Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato babando espuma: saiba o que significa e como ajudar o seu pet

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato babando espuma

Percebeu o seu gato babando espuma? Fique alerta, isso pode ser um sinal importante de que existe algum problema de saúde com ele. Por isso, é importante saber o que fazer e como fornecer o cuidado apropriado ao seu animal de estimação. 

Venha descobrir conosco o que representa um gato babando espuma branca, além de como ajudar o pet nessas horas! 

Gato babando espuma: o que pode significar? 

Na verdade, existem alguns problemas de saúde que podem levar ao gato babando espuma branca. Listamos quais seriam as principais causas a seguir, confira!

Gastrite

A gastrite ocorre quando há uma inflamação no estômago do gato. Ela pode ser caracterizada em dois tipos: aguda ou crônica. Na aguda, o felino ingeriu alguma substância tóxica, como certos alimentos, medicamentos, plantas ou produtos químicos. 

Com relação à crônica, o quadro é mais grave e consegue se notar por conta da pelagem do animal perder qualidade. Nesta situação, o estômago permanece sensível de forma duradoura, o que necessita um tratamento regular para evitar o emagrecimento do gato. 

Pancreatite

A pancreatite é uma doença que também provoca inflamação nos gatos, mas, neste caso, é um problema que afeta diretamente o pâncreas, órgão fundamental para a digestão, causando incômodos gastrointestinais. Essa doença pode vir acompanhada de outros problemas, como a diabetes. 

Entre os sintomas mais comuns da pancreatite, tem-se o gato vomitando e babando, diarreia, emagrecimento e falta de apetite. 

Corpos estranhos

Ainda que sejam menos frequentes, os corpos estranhos podem ser outro problema que leve a um gato babando espuma. O que seriam corpos estranhos, afinal? São aqueles objetos e alimentos impróprios ao felino

Como exemplo, temos as conhecidas bolas de pelos. Se não houver o cuidado com o gato na troca de pelos, há a chance de formar grandes bolas dentro do sistema digestivo, chamadas de tricobezoares. 

Isso aumenta o risco de criar uma irritação no sistema digestivo, obstrução dos alimentos ou intussuscepção (introdução de uma parte do intestino no próprio intestino). 

Ao ver o gato babando espuma branca, há a possibilidade do sinal significar outras doenças, tais como: 

  • Diabetes
  • Doença inflamatória intestinal;
  • Hipertiroidismo; 
  • Insuficiência hepática; 
  • Insuficiência renal; 
  • Parasitas. 

O que fazer ao ver um gato babando espuma? 

Notou que o seu gato está babando espuma? Não pense duas vezes, leve a um veterinário imediatamente. Como o sintoma pode se encaixar em diferentes doenças, somente um especialista pode fazer o diagnóstico preciso e identificar o que estiver ocorrendo. 

Por isso, não é possível apontar um tratamento antes de realizar uma consulta com o veterinário. A depender do problema, a situação pode ser de fácil solução, como a gastrite aguda, ou necessitar de um acompanhamento maior e mais longo. 

Como tutor, procure estar atento à frequência do gato babando espuma para avisar corretamente ao especialista. Nesta hora, a maior quantidade de informações que souber ajudará, incluindo o surgimento de outros sintomas e mudanças de comportamento do pet. 

Como evitar que o gato fique babando espuma?

gato babando espuma

Para ajudar no cuidado com o seu animal de estimação, separamos algumas dicas para o tutor prevenir o problema e garantir a saúde e todo o bem-estar ao felino. Acompanhe: 

  • Disponibilize uma ração de boa qualidade e com porções adequadas ao pet;
  • Evite oferecer alimentos contraindicados a gatos;
  • Deixe sempre a vacinação e vermifugação atualizada; 
  • Tenha o cuidado de deixar o animal num ambiente seguro, longe de objetos e produtos perigosos que ele possa consumir; 
  • A escovação precisa ser frequente para eliminar o acúmulo de pelos mortos e impedir a formação de bolas de pelos;
  • Faça visitas regularmente ao veterinário para o gato passar por check-ups e análises de seu estado de saúde. 

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

6 Comentários

  1. Adriely disse:

    Oii, eu estou preocupada com a minha gatinha, ela já é adulta e hoje a noite no dia 14/12/22 ela começou a ficar bem quietinha, que isso não é um pouco normal, ela começou a espumar bela boca e está bem queita. Pode me ajudar o mais rápido possível sobre isso? Agradeço se conseguirem ler o meu comentário!

    • Cobasi disse:

      Oi, Adriely. Como vai? Tal como acontece com os cachorros, os principais sintomas de um gato triste se mostram a partir de mudanças em seus padrões de comportamento. Deixaremos aqui um conteúdo que pode te ajudar neste momento, mas não deixe de levar a sua gatinha em uma consulta ao médico-veterinário para maiores informações e um diagnóstico.

  2. Sinara fonseca disse:

    Bom dia..já aconteceu a segunda vez meu gato parece q ele se afoga e depois solta uma gosta na boca e custa a voltar o normal ,parece q está afogada aí eu pego ela e atiro água no rosto dela e volta normal..mas está me preocupando

    • Cobasi disse:

      Recomendamos que levo o um veterinário imediatamente. pois esse sintomas podem ocorrer por diversos motivos, somente um especialista pode fazer o diagnóstico preciso e identificar o que estiver ocorrendo.

  3. Taty disse:

    Minha gatinha está espumando pela boca oque fazer
    Ela tem 1 ano e nunca tomou vacina

Deixe o seu comentário