Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Mancha branca no olho do cachorro: descubra o que pode ser

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Cachorro encarando a câmera
Independente do que seja, o veterinário é indispensável

O companheirismo do cachorro com o seu tutor é algo que impressiona, chegando ao ponto de ser símbolo de amizade verdadeira. Por isso, o nosso pet conta com a gente quando ele está adoentado. Estar atento aos sinais é a melhor atitude para evitar qualquer doença ao nosso amigão, como a mancha branca no olho do cachorro.

Infelizmente, existem algumas doenças bem comuns de acometer os cachorros. Entre elas, por exemplo, estão as doenças nos olhos do animal, nas quais a principal característica é o surgimento de mancha branca no olho do cachorro. Vale considerar, porém, que a ação mais responsável a ser realizada nessas situações é a procura de um médico veterinário. Afinal, somente um diagnóstico profissional poderá determinar com precisão esse quadro.

Acompanhe o conteúdo a seguir elaborado especialmente para você que está preocupado com a mancha branca no olho do cachorro e quer saber o que fazer.

Mancha branca no olho do cachorro pode ser úlcera de córnea

Como vimos, a mancha branca no olho do cachorro pode ser causada por uma série de razões. A úlcera de córnea é uma delas.

Tecnicamente falando, a córnea é a camada que fica em primeiro plano no olho do seu amigo e é extremamente fina, ou seja, é delicada. Assim, a lesão nesse tecido é supercomum de acontecer e isso causa uma doença úlcera de córnea. Os principais sintomas dessa doença são olhos bem irritados, coçando e com remela acima do normal.

É importante levar em consideração que até os casos mais leves dessa doença precisam ser resolvidos com um veterinário. Isso porque, como ela provoca muita coceira nos olhos do animal, ela pode danificar ainda mais a sua visão o coçando. Por acontecer em um local delicado, como os olhos, se não tratada adequadamente, essa doença causa a cegueira.

Também pode ser catarata?

A catarata é um medo bem comum dos tutores. No entanto, é preciso manter a calma, uma vez que ela pode ou não ser o motivo da mancha branca. A catarata é uma doença mais comuns em cães idosos, além disso, ela apresenta sintomas, como:

  • Aumento de secreção nos olhos;
  • Surgimento de círculos azuis nos olhos;
  • Esbranquiçamento;
  • Crescimento de sensibilidade à luz.

Ao perceber sintomas como esse, mesmo em cães mais jovens, o ideal é sempre o encaminhamento a um profissional. A catarata em cachorro causa o obscurecimento total ou parcial do cristalino.

Por instinto próprio, o seu pet vai procurar evitar se movimentar com frequência, pois passa a se esbarrar em objetos sem perceber. Contudo, essa é apenas uma maneira que o seu bichinho encontra de não sofrer tanto, e como ele não pode se defender, é a sua vez de ajudá-lo.

Cachorro deitado com coberta rosa
O tratamento adequado é sempre o melhor remédio

Essas doenças têm tratamento?

A primeira coisa a ser feita, como visto, é o encaminhamento ao médico veterinário. Pense que antes de qualquer tratamento, é necessário compreender qual é a doença em si.

Em casos de úlcera de córnea, por exemplo, existem tratamentos por meio de medicações. Já com relação à catarata, infelizmente, ela não tem cura. No entanto, graças ao avanço da medicina, existem atualmente cirurgias bem assertivas que melhoram de forma significativa a visão do animal.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. Adriana disse:

    Boa tarde! Gostei muito da explicação da equipe….🙌❤️

  2. Julia Calheta Gonçalves Kinoshita disse:

    Boa tarde! Essa explicação foi muito clara consegui tirar todas minhas dúvidas. Obrigada ❤️👏🏽

  3. Edna disse:

    Adorei sua explicação obrigada

Deixe o seu comentário