Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Tartaruga de orelha vermelha: saiba tudo sobre esse animal

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
tartaruga de orelha vermelha
A tartaruga de orelha vermelha é considerada um animal exótico

Você já ouviu falar na tartaruga de ovelha vermelha? Ela é um animal exótico original dos Estados Unidos, mas que se faz presente em todas as partes do mundo. Venha com a gente e conheça tudo sobre esse animal para lá de especial! Confira!

Tartaruga de orelha vermelha: características da espécie

Além da coloração vermelha da orelha que dá o nome à tartaruga, a espécie conta com uma série de características únicas. Por exemplo, a tartaruga de orelha vermelha faz parte da família da Testudinata, que conta com mais de 250 variações na natureza, incluindo dos famosos jabutis.

Apesar de estar presente no Brasil, a comercialização da tartaruga vermelha é proibida pelo IBAMA. Para o órgão, ela é considerada uma espécie invasora da fauna, por ser nativa de outro continente. Além disso, ela rivaliza com a tartaruga-tigre-d’água-brasileira, o que gera desequilíbrio no meio ambiente.

Quanto tempo vivem as tartarugas de orelha vermelha?

As tartarugas de orelha vermelha podem viver por até 40 anos. Quando mais jovens, exibem manchas e um casco com cores vibrantes. Com o passar do tempo, ao envelhecerem, a cor do casco começa a escurecer e as manchas e faixas vermelhas se tornam menos visíveis.

Como cuidar de uma tartaruga de orelha vermelha?

Apesar da restrição do IBAMA, é possível cuidar de uma tartaruga de orelha vermelha em casa mediante autorização do órgão para importação e criação em cativeiro. Para garantir o bem-estar do animal de estimação, é preciso tomar alguns cuidados, entre eles:

Escolha o aquaterrário correto para ela

Um aquaterrário nada mais é do que um aquário adaptado para conservar água e terra, recriando o habitat natural da tartaruga de ovelha vermelha. O indicado é escolher um recipiente com, no mínimo, 50cm de profundidade e capacidade para 290 litros. Além disso, é necessário manter a temperatura da água por volta dos 26°C.

Como alimentar uma tartaruga de orelha vermelha?

O melhor jeito de alimentar uma tartaruga de orelha vermelha é oferecendo a ela ração própria, de acordo com a idade do animal. Por isso, confira a seguir algumas opções.

No entanto, sempre que for alimentar uma tartaruga, lembre-se de oferecer uma quantidade que pode ser consumida por completo em até 10 minutos. É sempre indicado consultar um médico-veterinário para validar uma rotina alimentar específica para o pet. 

Como funciona a reprodução da tartaruga de orelha vermelha?

tartaruga de orelha vermelha
A tartaruga de orelha vermelha fêmea depois de 15 a 20 ovos por vez

As fêmeas de tartaruga de orelha vermelha atingem a maturidade sexual por volta dos cinco anos de idade. Já as tartarugas aquáticas macho levam de dois a três anos para chegarem a esta fase da vida.

As fêmeas de tartaruga podem alcançar até 30cm de comprimento, enquanto os machos chegam a 25cm. Aliás, essa diferença de altura é um dos jeitos mais simples de identificar o gênero das tartarugas dessa espécie.

Nas fêmeas, o plastrão (parte inferior da carapaça) é um pouco convexo, com o objetivo de gerar maior espaço para os ovos. Nos machos, o plastrão pode ser reto, para se ajustar melhor sobre a fêmea, promovendo mais conforto no momento do acasalamento.

Outra característica genética que facilita diferenciar machos e fêmeas adultos de tartarugas de orelha vermelha é o tamanho das patas e unhas dianteiras. Nos machos elas são ligeiramente maiores, assim como as caudas.

As fêmeas podem realizar várias desovas nas épocas mais quentes do ano. Elas escavam ninhos no chão, onde depositam de 12 a 15 ovos por vez. Esses ovos levam de 50 a 90 dias para eclodirem e libertarem as novas tartaruguinhas aquáticas.

Como cuidar de filhotes de tartarugas?

Os filhotes de tartarugas podem viver em aquaterrários ou em lagos de jardim. Entretanto é preciso escolher um local que seja capaz de abrigar confortavelmente as tartarugas. Por isso, leve em consideração o tamanho e a quantidade de animais antes de definir o criadouro. Uma dica é: escolha com 5X o comprimento e 3X a largura do casco.  

Embora o crescimento das tartarugas não seja muito rápido, é importante considerar o tamanho de um adulto, pois assim se descarta a necessidade de trocas futuras. A porção com água do aquaterrário deve cobrir até a altura da carcaça. Assim as tartarugas conseguirão aquaterrário.

Tartarugas aquáticas podem conviver com outros animais?

As tartarugas aquáticas podem conviver com os peixes ornamentais, embora não seja recomendado. Isso porque elas podem comê-los ou acabar prejudicando de alguma forma o ecossistema, pois o seu metabolismo gera excesso de excrementos, deixando a água em condições insalubres para os peixes. 

Gostou de conhecer mais sobre a tartaruga de orelha vermelha? Então, se você ficou com alguma dúvida sobre ela ou outros animais da espécie, deixe uma pergunta nos comentários. Vamos adorar responder.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Ronaldo ferreira da Silva disse:

    Tenho uma orelha vermelha e gostaria de saber quantas hora elas podem ficar fora do aquaterrario

Deixe o seu comentário