Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

O que dar para gato envenenado? Saiba como ajudar seu pet!

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
O que dar para gato envenenado

O envenenamento de animais é um assunto muito grave e que precisa de cuidados redobrados. Diante disso, saber o que dar para gato envenenado pode ajudar a salvar a vida do pet.

Antes de tudo, se você tem um amigo em casa, seja gato, cachorro ou qualquer outro, saiba que vale a pena investir em armários e gavetas com travas. Assim você evita o acesso a alimentos proibidos, prateleiras com medicamentos ou outras substâncias tóxicas.

No entanto, o tutor também deve ficar atento em relação a algumas plantinhas. Principalmente as mais comuns em apartamentos, como a Comigo-ninguém-pode, são tóxicas para cães e gatos.

Mas, mesmo com todos os cuidados possíveis, sabemos que acidentes acontecem. Por isso, o ideal é saber o que fazer nesses casos.

O que dar para gato envenenado?

Se você suspeitar que seu felino foi envenenado, é importante não induzi-lo ao vômito. No caso de substâncias corrosivas, a indução ao vômito aumenta o risco de lesões, além de causar intoxicação.

Por isso, ao invés de fazer o pet sofrer mais com essa situação, busque ajuda de um veterinário para atendimento imediato. Lembre-se que quanto mais rápido você agir, melhor será para o seu amigo de quatro patas.

Como saber que o gato foi envenenado?

Normalmente, o tutor consegue identificar que o gato foi envenenado através de alguns sintomas comuns. Dentre eles estão:

  • Vômitos e diarreia que podem conter sangue, ou não;
  • salivação excessiva;
  • tosse e espirros;
  • irritação gástrica;
  • irritação da pele;
  • dificuldade respiratória;
  • convulsões, tremores e espasmos musculares;
  • dilatação da pupila;
  • falta de coordenação nas extremidades;
  • febre;
  • falta de consciência;
  • urinar muitas vezes;
  • miados diferentes dos habituais.

O que dar para gato envenenado? Remédio caseiro funciona?

O que dar para gato envenenado

Infelizmente, muitas pessoas ainda acreditam que há solução para todos os problemas. Mas, na prática, não é bem assim que funciona. Principalmente em relação ao envenenamento.

Dar qualquer substância ou remédio para cães e gatos, sem orientação veterinária, pode ser muito perigoso. A automedicação não é recomendada em nenhum momento! Por isso procure um veterinário para saber qual a medicação adequada. Existem diversos produtos no mercado.

Por isso, se você suspeitar que seu bichinho foi envenenado, não pergunte a amigos o que fazer ou busque somente informações na internet. Leve-o imediatamente a um veterinário de confiança. Somente ele será capaz de ajudar o felino.

Gato envenenado: 5 dicas para proteger o bichinho desse mal

A curiosidade é um extinto natural e saudável para os gatos. Por isso, é comum que eles mexam em tudo o que está à sua volta. Então, cabe aos tutores criar um ambiente interessante e seguro para eles explorarem cada vez mais.

Veja algumas dicas de fazer isso no dia a dia sem prejudicar gatos e cachorros.

Não deixe medicamentos soltos em cima dos móveis. Armazene-os em gavetas, armários ou caixinhas bem fechadas.

Medique o pet apenas com orientação. Isso porque alguns medicamentos que são comuns para os humanos podem ser tóxicos para os gatos, como o Paracetamol. Não arrisque!

Cuidado com as plantas: está tudo bem ter plantas em casa. Mas pesquise quais são as melhores opções para quem tem pet. Como vimos acima, algumas opções podem ser perigosas para cães e gatos.

Cuidados com produtos tóxicos: mantenha os produtos de limpeza fechados em armário. Assim você evita que os animais mexam.

Gato em casa: não permita que seu gato tenha acesso à rua. Assim você pode evitar envenenamento e outros riscos.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Luan disse:

    minha gata morreu:(

  2. Raimundo Cordeiro Fonseca disse:

    Estar acontecendo na area que mora varias mortes se gatos através de envenenamento ja foram mais de 10 de gatos mortos e continua a matança.
    O que deve ser feito nesse caso.
    Preciso de ajuda.
    O meu também foi envenenado!

    • Cobasi disse:

      Olá, Raimundo! tudo bem?
      Em caso de envenenamento busque ajuda de um veterinário para atendimento imediato. Lembre-se que quanto mais rápido você agir, melhor será para o seu amigo de quatro patas.

Deixe o seu comentário