Ganhe 10% OFF* na primeira compra. Use o cupom 10BLOG
*Limitado a um uso por CPF

Cachorro rouco? Saiba as principais causas

Por Cobasi   Tempo de leitura: 2 minutos

Compartilhar:
Compartilhar:
cachorro rouco

O latido é a forma como os cães se comunicam. É muito comum que alguns pets tenham o costume de latir mais que outros, mas às vezes o tutor se pergunta se é comum o cachorro rouco. Neste artigo vamos falar sobre as causas da rouquidão em cachorro.

O latido é uma característica muito importante para a compreensão das questões psicológicas e físicas do pet.

E há situações em que o cachorro late bastante ou por um tempo prolongado, como quando está muito empolgado, por exemplo. Nesses casos, é comum que ele fique um pouco rouco de tanto latir. 

Possíveis causas de um cachorro rouco

Se você tem um cachorro que não é de latir muito ou que não passa muito tempo latindo, mas observou que ele está com alguns sinais de rouquidão, é importante ficar de olho. Por isso, listamos aqui alguns dos principais problemas que podem deixar o seu pet rouco.

Uma possível causa para a rouquidão dos animais são as infecções no trato respiratório superior. Elas costumam ser causadas por bactérias, vírus ou fungos, e o tutor deve ficar atento aos principais sintomas. 

Os sintomas dessas doenças podem ser bem semelhantes aos de uma gripe comum, e um dos mais fáceis de distinguir é a rouquidão. Os outros sintomas são tosse, espirros, chiado e perda de apetite. Além disso, é comum os pets terem febre, dificuldade de respirar e de engolir.

cachorro rouco

Doenças na laringe também podem causar rouquidão

A laringite, por exemplo, é uma inflamação da laringe –  que é o local onde estão as cordas vocais. Apesar de as bactérias, vírus e fungos serem possíveis causas para essa inflamação, também é muito comum que o animal tenha feito a inalação de alergênicos. Nessa condição, é comum o cachorro rouco com tosse. Para saber se seu pet está com laringite é importante ficar de olho nos outros sintomas, que são: tosse, respiração ofegante, febre, gengivas azuladas e até mesmo aumento da frequência cardíaca.

Muitas vezes, o cachorro fica rouco por conta da paralisia da laringe. Essa é uma condição muito comum nos cachorros mais velhos, principalmente nos de grande porte. A paralisia acontece quando os nervos que controlam os músculos que seguram e movimentam o tecido da laringe enfraquecem ou sofrem algum dano.

Além da rouquidão, quando o cachorro apresenta essa condição é muito comum que ele tenha o latido mais fraco, que é acompanhado por um assobio, uma respiração ruidosa, edema na laringe e, muitas vezes, desmaios.

Quando essa condição não é bem tratada, pode causar a obstrução das vias aéreas e chega a levar o animal a óbito. Em alguns casos é necessária uma intervenção cirúrgica, para reverter o quadro.

Como o cachorro rouco pode significar diversas coisas, é fundamental que, ao notar que seu pet apresenta essa condição, você o leve a um médico-veterinário e apresente todos os sintomas, para que o diagnóstico seja correto.

Por Cobasi

Compartilhar:

Você pode gostar de ver também…

21 Comentários

  1. Marli disse:

    Meu cachorro está com rouquidão,mais não tem nenhum outro sintomas ele tem 7 meses

    • Cobasi disse:

      Oi Marli, como vai? Os cuidados com cães filhotes deve ser mais frequente até mesmo pela imunidade. As visitas ao médico-veterinário é uma ótima opção para um crescimento e vida saudável do animal 🙂

    • GEYSA MENESES SILVA disse:

      Minha cadela do nada começou a ficar rouca, nos latidos, quando rosna e até mesmo nos “chorinhos”.
      Posso dar o que nessa situação ? Alguma ajuda ?

      • Cobasi disse:

        Geysa, entendemos que você deseja uma solução rápida para a sua cadelinha, no entanto, é necessário ter um diagnóstico, para então, receitar o tratamento. Por esse motivo a ida ao veterinário é tão importante, além disso, somente o profissional pode receitar medicamentos.

  2. Cristiane leme disse:

    Meu cachorro está rouco mais não apresenta mais do que o rouco

  3. Marli disse:

    Boa tarde!
    Meu pet é um labrador preto tem 12 anos! Come ração pedigree troquei a pouco. Só que notei que ele está tomando muita água e faz bastante xixi… E anda meio desanimado, tbm notei que o latido dele está fraco, ele latia muito forte e bem grosso o que pode ser? Chamei um vet para vir em casa, pedi exame de hemograma completo com teste de Diabetes e para o latido que tipo de exame se faz? Vou pedir exame de urina tbm, desde já agradeço se puderem me responder o mais breve possível, para poder pedir para o Vet… A consulta está marcada para terça feira dia 26/07/22

  4. Graziela Cristina de Oliveira Teixeira disse:

    Olá meu cachorro está com 8 anos, lati muito, e observei que ele está latindo rouco, mais não parou de comer, coco normal,não tem chiado, o que será que pode ser?

    • Cobasi disse:

      Oi Graziela, como vai? Fique de olho nos comportamentos do seu cachorro, se tiver com uma mudança muito drástica leve em uma consulta ao medico-veterinário

  5. sandra de carvalho disse:

    Minha cachorrinha que deve ter uns 5 snos não sei a idade correta pq eu tirei ela da rua a uns 3 anos.Ela sempre latiu demais, e agora do nada ela começou a ficar rouca…tô preocupada, tenho q dizer que ela dorme nos pés de minha cama e a um palmo do ventilador vai direto na carinha dela.

  6. Simone disse:

    Minha cadeia é uma pequenez de 6 anos.
    Recentemente ela teve uma gripe muito forte. Mas já está bem da gripe no entanto ela não recuperou a voz, faz esforço pra latir mas não consegue.
    Ela dorme e se alimenta muito bem.
    Também é bastante animada.
    Queria saber o que pode tá causando essa falta de voz nela.
    Pode me ajudar?

    • Cobasi disse:

      Oi, Simone. Como vai? Uma possível causa para a rouquidão dos animais são as infecções no trato respiratório superior. Elas costumam ser causadas por bactérias, vírus ou fungos, e o tutor deve ficar atento aos principais sintomas. Não deixe de levar a sua pequenez ao médico-veterinário 😊

  7. Marliane disse:

    Meu cachorro está rouco e tá tremendo muito as patas de trás o que significa

    • Cobasi disse:

      Olá, Marliane! Como vai?
      Esses sintomas podem ser desencadeados por uma série de motivos. Recomendamos que leve o pet ao médico-veterinário para que o profissional possa avalia-lo e trata-lo da maneira correta.

  8. Islene disse:

    Minha cachorrinha teve filhote e após 8 dias ela começou a latir rouco e esta quase sem vóz .ela ja tem quase 10 anos .o que pode ser ?

  9. Angela Beatriz Azambuja Santos disse:

    Ganhei uma fêmea de sptiz alemã, ela tem 4 anos,latebaixinho e rouco,tenho que me preocupar?

  10. Eliana disse:

    Boa noite, meu cacho ficou sem respirar como se tivesse engasgado e correndo de um lado para o outro ,eu fiquei apavorada tentando ajudar mas ,não sabia o que fazer. Aí ele conseguiu voltar ao normal. O que pode ser?

    • Cobasi disse:

      Eliana, existem muitas hipóteses mas somente o médico-veterinário pode dizer o que realmente aconteceu como seu cachorro, consulte o profissional.

Deixe o seu comentário