Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro pode comer gelatina? Tire todas as suas dúvidas!

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro pode comer gelatina

Será que cachorro pode comer gelatina? Se você já se fez essa pergunta, chegou a hora de descobrir a resposta! Afinal, esse aperitivo possui colágeno, uma substância benéfica à saúde dos seres humanos e pets. Descubra de uma vez por todas se gelatina faz mal para cachorro ou não.

Afinal, cachorro pode comer gelatina?

Depende! Existem dois tipos de gelatina: com sabor e sem sabor.

A gelatina com sabor e colorida não deve ser dada aos cães. Apesar de realmente conter colágeno (proteína extraída do couro, casco, tendão, cartilagem e ossos de boi e porco), outros ingredientes são misturados na formulação, o que torna a gelatina prejudicial e tóxica aos pets.

As gelatinas saborizadas são feitas a partir de açúcar, corantes, aromatizantes e adoçantes. E cada um desses ingredientes faz mal aos cães de maneiras distintas. Confira!

  • Açúcar: causa problemas dentários, como cáries, tártaros e outros mais graves. Além disso, o açúcar também favorece o ganho de peso e, consequentemente, a obesidade, que está relacionada a uma série de outros problemas de saúde.
  • Corantes: causam alergias e problemas de intolerância no cão.
  • Adoçantes: são tóxicos aos cães.

Um dos adoçantes mais prejudiciais é o xilitol. Quando ingerida, a substância causa aumento na produção e liberação de insulina no sangue, o que provoca queda na glicemia. Assim, em consequência, o adoçante causa convulsões e, em casos mais extremos, pode levar o animal a óbito.

Portanto, lembre-se de que cachorro não pode comer gelatina de jeito nenhum, nem qualquer outro alimento com substâncias artificiais.

Mas e as gelatinas incolores e sem sabor?

Cachorros podem comer gelatina incolores e sem sabor. Isso porque elas não trazem nenhum malefício à saúde dos animais, porque não contêm substâncias nocivas. Além disso, o colágeno presente no alimento auxilia a saúde das articulações e pelagem. Contudo, o ideal é conversar com o médico-veterinário do seu pet para descobrir se realmente é possível incluir a gelatina na dieta do seu bichinho.

Na verdade, muitos profissionais dizem que o alimento não traz nenhum benefício à dieta canina. Por isso, confira as recomendações do seu veterinário antes mesmo de oferecer o alimento ao pet.

Além disso, existem gelatinas específicas e especiais para cães, feitas com ingredientes selecionados e atóxicos.

Mas, de todo modo, a ração é a melhor opção para cães, já que possui todos os nutrientes necessários para o seu animal de estimação.

Qual é o melhor petisco para cães?

cachorro pode comer gelatina

Muitas pessoas dizem que cachorro pode comer gelatina porque ela é preparada com água, o que ajudaria a aumentar a ingestão hídrica desses animais. No entanto, há outras maneiras de incentivar que o cachorro beba água no dia a dia.

Dê preferência a alimentos naturais liberados aos cães, como melão, chuchu e melancia. Isso porque eles possuem grande quantidade de água.

Nos dias mais quentes, prepare picolés para cachorro. No entanto, tenha atenção à quantidade oferecida. Não ultrapasse os 10% da quantidade de calorias recomendadas diariamente, de acordo com o porte, idade e alimentos consumidos pelo pet.

Agora você sabe que cachorro pode comer gelatina incolor e sem sabor, mas deve ficar longe das coloridas e saborizadas artificialmente!

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário