Cachorro rouco? Saiba as principais causas

Compartilhar:


cachorro rouco

O latido é a forma como os cães se comunicam. É muito comum que alguns pets tenham o costume de latir mais que outros, mas às vezes o tutor se pergunta se é comum o cachorro rouco. Neste artigo vamos falar sobre as causas da rouquidão em cachorro.

O latido é uma característica muito importante para a compreensão das questões psicológicas e físicas do pet.

E há situações em que o cachorro late bastante ou por um tempo prolongado, como quando está muito empolgado, por exemplo. Nesses casos, é comum que ele fique um pouco rouco de tanto latir. 

Possíveis causas de um cachorro rouco

Se você tem um cachorro que não é de latir muito ou que não passa muito tempo latindo, mas observou que ele está com alguns sinais de rouquidão, é importante ficar de olho. Por isso, listamos aqui alguns dos principais problemas que podem deixar o seu pet rouco.

Uma possível causa para a rouquidão dos animais são as infecções no trato respiratório superior. Elas costumam ser causadas por bactérias, vírus ou fungos, e o tutor deve ficar atento aos principais sintomas. 

Os sintomas dessas doenças podem ser bem semelhantes aos de uma gripe comum, e um dos mais fáceis de distinguir é a rouquidão. Os outros sintomas são tosse, espirros, chiado e perda de apetite. Além disso, é comum os pets terem febre, dificuldade de respirar e de engolir.

cachorro rouco

Doenças na laringe também podem causar rouquidão

A laringite, por exemplo, é uma inflamação da laringe –  que é o local onde estão as cordas vocais. Apesar de as bactérias, vírus e fungos serem possíveis causas para essa inflamação, também é muito comum que o animal tenha feito a inalação de alergênicos. Nessa condição, é comum o cachorro rouco com tosse. Para saber se seu pet está com laringite é importante ficar de olho nos outros sintomas, que são: tosse, respiração ofegante, febre, gengivas azuladas e até mesmo aumento da frequência cardíaca.

Muitas vezes, o cachorro fica rouco por conta da paralisia da laringe. Essa é uma condição muito comum nos cachorros mais velhos, principalmente nos de grande porte. A paralisia acontece quando os nervos que controlam os músculos que seguram e movimentam o tecido da laringe enfraquecem ou sofrem algum dano.

Além da rouquidão, quando o cachorro apresenta essa condição é muito comum que ele tenha o latido mais fraco, que é acompanhado por um assobio, uma respiração ruidosa, edema na laringe e, muitas vezes, desmaios.

Quando essa condição não é bem tratada, pode causar a obstrução das vias aéreas e chega a levar o animal a óbito. Em alguns casos é necessária uma intervenção cirúrgica, para reverter o quadro.

Como o cachorro rouco pode significar diversas coisas, é fundamental que, ao notar que seu pet apresenta essa condição, você o leve a um médico-veterinário e apresente todos os sintomas, para que o diagnóstico seja correto.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

4 Comentários

  1. Marli disse:

    Meu cachorro está com rouquidão,mais não tem nenhum outro sintomas ele tem 7 meses

    • Cobasi disse:

      Oi Marli, como vai? Os cuidados com cães filhotes deve ser mais frequente até mesmo pela imunidade. As visitas ao médico-veterinário é uma ótima opção para um crescimento e vida saudável do animal 🙂

  2. Cristiane leme disse:

    Meu cachorro está rouco mais não apresenta mais do que o rouco

Deixe o seu comentário