PIF: como prevenir esta doença no seu gato?

27 de janeiro de 2020

Gatos

PIF ou Peritonite Infecciosa Felina, é uma doença causada por um vírus e que pode afetar gatos no mundo todo e levar à morte. Quer saber como prevenir esta doença no seu gatinho? Saiba mais abaixo!

A doença

Apesar de o vírus em si ser bastante comum, apenas uma pequena porcentagem de gatos que entram em contato com ele desenvolvem a doença. Entretanto, nesses casos a doença age de maneira progressiva e pode matar. Por isso, é importante prevenir e identificar cedo a doença.

Como a PIF é transmitida?

transmissao-da-pif-em-gatos-blog-combasi

O vírus pode infectar gatos de qualquer idade, mas gatos mais jovens, que tenham FeLV, ou idosos têm mais chances de desenvolver. Mesmo não sendo muito contagiosa, pode ser transmitida através de saliva e fezes de gatos contaminados e é mais comum em locais com muitos animais, como abrigos. Além disso, ele pode ser transmitido pela mãe infectada para filhote durante a gestação ou amamentação.

Sintomas da PIF

Gatos que desenvolvem a PIF podem apresentar falta de apetite, depressão, diarreia e febre persistente. Alguns animais apresentam acúmulo de líquidos na barriga, que pode chegar a causar dificuldades na respiração. Outros podem ter insuficiência hepática e renal, paralisia, vômitos e infecções oculares.

Os sintomas são variados e o diagnóstico difícil, mas feito através de exames de sangue e observação dos sintomas por um veterinário. Uma biópsia e análise de líquidos acumulados também pode ajudar no diagnóstico.

O processo inflamatório causado pela doença eventualmente pode levar à morte do animal.

Qual é o tratamento da PIF?

Infelizmente, não há cura para a doença, que pode ser fatal. O tratamento, então, costuma ser indicado para tornar a vida do gato infectado mais confortável e inclui: Antibióticos, anti-inflamatórios entre outros medicamentos.

Além disso, pode ser recomendados procedimentos para retirar líquidos da região do tórax e da barriga.

Prevenção

Por tudo o que citamos acima, é essencial prevenir a doença em seus gatos. A vacina para PIF é pouco recomendada por veterinários, pois, apesar de não ser arriscada, não previne 100% o desenvolvimento dela.

Uma atitude que pode colaborar para prevenção da PIF é manter o espaço dos seus gatos higienizado, e deixar a comida e água distantes da caixa de areia. Além disso, a caixa da areia do seu pet precisa ser limpa e desinfectada com frequência.

Também é importante alimentar bem os gatinhos, impedir que eles fiquem em locais lotados e manter a vacinação geral em dia.