Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como fazer o cachorro emagrecer? Cuidados e dicas úteis para diminuir o peso do seu pet

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como fazer o cachorro emagrecer

O excesso de peso em cães é visível e pode ser um dos principais sinais para saber se eles devem emagrecer. No entanto, é necessário ter consciência de que, antes de tomar qualquer atitude sobre como fazer o cachorro emagrecer, é importante levá-lo ao veterinário.

Cada raça possui suas próprias características. Por isso, algo pode estar errado se o seu pet aparenta estar com muito mais peso do que os outros da mesma raça. Mas apenas um especialista pode usar o método mais preciso para saber se realmente o cão está acima do peso, tá?

Contudo, há alguns indícios que guiam o tutor. O pet pode estar acima do peso se anda muito cansado, tem uma vida sedentária e sente dificuldades respiratórias e de locomoção.  

Quais são as razões para o cachorro estar acima do peso?

Os quilos a mais do cachorro podem estar relacionados a diversos motivos. Portanto, para saber como fazer o cachorro emagrecer, você precisa observar os hábitos alimentares do seu pet.

É possível que o bichinho esteja se alimentando mais que o necessário, petiscando em excesso ou ainda comendo uma ração para cachorro que não é mais adequada. Isso pode ocorrer, por exemplo, se ele ainda ingere a ração de quando era filhote.

Riscos

Estar acima do peso é um problema para os cães assim como é para os humanos. Por isso, é muito importante saber como fazer o cachorro emagrecer.

Os animais de estimação podem apresentar altos níveis de colesterol, dificuldades de ordem hepática, diabetes, problemas na pele, infecções e complicações nas articulações. Além disso, têm menos energia para as atividades habituais.

Como fazer o cachorro emagrecer?

Reduzir a quantidade de refeições é uma das medidas para quem não sabe como fazer o cachorro emagrecer. Portanto, se o seu animal de estimação está acostumado a comer três vezes ao dia, dê ração para ele duas vezes.

Além disso, espere um intervalo longo entre as duas refeições. Por exemplo: dê uma porção pela manhã e outra à noite. Evite dar quantidades abundantes um pouco antes de dormir. Também reduza a quantidade de petiscos.

Faça o cachorro emagrecer se exercitando

Uma resposta simples para a pergunta “como fazer o cachorro emagrecer?” são os exercícios. Estimule o pet a se movimentar com uma combinação de atividades regulares. Isso beneficiará o metabolismo e promoverá o emagrecimento e a melhora da musculatura do animal.

Inicie esse processo com caminhadas leves e aumente as distâncias pouco a pouco. Uma boa opção é estimulá-lo com seus brinquedos preferidos. Jogue os objetos para ele ir buscar, faça o pet sentar e levantar.

Em forma de brincadeira, tudo se torna mais divertido. Outra opção é colocar a ração longe do local em que o bichinho dorme. Assim você irá motivá-lo a se movimentar.

Você pode até praticar os exercícios com o seu pet e tornar o momento especial para os dois. Caso queira fazer uma corrida, também é válido, mas sempre com o acompanhamento de um veterinário. Ele irá analisar o físico do animalzinho e dará as recomendações adequadas sobre como fazer o seu cachorro emagrecer de forma segura e saudável.

Gostou do artigo do Blog da Cobasi? Leia mais:

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. LORENI disse:

    A minha Lili está acima do peso
    Queria fazer uma dieta como fazer.

    • Cobasi disse:

      Olá, LORENI! Como vai?

      O processo de emagrecimento do pet deve ser receitado e acompanhado por um médico-veterinário, pois a sua alimentação precisa atender todas as necessidades de nutrientes. Por isso, consulte um profissional!

  2. ronaldo reis disse:

    tenho um cão com problemas de coluna e esta acima do peso , o mesmo tem que tomar remédios como corticoide. Não é de se fazer exercícios periodicamente e tem que andar lentamente .

    estou dando a ração royal canan saciet em três vezes ao dia com 50g como bula da ração . tem algo a mais que posso dar a ele para ajudar a ele emagrecer ?

    • Cobasi disse:

      Olá, Ronaldo! como vai?
      É fundamental buscar equilíbrio entre as brincadeiras, os exercícios e a alimentação correta, além de, claro, manter acompanhamento veterinário regular. Um fator que parece simples, mas faz toda a diferença, é não oferecer alimentos de consumo humano e nem exagerar nos petiscos e seguir a risca as recomendações do profissional.

Deixe o seu comentário