Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Fungo na pele do cachorro: o que fazer se o pet apresentar esse diagnóstico

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:

Fungo na pele do cachorro é algo que causa preocupação nos tutores. Afinal, fungos são seres vivos que apesar de fazerem bem ao meio ambiente e aos animais, ainda podem causar doenças aos seres humanos e aos pets. Hora de aprender mais sobre o que são fungos, quais os sintomas no pet e como fazer a prevenção. Vamos lá:

O que são fungos e fungos vetores

Os fungos são organismos heterotróficos, que não são capazes de produzir seu próprio alimento, por isso dependem de material orgânico previamente formado. Eles podem ser multicelulares ou unicelulares e já foram considerados plantas primitivas, mas o que os difere delas é o fato de que as plantas possuem clorofila, o que os fungos não têm.

Existem atualmente mais de 100 mil espécies de fungos descritas pela ciência, e especialistas acreditam que a cada ano mais de mil novas espécies são descobertas.

Tutores se preocupam muito com os fungos que se instalam em seus pets, porque eles podem ser vetores de doenças de pele, como micoses, ou de patologias internas mais sérias, como infecções que podem se instalar no organismo do pet.

A contaminação pode ocorrer em alguns casos por meio da respiração, enquanto em outros eles são naturais do organismo do cachorro e passam a ser problema por se reproduzirem em quantidade aumentada.

Sintomas dos fungos

Os sintomas da infecção por fungo dependem da ação do micro-organismo no corpo do animal. Se for uma doença de pele, os sinais que podem aparecer são:

– Vermelhidão

– Coceira

– Feridas

-Irritações na pele

– Queda de pelos

– Oleosidade nos pelos

– Cheiro de mofo

– Agressividade

– Agonia

– Perda de apetite

No caso de uma infecção interna, que atinge um ou mais órgãos, os sinais vão de acordo com o local afetado. Por isso, caso o pet apresente um dos sinais abaixo, leve-o a um veterinário para que seja diagnosticado corretamente e possa ser tratado:

– Tosse

– Espirros em excesso

– Febre

– Problemas na região dos olhos

– Feridas no corpo

– Letargia

– Diminuição do apetite

– Perda de peso

Após o animal ser examinado, o médico veterinário passará o tratamento mais adequado. No caso dos fungos de pele, poderá ser realizado com pomadas, sprays, cremes, sabonetes e shampoos específicos. O importante é que, quanto antes for feito o diagnóstico, mais fácil deverá ser o tratamento.

Prevenção contra fungo na pele de cachorro

Listamos aqui algumas dicas para você prevenir que seu amigo seja infectado por fungos:

– Não deixar o animal exageradamente exposto a temperaturas quentes

– Deixar o ambiente em que ele vive sempre bem limpo e seco

– Secar muito bem o cão após o banho ou qualquer brincadeira em que ele fique molhado

– Dar ao animal alimentação de qualidade, pois quando bem nutrido o organismo tem mais armas pata lutar contra a ação de fungos

– Caso o animal apresente algum problema, como disfunção hormonal, alergia ou hipersensibilidade na pele, trate com rapidez e de maneira eficaz, pois essas condições facilitam a ação de fungos

– Após uso de medicamentos fortes, como antibióticos e corticoides, se atente a eventuais sinais de fungos em seu pet.

Gostou de aprender mais sobre fungo na pele do cachorro? Não se esqueça de levar seu animal sempre ao veterinário. Assim você previne que algo pior aconteça. Quer ler mais sobre saúde animal? Leia mais no nosso blog:

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

1 Comentário

  1. Berenice disse:

    Bom dia gostei das.informacoes das doenças e fungos

Deixe o seu comentário