Vacina V10 para cães: o que é? Para que serve?

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro tomando vacina

A vacina V10 é um dos imunizantes mais importantes do esquema de vacinação dos cães. Esse é um método preventivo que atua na proteção contra doenças graves e até mesmo na transmissão para as pessoas.

A seguir, a médica veterinária Talita Michelucci (CRMV/SP – 19036), vai explicar sobre a vacina V10 para cachorro, a importância da imunização e tudo o que você precisa saber para cumprir o esquema de vacinação corretamente do seu pet.

Vacina V10: para que serve?

A V10, também conhecida como vacina polivalente, conta com antígenos que atuam na defesa do organismo canino contra diversas doenças.

A vacina V10 protege contra quais doenças? 

Cinomose

A cinomose é uma infecção viral que afeta o sistema nervoso do animal.

Parvovirose

A parvovirose é doença grave que afeta o sistema digestivo do pet, podendo levar o animal a apresentar quadros de desidratação.

Coronavirose

Uma doença que também causa diarreia e desidratação.

Hepatite Canina

Pode afetar o fígado do cachorro.

Adenovirose

Afeta o sistema respiratório, causando gripes e pneumonias;

4 tipos de Leptospirose

Uma doença causada pela urina dos ratos que pode afetar todo o sistema imunológico do pet. As quatro síndromes que costumam ser identificadas na leptospirose canina, são: Ictérica, Hemorrágica, Urêmica e Reprodutiva.

Parainfluenza

Que causa problemas respiratórios, como pneumonia.

Vacina V10 para cães: qual a indicação? 

cachorro sendo vacinado
Fique atento ao calendário de vacinação do seu animal. A prevenção é sempre a melhor solução.

São de 3 a 4 doses, com intervalo de 21 a 28 dias, a partir de 45 dias de vida. A vacina precisa de reforço anual.

Diferença das vacinas V8, V10, V12 e V14 

A abrangência de todas essas vacinas protege contra cinomose, parvovirose, hepatite infecciosa canina, parainfluenza, coronavirose e leptospirose. 

De acordo com a veterinária Talita Michelucci, o que as diferencia é a quantidade de cepas de leptospirose que cada uma delas abrange, como explicado na tabela a seguir:

VacinaDiferença
V8Protege contra 2 tipos de leptospirose
V10Protege contra 4 tipos de leptospirose
V12Protege contra 7 tipos de leptospirose
V14Protege contra 8 tipos de leptospirose

Lembre-se de consultar o médico veterinário, pois a melhor vacina para cachorro é aquela que o especialista indica. 

Principalmente, porque dependendo do fabricante, as vacinas podem apresentar pequenas alterações na abrangência das doenças.

Vacina V10: importada x nacional 

De modo geral, ainda existem dúvidas sobre qual imunizante é melhor, o nacional ou o importado. As duas versões são eficazes na missão de proteger a saúde do seu pet. A preferência pela qual escolher deve ser guiada pelo veterinário.

Além disso, a veterinária Talita Michelucci reforça: “Tanto a vacina nacional para cães, como a importada passam por testes e aprovação da ANVISA”, disse.

A especialista da Cobasi ainda comenta sobre a diferença entre a vacina V10 importada e nacional: “ A grande diferença é que as importadas são vendidas somente aos veterinários. Garantindo maior cuidado em relação ao transporte, armazenamento e aplicação”, explicou 

preço da vacina v10
Além da V10, existe outros imunizantes importantes, como: vacina contra a gripe, a vacina contra Giárdia, entre outros.

Além disso, podemos destacar que antes de receber a vacina, o pet passa por uma avaliação clínica para que o veterinário certifique se o pet está apto para recebê-la.

V10 vacina: a Nobivac V10 é boa?

Consultamos a médica veterinária Talita que responde: “Sim, é uma excelente vacina para cachorro. Sendo uma confiável proteção contra todas as doenças abrangentes da V10”, contou

V10 vacina: a Vanguard Plus V10 é boa?

A vacina Vanguard Plus, produzida pela Pfizer, é um excelente imunizante para os cães. É uma vacina importada que utiliza vírus inativado, com qualidade excelente e eficácia garantida, sendo vendida exclusivamente para médicos-veterinários.

Quais sintomas o cachorro pode ter após tomar as vacinas?

Apesar de difícil, os cachorros podem apresentar reações à aplicação das vacinas. No entanto, é mais comum que os sintomas ocorram em pets com a imunidade baixa ou apenas dor local, que pode ser combatido com compressa. 

Gostou do conteúdo? Se ainda ficou com alguma dúvida sobre o protocolo de vacinação, dê o play no vídeo a seguir e saiba mais:

Por Cobasi

Redator

Ver publicações

Você pode gostar de ver também…

8 Comentários

  1. albani teles disse:

    moro em itanhaem tem algum lugar que posso comprar essa vacina v10 para meu cachorro e de gatos

  2. Nadia disse:

    Obrigada pelas informações.. .

  3. Lidia disse:

    Muito úteis as explicações sobre a vacina!

  4. Carla disse:

    Meu cachorro vai tomar essa vacina, ele tem que tomar todos os anos?

    • Cobasi disse:

      Oi Carla, como vai? As vacinas V8, V10 e V12 são dadas em 3 doses para filhotes. Para manter a eficácia é fundamental dar 1 dose de reforço todo ano.

Deixe o seu comentário