Descubra como saber a idade de um cachorro

2 de março de 2021

Cachorros
como saber a idade de um cachorro

Os nossos animais de estimação já se tornaram membro da família, por isso, queremos aprender tudo sobre eles, inclusive como saber a idade de um cachorro. Em determinadas situações é mais difícil descobrir o tempo de vida exato do pet, por exemplo, se foi um resgate da rua ou dependendo da adoção.

Saiba como entender a idade do seu amigo de quatro patas e leia curiosidades sobre o melhor amigo do homem.

Como saber a idade de um cachorro pelo dente

como saber a idade de um cachorro pelo dente

Uma das dicas para descobrir quantos anos tem o seu cão é olhar a arcada dentária dele. Vamos te ensinar a observar a dentição e como ela pode mostrar o tempo de vida do pet. Confira!

Pets com até um ano

Os dentes serão branquinhos, sem presença de tártaro e bem afiados. Quem tem filhote sabe bem o que é isso!

Entre 1 e 2 anos

Os incisivos começam a ter um leve desgaste e, se a dentição não receber os devidos cuidados, os molares, dentes de trás, começam a desenvolver tártaro.

Cães com 3 anos

É a idade em que o tártaro começa a deixar o hálito ruim e os incisivos já estão desgastados, com bordas adquirindo um aspecto quadrado.

Entre 3 e 6 anos de idade

O tártaro se forma também em outros dentes além dos molares. Uma coloração amarelada vai surgindo nos caninos e incisivos.

A partir de 6 anos

Os dentes já estão com o formato mais quadrado resultado do desgaste natural. O tártaro está presente na maioria dos dentes e é possível ver placas.

Como saber a idade de um cachorro em anos humanos

Este é um assunto frequente entre os tutores de cães e a hipótese de que era só multiplicar por sete já foi descartada há alguns anos. Não existe uma forma de como saber a idade de um cachorro em anos de um ser humano, mas é possível estimar.

De forma geral, você pode calcular a “idade humana” do pet a partir do desgaste e das características físicas dele. Sendo assim, é possível fazer um paralelo entre uma criança, um adulto e um idoso humano e pet.

Um cão em fase de crescimento, pode ser comparado a uma criança. Já aquele que atingiu seu tamanho, seria um adulto. Quando o pet atinge a fase sênior, ele começa a apresentar degenerações, semelhante aquelas dos idosos humanos.

O mais interessante é que cada fase chega em idades diferentes dependendo da raça e, principalmente, do porte do pet.

Encontre produtos para cães de todas as idades no nosso site.

Como calcular a idade de raças de porte pequeno?

Cães de pequeno porte costumam ter o período da infância mais curto, por isso param de crescer em menos tempo. Normalmente, eles atingem seu tamanho adulto com um ano de idade ou até menos. Sua fase adulta também é mais longa e, por isso, entram na fase idosa mais tarde. Isso justifica, inclusive, a maior expectativa de vida dos cães pequenos.

Interessante, não é?!

Raças de porte médio

Raças de porte médio costumam ter a infância até cerca de 1 ano de idade. A partir dos 12 meses são considerados adultos e a fase sênior costuma começar aos 10 anos.

Raças de porte grande

Quando se tratam de cães de raças grandes, a infância é mais longa. Isso quer dizer que eles se desenvolvem até perto dos dois anos de idade. Para eles, a fase adulta é mais curta e eles se tornam idosos mais cedo.

É importante aprender como saber a idade de um cachorro porque informações como essa ajudam a cuidar da saúde do animal. Cada fase da vida do pet exige cuidados diferentes, e se você sabe o tempo de vida do bichinho, fica bem mais fácil oferecer qualidade de vida para ele.

Leia mais sobre a saúde e cuidados com o seu pet! Veja os conteúdos que selecionamos para você: