Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Por que o gato mia e como fazer ele parar?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Por que gato mia?

Por que o gato mia? Assim como nós, os animais também são capazes de se comunicar. Além de usar expressões corporais, odores e até danças, eles também fazem isso através de sons e ruídos, como uivos, latidos e os famosos miados.

Se você já se perguntou por que o gato mia, e quer entender o que faz os felinos emitirem sons, continue lendo este texto que nós vamos explicar tudo!

Se você prestar bastante atenção no seu gato, você perceberá que ele emite alguns sons de miado diferentes. Isso acontece porque os gatos usam o miado como uma das formas de se comunicar e cada intenção tem um som diferenciado.

Dependendo do que o felino deseja, é possível que ele emita sons diferentes com a finalidade de alertar o tutor, por exemplo. Quem tem gato sabe que o miado de fome é muito diferente de quando ele está com medo.

É importante saber reconhecer os tipos de miado do gato, desta forma, a comunicação entre o tutor e o pet ficará mais clara e efetiva. 

Para que serve o miado dos gatos?

Os gatos começam a miar nas primeiras semanas de vida, mais precisamente entre a 3ª ou 4ª semana. Nesses casos, os miados tendem a ser mais agudos e curtos. Eles servem para indicar que o filhote está com fome ou frio, alertando a mãe.

Conforme os gatos vão crescendo, seu miado vai mudando e engrossando. Além disso, os gatos começam a miar com mais frequência, com a finalidade de indicar outras necessidades. 

A principal razão porque o gato mia, é para a comunicação entre eles e com seus tutores. Além disso, é normal que os miados se unam a outros sons, como grunhidos e choros. Gatos são muito comunicativos!

Além dos miados, a comunicação dos gatos é enriquecida com movimentos corporais. Para completar, as “conversas” com outros felinos é baseada na emissão de feromônios e cheiros. Ainda bem que são imperceptíveis para os humanos!

Assim como os cães, os miados podem ter diversas entonações, isso depende muito do que o gato está tentando expressar. Existem gatos que dão muitos miados e outros apenas em casos extremos. 

Para alguns tutores, e principalmente para os vizinhos, o barulho pode incomodar.

Como fazer o gato parar de miar?

Agora que você já sabe porque o gato mia, que tal descobrir o significado de cada um dos sons e, por consequência, como reduzir o barulho?

Como já sabemos que o miado é uma forma do gato se comunicar, este som pode significar diversas coisas, como o gato ter dor ou até querer seu comedouro cheio. Saber o significado é a melhor forma de reduzir os miados.

Confira!

  • Gata no cio: Quando a gata está no período de cio, os miados altos e estridentes se tornam muito comuns. Isso acontece porque elas querem chamar a atenção dos machos que estão ao redor. A melhor forma de acabar com esse tipo de miado é fazendo a castração.
  • Fome: Os gatos costumam miar na hora da refeição. É um indicativo de que estão com fome querem ver o potinho cheio. Algumas vezes, o mesmo miado pode ser usado para pedir alguma comida específica, como latas e sachês de ração úmida.
  • Atenção: Ainda não sabe por que o gato mia? Se o som vem combinado com um olhar fixo, ele pode apenas querer chamar a sua atenção. Faça um bom carinho e veja se o miado para.
  • Demonstração de afeto: O miado mais fofo de todos! Os gatos podem miar como simples forma de mostrar afeto aos seus donos. Normalmente eles também costumam ronronar, se esfregar, fazer o famoso “amassamento de pão”, lamber e até dar mordiscadinhas. Gatos são muito carinhosos!
  • Estresse: O miado também pode significar que o gato está estressado. Se um novo animal ou pessoa chegou na casa ou você mudou algo de lugar, ele pode se incomodar e expressar isso miando. Os miados também podem ser por solidão ou tédio. Por isso indicamos brinquedos, arranhadores, torres e outros itens para gatificação.
  • Dores: Quando os gatos estão com alguma dor, é comum que eles demonstrem desconforto miando. Nesses casos, o ideal é apalpar o animal com a finalidade de buscar alguma informação para detectar o problema. É importante levar o animal ao médico veterinário.

Miar é algo natural para os gatos e alguns são mais barulhos, enquanto outros são quietinhos. O problema é quando o miado não para, pois indica que existe algo errado. A melhor forma de reduzir os miados é combatendo a causa deles.

Gostou de saber o porquê dos gatos miarem? Leia mais sobre gatos em nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

8 Comentários

  1. Alice disse:

    Gostei do texto pois aprende a lidar com meus gatinhos!!!!

  2. ELY MARINHO DA SILVA disse:

    Meu gato tem 1 aninho,ele é bem dengoso ,durante o dia ele fica com a minha filha,não mia e fica bem grudado nela.A noite a história é outra ele mia demais,até tem q passar a noite em outro cômodo da casa…agora tá com 10 dias q ele foi castrado,será q esses miados chatos vão parar? Ele não aparenta dor e é bem bonzinho qndo quer🤭

    • Cobasi disse:

      Oi, Ely! Como vai? É provável que os miados diminuam sim! Além da castração, você pode investir no enriquecimento ambiental. Já pensou em colocar prateleiras e nichos para o seu gato? Ou então presenteá-lo com uma torre ou arranhador? Confira algumas ofertas: https://www.cobasi.com.br/gatos

  3. Alessandra Santos disse:

    Boa tarde,
    Meu maior problema está acontecendo na hora em que vou p cozinha preparar as refeições e quando sento para comer.
    Ele não para de miar, nada o faz parar.
    Realmente não sei mais o que fazer. 🤪

  4. Ivanilde Fiorini Gualassi disse:

    Meu gato tem uns 6 anos. Eu morava em casa térrea, e ele adorava ficar no Jardim tomando o solzinho. Agora faz 1 mês que me mudei para apto, no começo ele reagiu bem, mas faz 2 dias que ele começou a ter um miado diferenre, é como se ele tivesse UIVANDO. O que pode ser ?

    Aguardo

  5. Elani castro disse:

    Meu gatinho começou a miar do nada quando ver a gente,mia sem parar!

Deixe o seu comentário