Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Prednisolona para cães e gatos: saiba tudo sobre ele

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro sendo medicado

A prednisolona é uma medicação para humanos que também pode ser administrada em cachorros e gatos, de acordo com a necessidade do pet. Reunimos tudo que você precisa saber sobre esse medicamento. Saiba para que serve, quando usá-la em tratamento e os efeitos colaterais. Acompanhe!

Prednisolona para cachorro: para que serve?

A prednisolona é um medicamento anti-inflamatório para cães, gatos e humanos. Normalmente, ele é usado no tratamento e combate de alergias, dermatites, artroplastias, infecções e inflamações de diversas naturezas, sendo administrado via oral, injeção intramuscular ou em forma de colírio.

Esse tipo de medicação faz parte do grupo de esteroidais, que tem como principal característica ser metabolizado no fígado dos animais. Justamente por isso, o seu uso não é indicado para pets que possuem problemas no fígado.

Prednisolona é indicado para qual tratamento?

Os remédios que têm a prednisolona como princípio ativo são indicados para o tratamento das mais diversas doenças inflamatórias, infecciosas e para ajudar em processos pós-operatórios. Ele também age contra as doenças autoimunes, endócrinas, musculares, reumáticas, dermatológicas, hematológicas e oftálmicas.

É importante lembrar que não é recomendado dar Prednisolona para cachorro ou gato sem antes consultar um médico-veterinário. Só um profissional especializado tem a capacidade de avaliar o estado de saúde do pet e prescrever o medicamento e a posologia adequada.

Prednisolona para cachorros e gatos: qual é a dosagem?

cachorro tomando medicamento

A dosagem correta de Prednisolona para cachorros e gatos é definida pelo médico-veterinário, sempre levando em conta o peso do animal e a enfermidade. Por isso, para fazer o uso correto dessa e de qualquer outra medicação, o mais indicado é consultar um profissional especializado. 

De maneira geral, o tratamento com Prednisolona é realizado com 1 ou 2mg em forma de comprimidos a cada 12 ou 24h. De acordo com a doença, o período de tratamento pode variar de 3 a 5 dias.

Em casos em que a enfermidade é mais severa e há necessidade de realizar tratamentos mais longos, a medicação costuma ser oferecida a cada 24 horas, sempre após as refeições. Mas não se esqueça, qualquer tratamento deve ser realizado somente após uma consulta e com as indicações de um médico-veterinário.

Quais os efeitos colaterais da prednisolona?

Entre os principais efeitos colaterais do uso da Prednisolona estão: doenças oculares, respiração ofegante, cansaço, aumento da urina e da ingestão de água e comida, problemas hepáticos e irritação no sistema digestivo.

Por conter corticoides em sua fórmula, a prednisolona não é indicada para cachorros e gatos que tenham problemas oculares como úlceras na córnea ou tendência à catarata e glaucoma. Nessa lista estão incluídos pets com diabetes, doença de cushing, insuficiências renais e cardíacas, pois o remédio acaba agravando os sintomas dessas enfermidades.

Agora que você já conhece para que serve a Prednisolona, para quais doenças ela é indicada e os efeitos colaterais, nada de oferecê-la para o seu cão ou gato sem antes consultar um veterinário.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

33 Comentários

  1. Mari disse:

    Minha gata fez cirurgia.estsva bem apenas com dificuldade para se alimentar Adora que fez a cirurgia do dente e da hérnia da barriga e castrou viajou .Pediu para eu levar lá em outra dra fez tratamento por 7di com própolis e medicamento oral .após foi iniciado tratamento com injeção de corticoide .Notei que saltou 1dos olhos Na terceira dose ela piorou

  2. Lauri disse:

    Uso de medicamentos PREDISILONA pode fazer com que o corpo ganhe peso?e depois desinchar?

    • Fabiana Sobrenome disse:

      Olá, Lauri! Tudo bem?
      Todo e qualquer efeito colateral deve ser confirmado pelo médico-veterinário que prescreveu a medição ao pet. Assim você tem segurança que seu bichinho está saudável e o tratamento está dando certo! =)

  3. Simone disse:

    Olá!
    Meu cãozinho está mancando, não coloca uma das pernas no chão. Não sei se machucou ao descer do sofá ou da cama, correndo para brincar.
    Que medicamento posso dar?

    • Cobasi disse:

      Olá, Simone! Tudo bem?

      Primeiro é necessário que o pet tenha um diagnostico em relação a esse incomodo, e
      é importante que saiba que a prescrição de todo e qualquer medicamento deve ser exclusivamente de um médico-veterinário.

      Desejamos melhoras ao seu cãozinho! 🧡

    • Vera sueli jacob disse:

      Minha gata esta mancando ,qual remedio humano posso dar pra ela.

      • Cobasi disse:

        Olá, Vera! Tudo bem?

        É importante que saiba que somente o médico-veterinário pode receitar medicações ao seu animal de estimação, pois é necessário entender o por que ela está mancando.

  4. renata disse:

    O Dr. receitou 21 dias de tratamento, variando as doses. Comecei ontem, mas ela ainda tá comendo muito pouquinho. Tenho receio de dar o remédio e atacar o estômago dela. Há esse risco?

    • Cobasi disse:

      Olá, Renata! tudo bem?
      Recomendamos que volte a conversar com o médico-veterinário que receitou a medição, para que o profissional possa indicar uma opção que melhor se adapta ao seu animal de estimação.

  5. Leonir wildner disse:

    Meu cãozinho está tomando muita água e urinando muito paro de dar predsim para ele ou não

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?
      É importante saber que não é recomendado dar a Prednisolona para cachorro ou gato sem a prescrição de um médico-veterinário. Ok?

  6. Karen disse:

    Pode dar prednisolona humana mesmo para cachorro, ou tem que ser específica para pets?

    • Cobasi disse:

      Olá, Karen!

      A Prednisolona é uma medicação para humanos que também pode ser administrada em cachorros e gatos quando se é indicada por um profissional médico-veterinário.

  7. Mere disse:

    Minha gata ficou c dificuldade de urinar apois 10 dias de ter tido filhotes
    Ela pode tomar este medicamento ?

    • Cobasi disse:

      Olá, Mere! tudo bem?

      Não é recomendado dar Prednisolona para cachorro ou gato sem antes consultar um médico-veterinário. Só um profissional especializado tem a capacidade de avaliar o estado de saúde do pet e prescrever o medicamento e a posologia adequada.

  8. Kátia disse:

    O veterinário receitou prednisona 20mg para meu cachorro pastor holandês de 3anos para alergia(está se coçando muito e não tem pulgas) mas ele tem tomado água além do normal e está muito quietinho, deitado. Isto é por causa deste medicamento ou não.
    Fico preocupada. Fica geralmente dentro de casa… e desde que começou a tomar este… não pára de tomar água, quer ficar pra fora de casa… imagino que é por querer fazer xixi direto, pelo tanto de água que está tomando.

    Aguardo
    Obrigada

    • Cobasi disse:

      Olá, tudo bem?
      Com essa mudança de hábito e comportamento, o recomendado é que ele passe por uma avaliação profissional, pois é necessário avaliar qual o motivo dessas alterações, e somente um médico-veterinário poderá diagnosticá-lo.

  9. Marcia de Paula disse:

    Dei esse remédio para meu cachorro fui no veterinário e gastei muito com vários remédios troquei a ração e fiz um exame de sangue e ele deu predsim e acabou a coceira dele ..ele me avisou que ele vai tomar muita água e comer mais…mais ele melhorou….eu faço um bolinha pequena de carne muida e coloco o remédio dentro…

  10. Cléo Rebecchi disse:

    Meu gato mulek está com a boca com muito mal cheiro , verifiquei que o dente dele está mole e escuro
    O que fazer ?

  11. Rita De Cassia disse:

    Minha cachorra tem 9 anos e lambe a patinha até machucar posso dar predmisona

    • Cobasi disse:

      Olá, Rita! como vai?
      Se a sua cachorra está lambendo a pata até machucar, é importante buscar orientação veterinária para avaliar a causa do comportamento e determinar o tratamento adequado. Pois esse comportamento pode ocorrer por diversos motivos e o tratamento adequado só acontece após o diagnóstico.

  12. Antonio Carlos Silva disse:

    Meu cão da raça Lhasa Apso edta tomando prednisolona para alergia. Ele tem 11 anos e tenho observado que os dois olhos está ficando opaco com aparência de catarata. Será por causa do medicamento?

    • Cobasi disse:

      Olá, Antonio! tudo bem?

      Bom, existem diversos efeitos colaterais gerados pela Prednisolona para cães. Geralmente, eles estão especificados na bula. No entanto, se você não encontrou a informação, recomendamos que procure o médico-veterinário que receitou o remédio, para uma analise detalhada do sintoma.

  13. Neythielly disse:

    Boa noite, minha maltês de 2kg está com otite e ela já fez o uso do prednisolona para alergia,
    Posso dá 0,03mg desse medicamento para ajudar a sarar essa otite ?

  14. Williane disse:

    Minha cachorra está com dermatite, e a veterinária indicou predisilona de 20 mg por 5 dias,mas percebi que ela está com muito gases devo parar de dar?

    • Cobasi disse:

      Se sua cachorra está apresentando muitos gases durante o tratamento com prednisolona, é aconselhável entrar em contato com seu veterinário para discutir a situação. Eles podem ajustar o plano de tratamento conforme necessário.

  15. Arlete Rosa disse:

    Muito bom as palavras de explicações

  16. Rosali Cláudio Simões disse:

    Boa tarde meu gato está com uma peladera devo dar prednisona para ele por favor me responda

  17. Daniele aviz disse:

    Meu gato usou por orientação médica só que egou mais corpo e abriu o apetite dele isso já faz 4 meses e normal

    • Cobasi disse:

      Daniele, um dos efeitos colaterais da medicação é o aumento na ingestão de comida, mas, se o seu pet está com compulsão alimentar há muito tempo, consulte um veterinário para que ele seja avaliado.

Deixe o seu comentário