Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato bravo: motivos, como lidar e dicas de cuidados

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 6 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato bravo

Ter um gato bravo pode ser um problema para pessoas que esperam um pet carinhoso e brincalhão. Por se tratar de uma questão comportamental, muitas atividades rotineiras podem ser difíceis, como colocá-lo na caixa de transporte, levar ao veterinário, entre outras.

Neste artigo, preparamos algumas informações essenciais que todo tutor deve saber sobre gato nervoso, irritado ou bravo. Vamos detalhar mais sobre o comportamento e como ajudar os tutores. Confira!

Principais motivos que podem deixar o gato bravo

Como nenhum tutor quer ouvir gato miando bravo, nervoso ou assustado, alguns dos diferentes significados que podem justificar esse comportamento são o medo, estresse, dominância e dor. De modo geral, ao adotar um pet, você espera que ele seja brincalhão e uma boa companhia peluda. Entretanto, alguns fatores podem fazer com que o humor do animal varie, o deixando bravo, como:

Ambientes barulhentos

O barulho é um dos principais motivos para deixar o gato bravo. Como são animais que  têm o sistema auditivo sensível, ambientes com som alto, gritos e outros ruídos, podem deixar o animal nervoso e em estado de alerta.

Alterações na rotina

Os gatos têm como característica o apego à rotina. Portanto, alterações podem não ser muito bem recebidas pelo pet, deixando-o estressado e agressivo. Por exemplo, mudanças bruscas de ambiente podem ser uma delas.

Caso você tenha se mudado para outra casa, saiba que gatos não se adaptam tão rapidamente a novos espaços como os cães. Se perceber que o seu animal está mais violento e nervoso, essa pode ser a razão.

Experiências e traumas

Os animais de estimação também podem passar por alguma experiência ruim, que dê gatilho para comportamentos mais agressivos, ansiosos, agitados e acuados. Infelizmente, casos de maus tratos aos gatos são um dos principais motivos. Para recuperar a confiança do animal, muita paciência, amor e dedicação vão ser essenciais.

gatinhos bravos
Experiências traumáticas são um dos principais motivos que podem deixar os gatos ansiosos e agressivos.

Vale ressaltar que a ausência de cuidados também podem fazer com que seu gato fique bravo. Se o seu pet está machucado ou apresenta algum problema de saúde, ele pode ficar mais nervoso e até mesmo atacar as pessoas. Essa é uma maneira que ele está usando para tentar se defender e evitar que o prejudiquem.

Predisposição genética

Um gato bravo também pode ser por motivos de predisposição genética. É importante que você saiba que a reação que o gato tem quando fica bravo é causado pelo seu traço biológico. Como os gatos domésticos descendem de felinos selvagens, a atenção e instinto violento são essenciais para a sobrevivência na natureza.

Mas, claro que esse fator só se manifesta em certas ocasiões. Quando o pet está em um ambiente que o deixa estressado ou assustado, o comportamento bravo pode ser uma resposta a isso. 

Novo membro na família

A adoção de um novo pet pode ser o motivo. Assim como os felinos selvagens, os gatos domésticos são territoriais. Ao perceber que há um animal novo ocupando o mesmo espaço ou residência que ele, o comportamento bravo pode ser uma resposta a isso, onde o gato tenta defender seu território.

Agora, você já sabe um pouco mais sobre o que significa quando o gato está bravo. A seguir, vamos falar sobre os sinais e dicas para te ajudar a acalmar seu pet. Continue a leitura!

Quais são os sinais que o gato apresenta quando está bravo?

Você sabe quais os possíveis motivos que podem levar o gato a ficar bravo? Existem alguns sinais que os tutores precisam estar cientes, para ajudar a identificar esse comportamento, como: 

  • pet muito isolado;
  • encara muito as pessoas;
  • expõe os dentes;
  • arqueia as costas em ocasiões específicas;
  • entre outros.

Além disso, se esse comportamento for acompanhado por orelhas para trás, pupilas dilatadas e pelos arrepiados, algo está errado.

gato miando bravo
Existem alguns sinais que o gato apresenta quando está bravo, portanto muita atenção ao comportamento do pet.

Ponto importante: antes de saber como lidar com esse comportamento, é preciso que você saiba identificar que seu gato está apresentando mesmo um comportamento bravo. Afinal, não são todos os gatos domésticos que possuem um comportamento sociável. Alguns podem ser apenas tímidos ou mais reservados.

Para saber se o seu gato está bravo, é importante que você observe bem o ambiente em que ele se encontra. Há algo fora do comum ou que possa estar incomodando o seu pet? Somente identificando o problema que você poderá ajudar com esse comportamento.

O que fazer quando o gato está muito bravo?

Para saber como lidar em algumas condições, separamos 5 dicas de como acalmar um gato estressado ou nervoso. 

1. Procure ajuda de um médico-veterinário

Antes de tudo, é importante saber que, quando o seu gato apresenta um comportamento bravo e violento, a primeira opção é procurar a ajuda de um profissional. O médico-veterinário vai buscar entender os fatores que estão por trás dessa condição raivosa do animal, seja algum problema de saúde ou se está passando por muito estresse, por exemplo.

2. Torne o ambiente mais calmo e tranquilo

Ambientes calmos e tranquilos são essenciais para deixar o seu pet confortável e, consequentemente, sem comportamentos agitados ou agressivos. Por exemplo, se você se mudou recentemente, tente levar seu gato para a nova casa somente quando terminar toda a mudança e arrumação.

Evite que o seu animal fique em um lugar estressante. Barulhos intensos e maus-tratos podem afetar o pet. Por isso, ofereça a ele um lugar silencioso e não deixe que machuquem seu pet.

3. Cuidado com alterações bruscas na rotina do pet

Como mencionamos, os gatos são animais rotineiros. Então, evite realizar mudanças bruscas na rotina do animal. Continue dando a mesma ração e tente deixar o espaço do pet sempre organizado – a gatificação é muito bem-vinda – além de oferecer a ele muito carinho e atenção. Desse modo, será mais fácil deixar o seu amigo sempre feliz. 

4. Catnip e feromônios

como lidar com animais agressivos
Trabalhe a questão da confiança do gato, respeitando o tempo e o espaço do animal.

Na Cobasi você encontra o catnip e os feromônios, indicados para ajudar a acalmar um gato. Também conhecida como erva-do-gato (catnip), a solução tem efeito para estimular e relaxar os pets, ou seja, os animais mais bravos se acalmam. Portanto, os brinquedos com a erva são recomendados para um gato nervoso.

Já os feromônios contam com uma ação mais controlada: o produto tem odores liberados que ajudam os gatos a perceber que aquele é um local seguro. 

5. Seja um tutor presente na vida do seu gato

Uma relação entre tutor e pet precisa trabalhar uma questão importante: a confiança. Seja oferecendo um carinho, petiscos e buscando uma interação, aproxime-se aos poucos até ganhar a confiança do pet, ele irá se esfregar e ronronar quando vê-lo. Respeite o tempo e o espaço dele.

O que não fazer com seu gato bravo?

Se mesmo com esses cuidados, seu gato ainda apresentar um mau comportamento, não retribua da mesma forma. Evite ter atitudes violentas como gritar e maltratar o animal. Isso só irá piorar a situação.

Você também não deve punir seu gato com atitudes restritivas. Sempre ofereça a ele ração, água e mantenha a caixa de areia em que seu animal faz as necessidades limpa. Desse modo, seu gato terá conforto e prazer, podendo reduzir o sentimento de braveza.

gato bravo o que fazer

Portanto, tutores, assim como os seres humanos, os gatos domésticos podem ser afetados por situações e lugares estressantes. Por isso, é essencial que você saiba identificar se seu gato está tendo as condições necessárias para viver bem. Dedicar atenção, paciência e amor é o melhor caminho com seu amigo para que vocês dois tenham uma boa convivência.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário