Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Pinscher branco: como cuidar do pet

Por Cobasi   Tempo de leitura: 5 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Pinscher branco

Conhecidos por suas tremedeiras no corpo e por ser uma das raças de cachorro mais nervosas, os pinscher são preferidos para quem opta por pets pequenos. Se você já conhece alguém que tem um, já percebeu que além de serem bem bravos, normalmente os pinscher possuem cores escuras. Então imagine a surpresa quando você vê um totalmente branco!

Os pinscher brancos, além de serem vendidos como cachorros raros, tem muito a ensinar sobre cães nessa tonalidade.

Você sabe porque existem pinscher nessa cor e quais os cuidados necessários com ele? Nesse artigo, você pode tirar algumas dúvidas sobre o pinscher branco e ainda saber algumas curiosidades sobre esse cão pequeno.

Manifestação da cor no pinscher branco

Bom, claro que a principal característica desse pequeno cachorro é a predominância total ou parcial da cor branca em seu corpo. Mas antes de entrar em outras características, é interessante que você saiba porque o pinscher pode ser encontrado na cor branca.

Normalmente, pinscher são encontrados nos tons vermelho preto, caramelo e marrom. Assim, a cor branca acaba sendo a mais rara, podendo acontecer em duas situações.

Fator genético

A primeira situação que um pinscher pode ser branco é se essa cor for natural em sua genética. Caso os progenitores, ou seja, os pais do seu pinscher tenham manchas brancas ou possuírem os genes dessa tonalidade, ela pode se manifestar em seu cão. Mas essa manifestação não é totalmente garantida.

Você pode identificar se a tonalidade do seu pinscher branco é natural, ou seja, que ele é simplesmente um cachorro branco observando alguns elementos. Caso o focinho e as unhas do seu pinscher sejam preto, olhos marrons e apresente manchas na pele, ele é um cão branco normal.

Albinismo

Outro fator que pode causar a cor branca no seu pinscher é se ele possui albinismo. Sendo a deficiência da melanina, que é responsável pela pigmentação do corpo, o albinismo, assim como afeta os seres humanos, também pode atingir cachorros.

O albinismo é uma mutação genética que anula total ou parcialmente a melanina no corpo. Se você quiser identificar se seu pinscher branco é albino, observe o focinho dele. Normalmente cães albinos possuem o nariz com cor de pele, além de olhos claros, o pelo é totalmente branco, com pele clara e as unhas também são brancas.

Porém, lembre-se que a condição do albinismo não é uma característica para o animal ser considerado bonito. Essa é uma doença grave que afeta muito o animal.

Características do pinscher branco

Pinscher branco

Assim como os demais pinscher, o pinscher branco é um cachorro de porte pequeno. Podendo atingir de 25 a 30 cm, esse pet pode pesar até 6 kg. Com uma expectativa de vida que pode ser de até 15 anos, saiba que os pinscher também podem ser bem agitados.

Porém, pinscher brancos que possuem albinismo tem sua vida mais curta, em consequência dessa manifestação genética.

Com um corpo compacto e musculoso, o pinscher branco tem a cabeça alongada, com um focinho pontudo e olhos bem ovais.

Mas não pense que só porque são pequenos, os pinscher brancos são mais silenciosos. Assim como os demais pinscher, esse cão gosta muito de latir, mas sempre por algum motivo.

Esse tipo de cão também não se sente bem em um ambiente com muitas pessoas, podendo ficar assustado ou bravo.

Cuidados com o pinscher branco

Um dos cuidados que você deve ter com o seu pinscher branco é com os pelos. Mesmo que sejam curtos, os pelos dessa raça de cachorro costumam cair bastante.

Por isso é importante que você escove o seu pet todo dia com uma escova especial e que atinja a área da pele do cão. Com isso, seu pinscher branco ficará com o pelo bem brilhante.

A alimentação é outro cuidado que você deve ter atenção. Ofereça ao seu pet refeições saudáveis como rações e petiscos para que ele não sofra com problemas de obesidade. Não se esqueça de oferecer água limpa e fresca para seu animal todo dia.

Assim como outros pinscher, os pinscher brancos também são bem agitados. Brinque com seu animal e crie uma rotina de exercícios para ele. Se preferir, utilize brinquedos para interagir com o pet. Passeios fora de casa também são bons para exercitar o animal. Caso seu cachorro se incomode com outras pessoas, use uma coleira quando forem passear.

A higienização do pet também é importante. Corte as unhas do pinscher branco quando estiverem grandes e banhos só devem ser dados no máximo 2 vezes ao mês.

Agora, pinschers brancos que sofrem de albinismos precisam de cuidados especiais.

Como são animais que têm ausência de melanina, a pele dele é suscetível à luz solar. Por esse motivo, não deixe seu pinscher branco com contato direto com raios solares. Eles podem causar manchas na pele do pet e até fazer com que ele desenvolva câncer de pele.

Como são cães que sofrem de fotossensibilidade, não deixe que eles fiquem em lugares muito iluminados. Isso pode afetar a visão do pinscher, fazendo com que ele possa até ficar cego.

Curiosidades sobre o pinscher branco

  • Caso seu pinscher branco seja albino, você não deve fazer o cruzamento dele. A melhor opção é castrar o animal;
  • Alguns pinscher brancos normais podem ser vendidos como pinscher com albinismo. Tenha cuidado com golpes;
  • Pinscher são considerados cães de raça do grupo Toys. Além de pequenos, são uma ótima companhia;
  • Há mais de 5 tipos diferentes de raça de pinscher .

Viu que mesmo sendo considerado um cão não muito comum, o pinscher branco possui uma explicação lógica para existir. Podendo ser uma condição genética normal ou uma mutação, a predominância da cor branca não deve ser motivo para que esse animal seja raro.

Caso você opte por ter um como pet, saiba que são cães que, mesmo que nervosos, são muito apegados a seus tutores e bem companheiros. Só não se esqueça dos cuidados com ele, como alimentação, higiene e exercícios.

E se você quiser saber mais sobre cuidados com cachorros, pode acessar nossos outros conteúdos com mais dicas relacionadas à pets:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Valdeia da Silva disse:

    Gostei muito das informações!

  2. Nanni disse:

    Essa informação foi muito importante , eu estou com uma pinscher branca que tá aparecendo essas manchinhas e vou cuidar melhor dela.

Deixe o seu comentário