Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Quantas horas um gato dorme por dia? Entenda!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
quantas horas um gato dorme por dia

Desde os tempos mais antigos, os gatos e os seres humanos sempre tiveram uma relação muito próxima. E, ainda assim, esses animais contam com algumas características e comportamentos que são bastante interessantes para nós, não é mesmo?! Quem tem mais proximidade com felinos já deve ter se perguntado quantas horas um gato dorme por dia, afinal, é perceptível que eles dedicam um longo tempo às sonecas diárias.

Pensando nisso, vamos falar sobre quantas horas esses pets precisam para descansar, além de explicar o porquê de eles sentirem essa necessidade de dormir tanto. Confira!

Afinal, quantas horas um gato dorme por dia?

Os gatos são capazes de dormir, em média, de 15 a 20 horas por dia! Ou seja, no geral, eles passam cerca de dois terços do dia tirando sonecas! Bastante coisa, não?! Mas não se preocupe, afinal, esse hábito é super normal para esses pets tão preguiçosos e que amam uma caminha.

Os felinos selvagens, como leões, pumas, guepardos e onças costumam dormir por longas horas durante o dia, para, assim, caçar com bastante disposição à noite. No caso dos gatos, esse hábito se manteve, e dá para perceber ao observar a rotina que esses pets levam. Afinal, quem nunca notou que à noite os gatos ficam muito mais energéticos, correndo por todos os cantos da casa? Pois é, esse comportamento é bem normal.

Por que os gatos dormem tanto?

Os gatos, assim como os felinos selvagens, têm um sono muito leve durante o dia, ou seja, dormem de maneira fracionada. Por essa razão, eles sentem necessidade de dormir por muitas horas, para compensar todas as vezes em que eles acabaram acordando.

Quem tem mais proximidade com gatos, provavelmente já reparou que o pet, mesmo de olhos fechados, move as orelhas e a cauda conforme ouve algum barulho. Além disso, gatos são animais muito ariscos, e ao escutarem um som muito alto ou próximo, eles já estão preparados para dar um pulo e sair correndo.

Isso acontece porque a natureza dos felinos faz com que eles estejam sempre alertas para o caso de qualquer possível ameaça ou ataque. Dessa forma, eles precisam estar atentos aos acontecimentos externos até mesmo durante o sono. 

Sendo assim, esses pets não dormem profundamente por 15 horas, não! Muito pelo contrário. Eles dormem com um sono bastante leve, acordando uma série de vezes, totalizando uma média de 15 a 20 horas diárias.

E quando o gato dorme mais do que o normal?

quantas horas um gato dorme por dia

Alguns fatores podem influenciar no sono do seu pet, como, por exemplo, o clima. Afinal, quem é que não se sente mais preguiçoso naqueles dias de frio e chuva? E os gatos também tendem a dormir mais em épocas como essas.

Ademais, caso você tenha a impressão de que o seu gato dorme de forma exagerada, pode ser interessante consultar um veterinário. Existem algumas doenças em que os sintomas envolvem apatia, isolamento e alterações nos padrões de sono, podendo levar a mais sonolência. Caso esse seja o caso, recorrer a um profissional é, definitivamente, a melhor escolha!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário