Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Posso dar chá de camomila para cachorro? Descubra!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
mulher oferecendo chá de camomila para o cachorro
Chá de camomila é bom e faz bem para cachorros

Posso dar chá de camomila para cachorro? Essa é uma dúvida frequente dos tutores que desejam incrementar a dieta do pet para além das rações. Por isso, nós preparamos um conteúdo especial para responder a essa pergunta. Confira!

Chá de camomila para cachorro: Pode?

Sim, você pode inserir chá de camomila na dieta do seu cachorro. Assim como para nós humanos, o chá é um poderoso relaxante natural para os animais de estimação. Sendo ótimo no combate a insônia, estresse e ansiedade.

Atenção: Não é recomendado dar chá de camomila processado para os cães (aqueles vendidos em saquinhos no mercado), pois eles podem conter ingredientes nocivos. Aposte sempre em folhas frescas ou desidratadas.

Os benefícios do chá de camomila para cães

Além de ser um ótimo calmante natural, dar chá de camomila para cães também traz uma série de benefícios para o animal. O principal deles é ajudar no bom funcionamento do sistema digestivo, evitando cólicas, gases e problemas no estômago.

Como dar chá de camomila para cachorro?

Apesar do chá de camomila para cachorro ser bom, o tutor deve tomar alguns cuidados na hora de oferecer a bebida para o animal de estimação. O indicado é que seja inserido na dieta do animal com frequência moderada e em pouca quantidade.

Sempre que oferecer a bebida para o animal, verifique a temperatura. Bebidas muito quentes podem machucar a boca do pet. Por isso, sirva o chá para o cão sempre em temperatura ambiente ou gelado. Ele vai adorar.

Não se esqueça de dar sempre chá puro para o animal, sem açúcar, adoçantes e similares. É recomendado ficar de olho nas reações do pet, pois, em alguns casos, é possível que o chá de camomila cause reações alérgicas, sendo necessário a visita a um médico-veterinário de confiança.

Saiba como preparar o chá para o cão

mulher com xícara de chá de camomila perto do cachorro
Ofereça chá para o seu cachorro em temperatura ambiente

Preparar o chá de camomila para o seu cachorro não tem muito segredo. Basta diluir uma xícara de chá com as folhas em, aproximadamente, meio litro de água e esquentar. Quando ela estiver pronta, deixe esfriar e coloque no bebedouro predileto do seu pet.

Posso oferecer outro chá para o meu cão?

Na maioria dos casos sim. Porém, o tutor deve ficar atento à qual chá deseja oferecer para o cachorro, pois alguns contam com cafeína e ela é muito prejudicial para o animal. Os principais sintomas da ingestão dessa substância são:

  • Vômito;
  • Tremores;
  • Aumento da frequência cardíaca;
  • Convulsões.

Quais tipos de chá posso dar para o cachorro?

Uma boa dica é sempre evitar chá de folhas escuras ou que tem coloração puxada para o laranja. Na dúvida, consulte sempre o médico-veterinário. Porém, algumas plantas são boas alternativas para fazer chá para cachorro. Conheça!

  • Chá de boldo: ótimo para digestão e funcionamento do fígado;
  • Folhas erva-doce: Indicado para aliviar cólicas no intestino;
  • Chá de hortelã: tem função oxidante e melhora o sistema respiratório;
  • Folhas de calêndula: melhora a função hepática, ideal para pet com problemas no fígado;
  • Chá de valeriana: ajuda a acalmar o animal e combate o estresse.

E além das ervas mencionadas que são excelentes para o bem-estar e saúde do seu cão, você sabia que existem outros alimentos que podem ser ótimos para o seu cachorro? Dê o play e saiba mais!

Tem o hábito de oferecer chá para o seu cachorro? Conte para gente qual é o sabor preferido do seu pet.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário