Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Pitbull cinza: comportamento e particularidades

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
quais os tipos de pitbull que tem pelo cinza

Uma raça extremamente amigável, que gosta de agradar, cheia de entusiasmo, fácil de ensinar, e excelente companhia e muito amorosa com as crianças. Essas são algumas das características de um Pitbull cinza.

É bem provável que muitas pessoas não acreditem, mas é verdade: esses são os principais atributos também dos outros tipos da raça American Pitbull Terrier, de acordo com a Confederação Brasileira de Cinofilia.

Os Pitbulls podem apresentar alguma agressividade contra outros cães, por isso seus tutores devem desde cedo socializar o filhote com bastante cuidado. No entanto, o comportamento agressivo com seres humanos não é uma característica natural da raça.

Pelo contrário, justamente por serem excessivamente amigáveis, são contraindicados para quem está em busca de um cão de guarda. Então, por que os Pitbulls têm fama de cães perigosos? Puro preconceito.

Treino do Pitbull cinza

O que acontece é que eles são cães extremamente leais e obedientes aos seus tutores. Portanto, tudo o que o humano ensinar a ele desde cedo, o cãozinho irá aprender.

Se for um treino de obediência, o peludo vai terminar o treinamento muito bem educado, restando ao tutor repetir os comandos e manter seu amigo de quatro patas um verdadeiro lorde.

No entanto, se o treino for de ataque, o animal irá aprender com a mesma obediência a ser feroz. Não se trata de agressividade natural, mas sim de comandos que o humano usa para treinar o Pitbull.

A única característica que distingue o Pitbull cinza dos demais cães da raça é física. Justamente, a cor do pelo e do focinho, que é azulado.

Pitbull Blue Nose

Enquanto a grande maioria dos cachorros têm o nariz preto, os Pitbulls muitas vezes fogem a essa regra.

Há na raça os famosos RedNose, mas há também uma outra variedade que vem ganhando fama nos últimos anos, os Pitbulls Blue Nose, que têm o focinho azul acinzentado, acompanhado por uma pelagem em tonalidade aproximada, que pode ir de um prata claro até cor de carvão escuro.

O tom azul cinzento é resultado da diluição – ou desbotamento – da cor preta. Um filhote de Pitbull cinza recebeu genes recessivos de desbotamento tanto do pai quanto da mãe.

Mas, essa coloração de pelagem não é particularmente rara e pesquisas indicam que os animais de pelagem acinzentada têm maior propensão a problemas de pele.

Uma curiosidade é que não raro, por desconhecimento, fazemos confusão entre o Pitbull e uma outra raça, o American Bully. À primeira vista, um exemplar cinza dessa raça pode ser muitíssimo parecido com um Blue Nose, mas sua origem é bem mais recente que a dos Pits: anos 1990, nos EUA.

O American Bully é resultado da mistura do American Pitbull Terrier com o American Staffordshire Terrier, o que gerou cães amistosos, que só foram reconhecidos como uma nova raça pelo United Kennel Club (UKC) em 2013.

Mas, popularmente, pouco importa se são apenas um tipo de Pit, ou uma outra raça com parentesco aproximado. Todos eles acabam sempre sendo chamados “Pitbull cinza”. E, como vemos, ambos estão longe do estereótipo de cachorros maus.

Leia mais sobre outras raças caninas:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário