faz sons agudos, principalmente ouvido quando exala o ar. O sintoma pode ser desde um bloqueio parcial das vias aéreas até o estreitamento das vias aéreas associado à asma felinas. 

Respiração rápida

Quando não estão recebendo oxigênio suficiente, os gatos tendem a respirar mais rápido. Dentre as muitas condições que podem gerar essa dificuldade, está alta temperatura corporal, dor, diabete descontrolada, doenças que afetam o trato respiratório superior, entre outros.

  • Respiração agitada ou alta (ofegante), mesmo quando estiver descansando; 
  • Ficar com tosse, espirros constantes ou congestão nasal; 
  • Falta de apetite e vômito; 
  • Mal-estar e febre. 

Respiração profunda

Para tentar compensar a dificuldade em respirar, os gatos podem respirar mais profundamente, como se estivesse se esforçando para respirar.

Respirar com a boca aberta

gato com dificuldade de respirar

Vale ressaltar que, de forma natural, os gatos quase sempre respiram pelo nariz. Então, se seu pet expirar pela boca, é um sinal de que ele está tentando puxar mais oxigênio para os pulmões, em decorrência de alguma dificuldade.

Gato está com a respiração pesada enquanto descansa

Mesmo sem fazer exercícios ou até mesmo dormindo, se o gato está com a respiração pesada, isso é visto com problemas de saúde, que vão desde insuficiência cardíaca até uma doença pulmonar grave.

Mudanças comportamentais

Também existem alguns comportamentos que podem indicar que o gato está com falta de ar. Por exemplo, se o pet manter o pescoço estendido, os cotovelos recolhidos e abaixar a cabeça em uma linha reta, a posição é feita para facilitar a entrada de ar para os pulmões.

Doenças que podem causar dificuldade de respirar em gatos

De acordo com a veterinária Lysandra Barbieri, as patologias mais comuns que podem causar dificuldades respiratórias em gatos, são:

Rinotraqueíte felina

Muito comum, a rinotraqueíte viral é conhecida como a gripe do gato. É transmitida pelo herpesvírus felino tipo 1, causada a partir do contato direto entre um animal contaminado com outro saudável, como ao dividir os mesmos comedouros e caminhas.

Essa doença provoca infecções e deixa os mecanismos de defesa pulmonar dos gatos vulneráveis a outras afecções, como a pneumonia bacteriana secundária, por exemplo. Animais de todas as faixas etárias estão suscetíveis à contaminação, apresentando os seguintes sintomas:

  • espirro;
  • febre;
  • secreção nasal e ocular;
  • tosse;
  • falta de apetite;
  • apatia;
  • prostração.

Calicivirose 

O calicivírus felino (FCV) é um vírus altamente contagioso, que acomete principalmente o sistema respiratório de filhotes de até 1 ano.

Causada pelo calicivírus felino, após alguns dias da infecção, os gatos começam a manifestar os sintomas, como apatia, letargia e febre. Em casos mais graves, as manifestações clínicas são ligadas ao trato respiratório, apresentando:

  • espirros;
  • secreção nasal;
  • tosse;
  • faringite (dor de garganta);
  • dificuldade de deglutição;
  • redução ou perda do apetite;
  • salivação intensa.

A transmissão da doença ocorre em grande parte através do contato direto de gatos saudáveis com secreções oculares, nasais ou orais de felinos infectados. O vírus não representa nenhuma ameaça para os seres humanos.

Clamidiose

Considerada uma zoonose, a clamidiose é uma doença causada pela bactéria Chlamydia felis, popularmente conhecida como clamídia, que pode ser transmitida também para seres humanos.

Essa é uma infecção associada a doenças do sistema respiratório dos felinos, que acontece devido ao contato ou até mesmo ficar no mesmo ambiente de outro animal contaminado. Os principais sintomas são:

  • conjuntivite;
  • úlcera na boca;
  • corrimento nasal e ocular;
  • espirros;
  • dificuldade respiratória;
  • febre;
  • falta de apetite.

Asma

gato laranja com asma felina

A asma, ou também chamada de bronquite felina, gera uma inflamação nos brônquios, causando uma tosse intensa, respiração mais acelerada e dificuldade em respirar.

Normalmente, ocorre através da inalação de substâncias que levam a uma reação alérgica, como ácaros, aerossóis, perfumes e pólen. É uma doença não transmissível. 

Parasitas 

Provocados por alguns parasitas que atacam diretamente o sistema respiratório, como os vermes pulmonares, oriundos de caracóis. Caso o gato venha a ingerir por acidente, afeta a respiração, leva a tosse frequente e inflamação das vias aéreas.

Pneumonite felina

A pneumonite felina é uma doença que produz o microrganismo conhecido como Chlamydia psittaci, que pode causar uma série de infecções, como clamídias.

A doença é transmitida pelo contato direto com gatos infectados ao se lamberem. Como sinais evidentes, apresenta: espirros, secreções oculares e nasais, além de conjuntivite. 

Juntamente com rinotraqueíte felina e calicivirose, a pneumonite felina forma o complexo respiratório felino.

Outra doenças

Além disso, um gato com dificuldade de respirar pode ser em decorrência de outras doenças, como: 

  • Alergias; 
  • Imunodeficiência felina (FIV);
  • Insuficiência cardíaca congestiva; 
  • Peritonite infecciosa felina (PIF);
  • Pólipos; 
  • Problemas dentários. 

O que fazer se seu gato tiver dificuldade para respirar?

De modo geral, o tratamento dependerá da causa específica da dificuldade de respiração do seu gato. Por exemplo, em casos de asma e bronquite crônica, os veterinários podem indicar medicamentos que diminuem a inflamação e dilatam as vias aéreas. 

Além de recomendar cuidados essenciais para reduzir os gatilhos da asma em gato, como fumo passivo dos tutores, areia de gato empoeirada, cheiros fortes e alergias que pioram a condição. Em outros cenários, também podemos destacar os seguintes tratamentos:

  • Anti-inflamatórios – ajuda a reduzir a inflamação das vias respiratórias, principalmente em casos de alergias.
  • Antibióticos – eficaz no combate a infecções bacterianas, como a clamidiose felina.
  • Broncodilatadores – indicado para dilatar as vias aéreas e facilitar a respiração do animal.
  • Corticosteróides – atua diretamente na redução da inflamação.
  • Nebulizações – indicado para desobstruir as vias aéreas e aliviar a congestão nasal.

Portanto, se encontrou o seu gato com dificuldade de respirar, leve-o mais rápido possível a um veterinário. Como pode ser uma situação de emergência, quanto mais esperar, maior a chance de agravar o quadro de saúde do seu bichinho.

Apenas um especialista poderá fazer a análise, exames e diagnóstico preciso do problema enfrentado pelo gato. Assim, ele indicará o tratamento e medicação adequados de acordo com a doença e características do seu animal. 

gato com dificuldade de respirar

O conteúdo te ajudou? Se o tratamento demandar medicação, no pet shop online da Cobasi você encontra medicamentos para gatos com os melhores preços. Aproveite nossas promoções para cuidar da saúde do seu pet. Até a próxima! 

Por Cobasi

Redator

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

21 Comentários

  1. Maria Regina disse:

    Tenho 3gatos um começou com estes sintomas e desapareceu outro começou também Eu entrei com antibiótico sua ajuda foi muito útil pra mim obrigada

  2. Rose martinez disse:

    Meu gato está com.nariz entupido pouca tosse tipo uma vez na semana fez raiox tomou dioxiciclina 50mg por 7 dias suspeito de sinusite por causa do barulho no nariz não sei mais o que dar

  3. Lucia Lima disse:

    Tenho um gatnho de 16 anos, que apresenta muita dificuldade de respiração .Levei no veterinário e no raio X detectou, que parte do seu pulmão está calcificado e que não tem muito o que se fazer, a não ser tentar dar dilatador de brônquios para dar melhor condições do ar chegar às partes do pulmão
    que ainda resta sem calcificação.. Queria muito que tivesse outro tipo de tratamento, pois não quero vê-lo sofrendo assim.

  4. Marilda Vale disse:

    Estou com um gato com falta de ar e a barriga batendo forte . Já levei em 2 veterinarios e passaram antibioticos e disseram que tem que internar para colocar no oxigenio. Na minha cidade não tem oxigenio para gatos. um eses veterinarios é de uma cidade mais próxima 1 hora e meia de viagem, mas na volta ele não morreu pouco agravou o quadro dele com a viagem, devido ao estresse. Por favor me diga alguma coisa para essa falta de ar e batedeira passar. Não aguento mais ver ele sofrendo tanto, só tem 3 aninhos. Desde já agradeço.

    • Cobasi disse:

      Oi Marilda, como vai? Caso ocorra novamente a falta de ar deixe o seu gato em uma posição reta assim conseguira buscar ar. Mas a ajuda de um profissional nestes casos é muito importante.

  5. Sandra Laura disse:

    Olá! Boa tarde! Minha gata está respirando muito rápido, não que r comer e nem beber água, não reage a outro animal como de costume.
    Estou muito nervosa nunca a vi assim.

  6. Nicoly westemaier disse:

    Minha gata chegou aqui em casa hj com uma respiração rápida bem estranha gemendo de dor, e eu não sei oq é, alguém me ajuda?

    • Cobasi disse:

      Oi, Nicoly. Como vai? É provável que o gato ofegante esteja inalando quantidade insuficiente de ar enquanto respira. Trata-se de uma dificuldade de fazer com que chegue aos seus pulmões a quantia necessária para a sua respiração. Deixaremos aqui um conteúdo que pode te ajudar neste momento, mas não deixe de levar em uma visita ao médico-veterinário.

  7. Marcia disse:

    Bom dia ,pelo amor de Deus alguém me ajuda meus dois frajolinha estão com o nariz bastante entupido,vejo que estão com falta de ar ,tosse , já está tomando amoxicilina,mais ainda não respirar direito me ajuda pô amor de Deus
    1: 45 da manhã eu com eles aqui na cama são filhotes 3 meses ,estou tão desesperada que até liguei o ventilador para ver se ajuda e olha não esta quente o tempo ,frio aqui no sul de minas,mais estou desesperada ja não tenho mais dinheiro para levar no veterinário ? ajuda eu com meus dois filhos frajolinha por favor .
    Esse ventilador pode ajudar na respiração ou estou fazendo errado me ajuda?? estou desesperada

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?

      É necessário levar o animal o mais rápido possível a um veterinário. Como pode ser uma emergência, quanto mais esperar, maior a chance de agravar o quadro de saúde do seu bichinho.

      Além disso, apenas um especialista poderá fazer a análise, exames e diagnóstico preciso do problema enfrentado pelo gato. Assim, ele indicará o tratamento e medicação adequados de acordo com a doença e características do seu animal.

  8. Carlos disse:

    Meu gato tem 20 anos ele agora apresentou uma respiração ofegante falta de apetite era gordo ficou magro, pouco anda porque porque fica cansado
    O q posso fazer no momento, faz mais de semana com esses sintomas

    • Cobasi disse:

      Olá, Carlos! tudo bem?
      Recomendo que você leve seu gato a um veterinário o mais rápido possível para uma avaliação adequada. Um profissional poderá examinar seu gato, realizar testes diagnósticos e fornecer um plano de tratamento apropriado com base nos sintomas apresentados.

  9. Rozaina disse:

    Resgatei uma gatinha, começou ficar ofegante para respirar, levei ao veterinário passou medição oral por 15 dias. Dei a medicação certinho, ai dias após começou a ficar ofegante novamente , liguei e perguntei se eu poderia dar medição , por uma semana. Ai não melhorou , levei novamente no veterinário disse que poderia ter aspirado medicação ai começou medicação injetável por cinco dias ( em dias alternados) na quarta aplicação , gatinha desmaiou. Suspenderam a medicação . Porém continua com a respiração ruim e espirrando agora … Vou levar novament e no veterinário . Alguém sabe me dizer medicação.?

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?

      É importante solicitar essa receita de medicação ao veterinário que está tratando a sua gatinha, pois as características individuais são consideradas.

  10. Naise disse:

    Tenho uma gata que na verdade não é minha, escolheu morar comigo.
    Acredito que tenha ja uns 9 anos e um tempo pra cá notei dificuldade na sua respiração e as vezes espirros. Nao tenho condições financeiras para internação. Mas me doi muito ve-la assim. Peço encarecidamente ajuda. Ela respira ja muito cansada e com dificuldade para deitar;
    Agradeço se me orientar com um remedio. Arrumo jeito pra comprar.
    Agradeço a atenção.

  11. Karol disse:

    Oi! Meu gato está com com o respiração estranha, mais barulhenta. O rononar mais alto. Como se fizesse mais esforço do que o normal. Só que não tem outros sintomas. Há pouco tempo nos mudamos pra uma casa antiga com muita poeira. Devo me preocupar só com esse sintoma ?

  12. Lisiane da silva disse:

    Meu gato passo por o processo de castração e faz uns 2 meses ele ficou muito triste e agora começou perder pelos foi medicado mas agora quando ele passa por momentos como administração de remédios ele fica agitado e respiração ofegante e até pela boca depois passa…
    Mas ele está debilitado estou dando vitamina pra ele…
    O que fazer?

    • Cobasi disse:

      Olá, Lisiane! É importante levar seu gato ao veterinário, já que ele apresenta mudanças comportamentais e perda de pelos após a castração. Esses sintomas podem indicar estresse ou algo mais sério que precisa de atenção profissional. O veterinário poderá oferecer o tratamento adequado. Esperamos que seu gatinho se recupere logo!

Deixe o seu comentário