Lágrima ácida em cachorro: saiba o que é e como cuidar do pet

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro com mancha de lágrima ácida
Lágrima ácida se caracteriza por uma manchinha nos em volta dos olhos

Lágrima ácida em cachorro é uma condição caracterizada pelo acúmulo de secreções lacrimais na região inferior dos olhos do pet. O que causa uma aparência nada agradável. 

Conheça tudo sobre lágrima ácida em cachorro: o que é, sintomas, tratamentos e métodos simples de prevenção. Confira!

O que é lágrima ácida em cães?

A lágrima ácida em cães é o excesso de líquido lacrimal na região logo abaixo dos olhos do cãozinho. Isso acontece quando há uma falha no ducto lacrimal e ele perde a capacidade de drenar a água das lágrimas. 

A partir do momento em que as lágrimas ficam represadas, elas deixam a pelagem úmida, criando um ambiente atrativo para bactérias. Com a proliferação dos parasitas, é comum os pelos do animal assumirem uma tonalidade amarronzada e odor ruim. 

Origem da lágrima ácida em cachorro

A condição em cachorro, conhecida como cromodacriorreia, tem como causa uma combinação de fatores.

Entre os mais comuns estão uma alimentação de baixa qualidade e a obstrução do canal lacrimal. Além delas, os motivos associados são: 

  • irritação nos olhos;
  • pálpebras mal posicionadas;
  • produção de lágrimas em excesso;
  • falta de absorção;
  • alteração anatômica no canal lacrimal;
  • excesso de pelos;
  • tártaro;
  • dieta com deficiência ou excesso de vitaminas, minerais ou carboidrato;
  • excesso de carne vermelha na alimentação.

Raças predispostas a desenvolver lágrima ácida

cachorro com lágrima ácida olhando para cima
Cães de pequeno porte são mais suscetíveis a desenvolver doença

A lágrima ácida em cachorro é um problema que pode afetar pets de todas as raças, portes e idades.

Porém, cães braquicefálicos e com pelagem muito clara tem uma predisposição maior a ter esse problema em algum momento da vida. Se você é tutor de algumas dessas raças, atenção:  

  • Spitz Alemão;
  • Pequinês;
  • Lhasa Apso;
  • Pug;
  • Bulldog;
  • Shih Tzu;
  • Poodle;
  • Maltês.

Qual é o tratamento para lágrima ácida?

O tratamento começa com um diagnóstico preciso de um médico-veterinário especializado em oftalmologia.

A partir da identificação da causa, será possível determinar qual é o tratamento mais adequado.

De maneira geral, os tratamentos consistem na desobstrução do canal lacrimal, alteração na dieta do animal e cirurgia corretiva das pálpebras.

Para tornar a recuperação mais eficiente, o ideal é utilizar produtos de higiene canina para a remoção das manchas e da umidade da pelagem.  

Prevenção de lágrima ácida em cachorro

O melhor tratamento para lágrima ácida em cachorro e qualquer doença é a prevenção. Higienizar a região dos olhos do animal com lenço umedecido, de 2 a 3 vezes ao dia, ajuda a evitar o acúmulo de líquido e a presença de bactérias.

Um hábito bastante simples que contribui para prevenir a condição, é massagear os cantos dos olhos do cão. Assim, você evita que o canal lacrimal fique obstruído.

Por falar na saúde do canal lacrimal, uma boa prática para evitar o seu entupimento, é investir em rações de qualidade, com baixa concentração de ferro. 

Se o seu cão é de uma das raças com tendência a ter esse problema, consulte um veterinário para a definição da dieta. 

Por fim, tosa higiênica e banhos frequentes evitam que bactérias se acumulem na pele até atingirem o interior do ducto lacrimal, causando lágrima no animal.

Gostou de saber o que é lágrima ácida em cachorro e como cuidar do seu animal de estimação? Se você tem alguma dúvida sobre o assunto ou quer aprender mais sobre a saúde dos cães, deixe uma pergunta nos comentários.

Por Cobasi

Redator

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. Rosi Cunha disse:

    Minha Poodle ? tá com 15 aninhos e graças a Deus, não tem lágrimas ácidas. Minha filha sem saber limpava a área dos olhos dela desde pequena, toda vez que aparecia a machinha escura, ela pegava a bichinha e limpava. Minha filha tinha 8 anos quando ganhou essa Poodle e ela fazia a cachorrinha de bebê, por isso limpava sempre. Resultado! O pêlo da região dos olhos até hoje, tem a mesma tonalidade do corpo. Muita gente me perguntava o que fiz que a Poodle não tinha o pêlo manchado, agora vi que basta fazer a higiene no local.

    • Cobasi disse:

      Olá, Rosi! Que história incrível e um belo exemplo de como cuidados simples podem fazer uma grande diferença na saúde e na aparência dos nossos pets. Sua filha, intuitivamente, adotou uma prática excelente desde cedo, que é a limpeza regular da área dos olhos da sua Poodle. A sua experiência reforça a importância da higiene constante no bem-estar animal. Obrigado por compartilhar essa dica valiosa com a comunidade!?

Deixe o seu comentário