Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Como saber se o gato é macho ou fêmea?

| Atualizada em

Colaboração de Talita Michelucci | Médica-veterinária   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
como descobrir o sexo do gato

Que tal algumas dicas para saber se o gato é macho ou fêmea? Quem acabou de pegar um filhote de gato pode ter muitas dúvidas na hora de descobrir qual o sexo dos felinos.

Os tutores de primeira viagem e que não estão acostumados com gatos podem ter algumas dificuldades na hora de identificar se o filhote é macho ou fêmea.

Isso acontece porque para alguns animais, é realmente difícil conseguir identificar o sexo do bebê. Os filhotes têm características muito parecidas, o que dificulta na hora de interpretar. Mas podemos ajudar! Continue lendo para aprender como identificar se um gato é macho ou fêmea

Como saber se o gato é macho ou fêmea?

como descobrir se o gato é macho ou fêmea

Distância entre o órgão genital e o ânus: Um ponto bem importante a ser observado é a distância entre o ânus e o pênis do gato. Essa distância costuma ser equivalente a 1 cm nos filhotes e 3 cm em adultos. 

A médica veterinária da Cobasi Talita Michelucci Ribeiro nos ajuda a identificar os sinais “É necessário observar os órgãos genitais que se encontram próximos a inserção da cauda. Nos machos não castrados, a visualização ou tato dos testículos é evidente. Já nos machos castrados o recomendado é observar a distância entre o ânus e o pênis. Enquanto nas fêmeas, a distância do ânus para a vulva é menor, nos machos ela é maior.”. 

Órgão genital: Os gatos machos possuem seu órgão genital coberto por pêlos, isso pode acabar gerando uma dificuldade maior na hora de identificar. No entanto, mesmo que seja mais complicado, se observar bem é possível distinguir a diferença tanto pela visão quanto pelo tato. 

As fêmeas são mais fáceis de identificar. Seus órgãos genitais são compostos apenas por ânus e vulva e normalmente eles são bem próximos um do outro. Além disso, o ânus das gatas costuma ficar localizado bem abaixo da cauda e a vulva apresenta uma ranhura na vertical. 

Na dúvida, consulte um veterinário

Se depois das dicas ainda não souber identificar o sexo do seu gatinho, leve-o até um veterinário. Além de ser extremamente necessário para o bom desenvolvimento do bichinho, um profissional vai te orientar da melhor forma e saberá identificar o sexo do animal. Além disso, ele irá te dar as orientações de como cuidar de gato macho ou fêmea.

Um dos mitos existentes na hora de descobrir o sexo de um filhote de gato é a possibilidade de descobrir por meio da personalidade dele. Isso nem sempre é possível pois os gatos tem comportamentos muito parecidos, principalmente quando bebês, então fica quase impossível identificar dessa forma.

Importante lembrar também que após um mês de vida fica mais fácil de identificar o sexo do gato pois as características começam a ficar mais visíveis.

Lembre-se de tratar seu bichinho com muito amor e carinho, afinal, a saúde do seu pet vale ouro. Isso inclui visitas frequentes ao veterinário para vacinação e exames, uma caminha adequada para o tamanho dele, ração de qualidade e um bebedouro.

E ai, ficou mais fácil identificar o sexo do seu gatinho? Aproveite para ler mais dicas sobre felinos em nosso blog:

Talita Michelucci | Médica-veterinária

| Atualizada em

Colaboração de Talita Michelucci | Médica-veterinária

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário