Como saber se o cachorro está com febre?

Compartilhar:


O pet com a temperatura acima do normal é sinal de que algo não vai bem, mas como saber se o cachorro está com febre? Não dá para checar a temperatura dos cães com os métodos e instrumentos que normalmente utilizamos para conferir se estamos com febre.

Ou seja, nem pensar em colocar o termômetro nas axilas ou na boca do cachorro, não vai dar certo. Mas se esses não são os meios apropriados para conferir a temperatura dos cães, então, o que fazer?

Temperatura normal de cachorro

Antes de mais nada, precisamos descobrir qual a faixa de temperatura de um cachorro saudável. Segundo a consultora especialista da Cobasi, Joyce Aparecida Santos Lima, “a temperatura normal do cachorro costuma variar entre 37,5 ºC e 39 ºC, por isso, qualquer variação acima desses valores já é considerada febre”.

A febre é o resultado de uma estratégia evolutiva dos animais de sangue quente. Ao aumentar a temperatura do corpo, esses animais conseguiam matar parte dos patógenos que eventualmente entravam em contato com o organismo. 

É claro que nem sempre a febre é suficiente para eliminar o problema, afinal, muita coisa pode desencadear uma febre. Viroses, infecções bacterianas, infestações de parasitas ou fungos, são muitos os motivos. Além disso, algumas doenças autoimunes em cachorros também provocam quadros de febre. 

Como saber se o cachorro está com febre?

Mas afinal, como saber se o cachorro está com febre? A orientação da especialista da Cobasi é que os tutores podem medir a temperatura em casa, mas desde que tomem os cuidados necessários: “deve ser utilizado um termômetro digital flexível inserido no ânus do animal, tocando a sua mucosa”.

E é fundamental utilizar um termômetro adequado, pois, como alerta Joyce, “o uso de termômetros de vidro é extremamente contra indicado já que o animal pode se mexer e o termômetro quebrar”. Assim, o que até então era uma febre, pode virar um problemão.

Porém, se você não tem um termômetro flexível em casa e não pode medir a temperatura do cachorro do jeito certo, fique atento aos sinais que ele dá quando algo não vai bem:

  • Apatia
  • Calafrios
  • Fraqueza
  • Perda de apetite
  • Perda de interesse por brincadeiras
  • Respiração curta e ofegante

Se perceber algum desses sinais e desconfiar que a temperatura do cachorro está mais quente que o normal, procure um veterinário o quanto antes.

O que fazer quando o cachorro tem febre

A avaliação do veterinário é fundamental para identificar o que está provocando a febre no cachorro. De modo geral, animais saudáveis conseguem se recuperar de viroses comuns. Para isso, eles precisam de um ambiente tranquilo, bastante repouso, água fresca e comida de qualidade. 

Para agradar o seu amigo no momento de convalescença e ajudá-lo a se recuperar, ofereça um pouco de ração úmida ou petiscos naturais e de alto valor nutricional.

Por fim, se o que está deixando o cachorro com febre for algo mais sério, o veterinário vai indicar o tratamento correto. Em casos graves pode ser necessária até mesmo a internação do animal.

Joyce Lima

Colaboração de Joyce Lima

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

Deixe o seu comentário