Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Gato babando: o que pode ser?

| Atualizada em

Por Cobasi   Tempo de leitura: 3 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
gato babando

Embora estejamos acostumados a ver os cachorros salivando sem parar, por outro lado, é bem incomum quando falamos dos felinos. Por isso, ao ver o gato babando, existem algumas explicações e causas que podem desencadear isso!

Talvez o seu animal de estimação esteja feliz, nervoso, relaxado ou seja simplesmente um traço de sua personalidade. Mas, caso note o gato babando muito , pode significar que existe algo de errado. Por exemplo, um indício de doença ou alergia. Mas, antes de se preocupar com isso, vamos ver o que pode deixar um gato babando? Conheça as principais causas e saiba como ajudar o seu amigo.

Quando o gato está babando o que pode ser?

A saliva é fundamental para que o organismo do animal funcione em perfeito estado. Além de ajudar e facilitar a descida dos alimentos, sendo responsável por lubrificar a boca, proteger os dentes e auxiliar em muitas outras ações do corpo humano e animal.

Porém, o gato salivando pode ser um sinal de alerta para algumas condições relacionadas à saúde. Então, para ajudar a entender mais sobre essa condição, listamos as causas mais comuns. Confira!

Gato babando? Veja 4 possíveis causas e o que fazer!

Intoxicação

O gato, assim como qualquer outro animal, tende a ser bastante curioso. Estão sempre cheirando objetos, explorando os ambientes, subindo em lugares, e nessa trajetória, podem acabar esbarrando em plantas tóxicas, produtos de limpeza e outros itens que podem intoxicá-los.

gato babando

Você sabia que os medicamentos aplicados no corpo do seu pet também podem causar intoxicação? Sim, essa é uma situação que pode acontecer e pode ter como reação o gato babando espuma depois de
tomar remédio
. Isso porque os felinos estão acostumados a lamber o próprio corpo, as patas etc. Portanto, é preciso ter cuidado ao aplicar produtos, como antipulgas, por exemplo.

Assim que a intoxicação acontece no corpo do bichinho, um dos principais fatores que mostram que as coisas não vão bem, é a salivação extrema. Ou seja, quando o gato está babando espuma, pode ser que a principal causa seja por envenenamento. Nesse caso, além da salivação excessiva, outros sintomas comuns são: febre, vômitos e até perda de consciência. 

Doenças

O gato salivando também pode ser um alerta de que o pet está com algum problema de saúde! Muitas doenças costumam causar náuseas e vômitos, fazendo com que a salivação do animal aumente. É o caso da insuficiência renal, por exemplo.

Enfermidades na boca ou nos dentes também podem gerar condições adversas ao animal de estimação, como mau cheiro ou até mesmo gato babando transparente. Geralmente, esses sintomas surgem por consequência de cáries dentárias, o tártaro e outros problemas bucais.

Ingestão de objetos

Lembra que dissemos que os gatos são animais curiosos? A ingestão de objetos, peças, acessórios ou até mesmo bolas de pelos, podem aumentar o risco de criar uma irritação no sistema digestivo, obstrução dos alimentos ou intussuscepção (introdução de uma parte do intestino no próprio intestino).

gato babando

Essas são algumas das causas que podem deixar o seu gato babando espuma. Por isso, invista em brinquedos pequenos e deixe itens como brincos e botões longe do alcance dos pets. Em relação as bolas de pelos, a forma mais eficaz de prevenir a formação é realizando escovações periódicas, ação que a salivação se intensifica e também o surgimento de outras doenças.

Pode ser que o animal consiga eliminar esse “corpo estranho” sozinho, entretanto, em outros casos, ele precisará de uma ajuda para se livrar daquele obstáculo. De qualquer forma, não deixe de procurar a orientação de um médico-veterinário.

Estresse

O estresse também pode desencadear salivação em excesso no felino. Quando expostos a situações em que se sentem desconfortáveis ou com medo. Nessa situação, vale a pena tentar acalmá-los e observar se a saliva continua de modo intensificado ou se diminuiu. Caso não pare, o indicado é levar o pet ao veterinário e verificar quais são as possíveis causas e tratamentos.

O que fazer quando o gato estiver babando?

Ao notar que o seu amigo está babando com mais frequência do que o normal, a melhor opção é levá-lo imediatamente a um especialista. Para realizar um diagnóstico preciso do seu felino, o veterinário ficará responsável por recomendar o remédio para gato babando, como também outros medicamentos e tratamentos adequados para a situação.

| Atualizada em

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

3 Comentários

  1. Jaques Paulo disse:

    Bom dia! Eu gostaria de saber se é preocupante, a respeito de um problema que acontece com o meu gatinho,pois ele só tem cinco meses,e sempre esteve bem só que agora no momento ele está muito quieto e engolindo a saliva e quando eu pego ele no colo ele reclama miando como se quisesse ficar sozinho num cantinho e nesse caso o que devo fazer ou que remédio posso dar a ele

    • Cobasi disse:

      Oi Jaques, como vai? Antes de tudo desejamos melhoras ao gatinho!
      Jaques, pode ocorrer por vários motivos como intoxicação, doenças que causam náuseas e vômitos. Fique de olho e se observar uma mudança de humor muito grande, isolamento e babando muito indicamos uma visita ao medico-veterinário pois assim conseguira as recomendações de medicações conforme a necessidade.

  2. Jandira rodrigues de barros disse:

    Minha gata tem 7anos humano…ela perdeu os dente so tem as presas mas baba muito e tem mal halito forte ela e da raca korat

Deixe o seu comentário