Gato sente frio? Descubra os sinais e como aquecê-lo

16 de setembro de 2020

Gatos
Gato sente grio

Tão sensível quanto o cachorro, o gato sente frio quando a temperatura cai, e principalmente nos meses de inverno. Além do focinho gelado, o comportamento do gato no frio muda, e neste momento você precisa oferecer um lugar quentinho para seu amigo.

Conversamos com Ticianna Sant’Ana, médica veterinária da Cobasi, e separamos algumas dicas para você aquecer seu pet no inverno e evitar doenças.

Sinais que um gato sente frio

O nariz e patinhas geladas podem ser indícios de que o pet está precisando se esquentar. O gato no inverno costuma se esconder em lugares menores e acaba ficando mais quieto. Por isso, observe o comportamento do animal e os sinais de alerta.

O que fazer quando o gato sente frio

Gato enrolado em uma manta

“O tutor deverá ter atenção nas épocas mais frias do ano, principalmente para aqueles gatos que têm acesso a rua e retornam no fim do dia. Apesar da pelagem densa e subpelos que possuem, um abrigo quentinho é importante. Por isso, eles precisam de uma caminha e manta. Alguns gatinhos aceitam roupinhas. Além de lindos, elas ajudarão a  aquecer melhor seu amigo”, explica a médica veterinária Ticianna Sant’Ana.

Quando o gato sente frio ele gosta de lugares escondidos. Ofereça uma caminha ou toca para se aquecer. Outra opção então é transformar a caixa de transporte em uma casinha temporária com cobertas ou mantinha na parte de dentro. Se for uma boa ideia, mais do que este cantinho, seu gato vai adorar dormir na cama com você.

Existem tutores que gostam de usar roupinhas, mas alguns pets não curtem muito acessórios por impedirem o contato direto com seus pelos. Afinal, eles adoram se lamber! 

Outra dica importante é seu gato não passar frio é de manter o felino dentro de casa. Ao sair na rua ou ficar na área externa, ele está diretamente em contato com o tempo gelado, o que inclusive pode causar doenças comuns no inverno, como resfriados e até asma felina. Além disso, gatos que têm acesso à rua ficam suscetíveis à diversas doenças, brigas, maus-tratos e acidentes.

A última dica é ter cuidado especial com gatos sem pelo, como o da raça Sphynx, por não terem a pelagem protetora. Tenha em mente que um gato com frio que já é idoso ou filhote também está propenso a desenvolver uma gripe com maior facilidade, nestas duas etapas da vida, o animal não está 100% com suas defesas naturais.

Caminha, caixa de transporte, mantas, roupinhas.. qual é a sua dica quando seu gato sente frio? Conte nos comentários!

Quer mais dicas para cuidar da saúde do seu pet? Confira os posts abaixo: