Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Caspa em cachorro: possíveis causas e como evitar

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 4 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
Caspa em cachorro

Assim como os humanos, em certos casos os cães também podem apresentar problemas na pele. Como essa região é revestida de pelos, alguns fatores influenciam a caspa em cachorro.

Nessa hora em que você observa aquela sujeira branca na pele do seu pet, já pensa em alguma solução para resolver. Mas será que a sua ideia é a correta?

Para não restar dúvidas de como tratar a caspa em cachorro, continue com a gente.

Por que a caspa aparece em cachorros?

Assim como os humanos, os cachorros têm caspa. Isso pode acontecer tanto por fatores internos quanto externos.

Em ambos os casos, a pele do animal é afetada e passa a descascar. Entretanto, se não for tratada de forma correta, a descamação pode causar feridas na pelagem do seu amigo.

Por isso, não hesite em levar seu animal ao médico veterinário. Se observar uma sujeira branca e excessiva no pet, antes de tudo, procure um profissional para que seu amigo tenha um diagnóstico mais preciso e comece o tratamento.

O que causa a caspa em cachorro?

Como a pele do cachorro é revestida de muitos pelos, às vezes pode ser complicado notar claramente se ele está com caspa ou não. Entretanto, saiba que alguns comportamentos seus em relação ao pet podem causar essa descamação da pele.

Antes de mais nada, saiba que tanto o excesso quanto a falta de banho no seu amigo podem causar a caspa. Quando o cachorro toma banhos em grandes quantidades, a tendência é que sua pele dele fique mais ressecada, causando a descamação.

Por outro lado, se o cachorro se suja muito e o tutor deixa a higiene do animal a desejar, a pele do pet acumulará mais gordura, criando cascas de pele morta. Ou seja, resultará na caspa.

Além dessas questões, a má alimentação do pet pode ser outro fator causador da caspa. Se o seu pet está com deficiência de vitaminas, isso resultará na descamação da epiderme.

Fique de olho em problemas com piolhos e pulgas, já que esses parasitas costumam arranhar a pele do ser vivo que habitam e, além disso, podem causar coceira ou até alergias. Afinal, eles fazem com que a camada abaixo do pelo do cachorro fique afetada.

Entretanto, se o seu pet não tem nenhum desses problemas, então a caspa pode estar associada ao estresse do cachorro. Neste estado, a produção do hormônio cortisol aumenta, afetando a camada da pele do animal.

Aparecimento de feridas na pele

Caspa em cachorro

A atenção é um pouco maior quando o problema aparece em dobro, com o cachorro com caspa e feridas.

No caso das feridas, se não forem tratadas, podem inflamar e causar uma queda na imunidade do pet, resultando em febre e coceira excessiva com sangramento.

Podendo ser causadas por alergias, picadas de insetos, dermatite e até mesmo sarna, as feridas, quando não se cicatrizam e permanecem abertas, tornam-se um local propício para a proliferação de bactérias e infecções.

Do mesmo modo que a caspa, não tente tratar feridas graves em cachorros sozinho. A melhor opção para o pet é buscar a ajuda de um profissional veterinário.

Evitando a caspa no cachorro

Maneire na quantidade de banhos. Não limpe seu pet em excesso e nem deixe que a higiene dele fique de lado. Uma boa limpeza do animal evita que ele tenha problemas na pele e nos pelos.

Não se esqueça de utilizar shampoo próprio para cães e enxague os resíduos do produto completamente. Ao finalizar, seque bem o pelo do pet, evitando umidade e propagação de bactérias.

Atente-se à alimentação do cachorro. Ofereça principalmente ração e água limpa para fornecer todos os nutrientes ao seu amigo. 

Não se esqueça que somente um médico veterinário pode recomendar vitaminas e suplementos alimentares para o animal de estimação.

Cuide do bem-estar do pet para evitar que ele fique estressado. Brinque com ele, faça caminhadas ao seu lado e não deixe que seu amigo permaneça em ambientes violentos e barulhentos que podem perturbá-lo.

Viu como ter cuidados básicos com o cachorro pode evitar que ele tenha caspa? 

Como ela é causada pela descamação da pele, é bom que você tenha atenção a essa parte do pet e siga os cuidados necessários.

E para te ajudar nessa jornada com seu cachorro, temos mais conteúdos que irão te auxiliar. Afinal, todo cuidado é pouco para seu melhor amigo:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

2 Comentários

  1. GILDA GODOI disse:

    minha cachorra esta com caspa e descamaçao posso usar sabonetede enxofre

    • Cobasi disse:

      Oi Gilda, como vai? O uso deve ser indicado pelo seu médico veterinário de confiança. Afinal, o veterinário possui o conhecimento adequado para indicar qual o melhor produto a base de enxofre para o pet. Com isso não pode ser usado com frequência para evitar o ressecamento e aumento de descamação da pele. Deixarei aqui um conteúdo que pode te auxiliar neste momento:)

Deixe o seu comentário