
Sabia que o gato tem um dia para chamar só de seu? Sim, existe o Dia Mundial do Gato, mas esta não é a única data exclusiva aos felinos. Para celebrar o dia, listamos cinco curiosidades sobre os gatos para você conhecê-los um pouco melhor. Continue a leitura e venha descobrir mais sobre esses animais de estimação que amamos!
O Dia Mundial do Gato é anualmente comemorado no dia 17 de fevereiro. Esta data foi idealizada através de uma instituição italiana, na busca de promover uma campanha no combate aos maus tratos contra os gatos. A ideia deu tão certa que, a partir disso, diversas ONG’s e instituições de apoio aos animais “celebram” a data estimulando a adoção de gatos abandonados no mundo todo.
Mas não é somente o Dia Mundial do Gato que se reserva uma data especialmente para o felino. Pelo contrário, existem outros dias no calendário voltados aos gatos.
Como o dia 08 de agosto, Dia Internacional do Gato, que visa conscientizar os tutores sobre como cuidar de seus felinos. A data foi criada pelo Fundo Internacional para o Bem-Estar Animal (International Fund For Animal Welfare), em 2002.
Existe, ainda, o curioso Dia de Abraçar seu Gato, em 04 de abril. No Brasil, não há uma data nacional para este animal de estimação, o que não apaga o fato do brasileiro amar os felinos.
De acordo com a pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2018, há 23,9 milhões de gatos no país.
Como será a visão dos gatos? E como entender a comunicação deles? São algumas das curiosidades que vamos explicar a seguir.
Na verdade, os gatos enxergam cores, sim. A diferença é que não conseguem ter a mesma visão que a de uma pessoa. Enquanto um humano tem três tipos de pigmentos na retina, o que o torna capaz de captar o azul, o vermelho e o verde (juntos formam outras cores), os gatos têm apenas dois pigmentos, limitando o espectro de cores que podem ver.
Isso mesmo, os felinos não sentem o doce. Aliás, os gatos são carnívoros, o gosto salgado os agradam bastante.
Vale explicar que o paladar deles não é tão aperfeiçoado, embora eles sintam gostos, o olfato se torna o principal sentido na hora que vão escolher um alimento.
O olfato deles é bastante apurado, sendo 14 vezes maior que o de um humano. Por isso, conseguem sentir quando uma comida está azeda ou amarga.
O famoso som de ronronar emitido pelos gatos nem sempre tem uma razão clara do que representa. Porém, o ronron demonstra que o felino está confortável ao estar na presença do tutor. O som serve para chamar a atenção e alegar que possa estar com fome, satisfeito, pedidos por carinho ou para se afastar de alguma coisa que seja perigosa.
Já escutou que todo gato não gosta de água? Pois é, mas isso depende de como o felino será acostumado em sua rotina. Inclusive, há raças que adoram se molhar, como o Maine Coon e o Angorá Turco, chegando a se jogarem embaixo de torneiras na ausência de água. Então, não é uma regra estabelecida que os gatos são contrários à água, isso é relativo.
É comum chamarmos os gatos de traiçoeiros e ariscos, como características negativas. Na prática, o modo que ele demonstra carinho é peculiar e isto não representa que ele seria traiçoeiro. Por exemplo, ele pode lamber o tutor e, depois, dar uma leve mordida. Em vez de ser um ato de agressão, é a forma que ele encontra para manifestar o seu afeto.
Nem sempre é o Dia Mundial do Gato, mas vale conhecer um pouco mais sobre o comportamento dos felinos. Acesse o nosso blog e saiba outras dicas: