Como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo?

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:
como ensinar o cachorro a fazer as necessidades no lugar certo

Nenhum tutor gosta de encontrar xixi ou cocô no quarto, na sala ou em qualquer lugar que não seja o tapetinho higiênico do pet, não é mesmo?! Isso acontece muito porque não é todo mundo que sabe como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo.

O funcionamento do aprendizado dos cães não é tão diferente assim do nosso, mas existem alguns métodos de como ensinar cachorro a fazer necessidade no lugar certo que fazem toda a diferença.

Preparamos um material completo para você aprender, de uma vez por todas, como ensinar um cachorro a fazer as necessidades no lugar certo!

Aprenda como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo

O primeiro passo para aprender como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo é entender como funciona o processo de aprendizado e de escolhas desses peludinhos

Primeiro, vamos entender como eles aprendem. Broncas e castigos podem ensinar os cães, mas também causam traumas e geram comportamentos inadequados. A forma mais efetiva de ensinar um cachorro é reforçando os comportamentos corretos. Mais adiante falaremos sobre isso! Agora, vamos entender como eles aprendem sozinhos.

Imagine que ao chegar na sua casa o animal não sabia onde fazer o xixi e o cocô. Da mesma forma que ele não sabe onde dormir e onde se alimentar. O local do almoço é fácil, já que você coloca a ração no comedouro. Já as outras duas necessidades fisiológicas do pet são um pouco mais complicadas.

É nessa hora que os instintos afloram e guiam o animal. Ele está com sono? Então vai procurar um lugar quentinho e protegido para descansar. A caminha para cachorro faz esse papel muito bem.

E quando o pet está com vontade de fazer xixi? Instintivamente, os cães urinam e defecam em locais com alto poder de absorção para não deixar rastros. Outro comportamento feito na natureza é a demarcação de território, em que os animais urinam, mas desta vez para impregnar o seu odor.

Ao chegar ao novo lar, o animal pode usar qualquer lugar altamente absorvente para fazer as necessidades, como tapetes, camas, sofás, carpetes e vários outros itens que vai causar a maior dor de cabeça no tutor.

Para a sua sorte existem os tapetes higiênicos, artigos desenvolvidos especialmente para os cães fazerem xixi e cocô!

Tapete higiênico: parceiro de como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo

O tapete higiênico é altamente absorvente e, por isso, atrai o animal quando ele está com vontade de urinar ou defecar. Mas por que ele vai escolher o tapetinho e não o tapete da sala?

Os fabricantes não deixam nada passar e, usando o instinto dos cães a seu favor, adicionam atrativos caninos no tapete higiênico. São odores que apenas o nariz sensível dos cães é capaz de identificar e que dizem “aqui é o local para você fazer as necessidades”. Parece fantástico, não é?! E também é muito eficaz!

Agora que você já sabe como os cães escolhem o local para fazer as necessidades e como funciona o tapete higiênico, vamos aprender o próximo passo de como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo?

Como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo? Direcione o pet

Filhote fazendo xixi no lugar certo

Os cães são animais que ainda mantêm muitos instintos no seu dia a dia. O tutor pode se aproveitar disso para ensinar o cachorro a fazer necessidades no lugar certo.

Na Cobasi, você encontra atrativos caninos, semelhantes aos usados no tapete higiênico, e repelentes, que agem afastando os cães. A dica é usar o produto que atrai o animal no tapetinho e colocar o repelente naqueles lugares errados onde o pet já urinou.

No entanto, antes de usar o repelente, você deve fazer a higienização correta do local. Não adianta usar desinfetantes que são vendidos em mercados, pois eles não retiram o odor da demarcação de território e acabam atraindo o pet para fazer xixi no local novamente. Use desinfetantes veterinários, que removem esses odores imperceptíveis para nós, mas altamente atraentes para os cães.

Essa combinação de produtos direciona o pet a não sujar o lugar errado e são grandes parceiros de como ensinar o cachorro a fazer xixi no lugar certo.

Paciência, carinho e dedicação

Agora você já tem todos os produtos que precisará para seguir com o treinamento do seu pet. Chegou a hora de colocar em prática. Para isso, você precisará de muita paciência, carinho e dedicação.

Como mencionamos no início do texto, os cães aprendem mais quando recompensamos atitudes corretas do que quando os castigamos por ações erradas. Assim como em nós, humanos, ser recompensado é mais efetivo do que receber uma bronca!

Sendo assim, sempre que o cachorro fizer as necessidades no tapete higiênico ou na rua, ofereça um petisco e carinho. Quando ele sujar o local errado, não brigue. Apenas retire o animal do ambiente e higienize sem que ele veja.

Lembre-se que parte da recompensa do animal é a atenção e uma bronca ou até a dedicação do tutor em limpar a sujeira dele são formas de atenção e podem ser entendidas como recompensas.

Aprender como ensinar cachorro a fazer necessidades no lugar certo não é uma tarefa muito fácil, mas quando você adiciona os ensinamentos na rotina, tudo fica natural, fácil e começa a funcionar!

Porém, para ser efetivo é importante ter paciência e se dedicar a repetir muitas e muitas vezes. Alguns cães aprendem mais rápido e outros levam um pouco mais de tempo, mas seguindo estas dicas seu pet aprenderá como fazer as necessidades no lugar certo.

Pratique o reforço positivo

cachorro fazendo xixi
Dar broncas não é efetivo. Aposte em recompensar comportamentos corretos.

Apesar de ficarmos muito bravos com as travessuras dos pets, nunca dar broncas ou colocar o cachorro de castigo quando fizer as necessidades no lugar errado. Punições podem levá-lo a criar associações erradas, como fazer as necessidades fisiológicas quando quiser chamar atenção do tutor. Ele também pode ficar com medo e escolher um local escondido para usar como banheiro.

Recompensar o bom comportamento é muito mais efetivo para o aprendizado do que penalizar atitudes erradas. Por isso, se o pet fizer as necessidades no lugar errado, ignore e espere que ele saia do ambiente para limpar. Assim, ele não associará o xixi à atenção reservada à limpeza.

No entanto, quando ele fizer xixi ou coco no lugar certo, pode festejar! Carinho, petiscos e brinquedos são bem-vindos!

Como ensinar cachorro velho a fazer necessidades no lugar certo?

Todas as dicas dadas ao longo do texto podem ser utilizadas com cães filhotes, adultos e idosos. O princípio do aprendizado é exatamente o mesmo e animais de todas as idades têm a mesma capacidade de aprender.

No entanto, com os cães mais velhos o tutor precisará ter ainda mais paciência, dedicação e amor. Eles já possuem algumas manias e estão acostumados com certos comportamentos. Será necessário que eles aprendam novas orientações e deixem de lado hábitos antigos.

Dicas para ensinar seu pet a fazer xixi no lugar certo

Agora que você já sabe como ensinar cachorro a fazer necessidade no lugar certo, separamos algumas dicas para ajudar você nesse caminho que é o aprendizado dos pets:

  • Escolha locais diferentes para o cão dormir, comer e fazer xixi;
  • Troque o tapete higiênico com frequência para que a área fique sempre limpa;
  • Nunca limpe as necessidades feitas no local errado na frente do animal, pois ele pode associar a ação como uma forma de chamar a atenção do tutor;
  • A higiene nesses espaços deve ser feita com produtos enzimáticos que retiram o odor;
  • Crie horários fixos para alimentar o pet, assim, conseguirá regular também o período da urina e das fezes;
  • Preste atenção em filhotes e cães idosos, pois apresentam dificuldade para controlar a vontade de fazer as necessidades fisiológicas. Por isso, é comum que errem o local do “banheiro” de vez em quando. Esses erros, no entanto, não podem ser frequentes. Caso se torne um hábito, será preciso trocar imediatamente o método e consultar um médico veterinário;
  • Ofereça recompensas, como petiscos e brinquedos, sempre que o animal acertar o local para que se sinta estimulado a repetir a ação;
  • Evite dar broncas, deixá-lo de castigo e usar o nome dele como repreensão. Essas atitudes podem fazer com que se sinta ameaçado ou significar atenção, reforçando o comportamento;
  • Não esfregue o focinho do cão no xixi, isso só o deixará mais confuso;
  • Dê um nome para a atividade, como “ir ao banheiro”, para ajudá-lo a assimilar o comando.

Gostou das dicas? Conte para nós se o treinamento para fazer xixi e cocô no lugar certo deu resultado.

Separamos mais alguns conteúdos sobre cães para você treinar o seu pet:

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

5 Comentários

  1. Cristiano disse:

    Olá pessoal, tenho um cachorro da Raça Poodle, ele já tem apróximadamente 10 anos. E sempre fez as necessidades nos locais errados na maioria das vezes, com o uso do tapete higiênico ele chegou a fazer as necessidades no tapete higiênico por um bom tempo, depois voltou a fazer as necessidades em locais errados, e como o Xixi dá mais trabalho em relação a limpeza, optei por fraudas, para evitar maiores sugeiras principalmente toda vez que sair de casa. Minha pergunta é, mesmo que ele já tenha a idade atual é possível adestrá-lo para que possa entender e aprender a fazer as necessidades em apenas um local específico? Se sim, como proceder?

    Obrigado!

  2. Clarice krohn disse:

    E qdo o filhote acha graça em destruir o tapete higiênico?
    Estou com este problema. 2 cadelinhas que fazem as necessidades em qualquer lugar e assim que avistam o tapete, imediatamente destroem em farelos.
    Qdo saem para passear, não fazem nada na rua. Basta entrar no prédio e já começam.
    Meu sofá roeram tudo por baixo as espumas. Estou desesperada.

  3. Priscila soares da silveira disse:

    Adotei um filhote e até hj ele não faz as necessidades no lugar certo. Eu moro em ap alugado que o piso é laminado e aonde ele faz as necessidades o piso está inchando. Estou desesperada! Levamos ele pra passear ele não faz xixi fora de casa, o que eu faço???

    • admin disse:

      Olá, Priscila. Como vai? Alguns pets têm mais dificuldade em aprender a usar o tapete higiênico, mas se seguir as orientações e ter paciência ele aprende. Um adestrador pode ajudar nesse processo.

Deixe o seu comentário